Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Bolsa de Valores

Bolsa de Valores

Ratings: (0)|Views: 617 |Likes:

More info:

Published by: Evandro Guimarães Demuth on Sep 25, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/24/2012

pdf

text

original

 
Economia: Notas de AulaProf. Paulo Freitas2º. Semestre 2.009
Economia - 0734 1
Bolsa de Valores
A bolsa de valores é uma empresa com fins lucrativos, como outra qualquer. Possui cerca de1.400 funcionários como administradores, contadores, recursos humanos e assessoria de imprensa.Além desses, dentro dela, temos mais de 3.000 operadores e auxiliares de pregão, funcionários dascorretoras de valores. Ela segue leis brasileiras criadas a partir de 1964. A fonte de receitas da bolsa éa cobrança de taxas pela utilização dos sistemas de negociação e pelos serviços prestados pelasclearings - companhias que se dedicam à gerenciar sistemas e garantias para a liquidação dasoperações realizadas na bolsa e para guardar e administrar o negociado. Além disso, a cadaoperação realizada é estabelecido um percentual do dinheiro para a bolsa.Existem rias bolsas no mundo inteiro. Cada uma disponibiliza ões e negócios deempresas diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a “
ational 
A
ssociation of 
ecurities 
ealers 
A
utomated 
uotations 
(Nasdaq) é especializada em instituições de tecnologia, informática eeletrônica. Em São Paulo, existe a BM&FBOVESPA, mais conhecida como Bovespa, criada em 2008com a união da
B
olsa de
M
ercadorias &
F
uturos (BM&F) com a
Bo
lsa de
V
alores do
E
stado de
S
ão
Pa
ulo (BOVESPA).A BM&FBOVESPA coloca para negociação títulos e valores mobiliários (como ações e cotasde fundos de investimentos), derivativos agropecuários (etanol, algodão, bezerro), derivativosfinanceiros (ouro, taxas de juros), mini-contratos (café, dólar), mercados de balcão (quando asinstituições criam ambiente informatizado e transparente de registro ou de negociação) e títulospúblicos federais. A companhia é regulada e fiscalizada pelo Banco Central e pela CVM (Comissão deValores Mobiliários).
Conceitos
Todo gestor toma decisões financeiras, dentro do escopo de seu trabalho. No momento queadquire serviços ou bens e decide onde e como aplicar recursos está tomando decisões que afetam o
Ações
: Ações são títulos representativos de contas (partes) em que se divide um CapitalSocial. São certificados que conferem ao seu possuidor uma parcela de participação naempresa. Este título pode ser transferido a qualquer tempo pelo proprietário e podem serdivididas em...
o
ordinárias: dão direito a voto, ou seja, a administração real da empresa, e suasresponsabilidades são de acordo com o montante de ações que possuem. Podem sernominativas, endossáveis e escriturais.
o
preferenciais: não dão direito a voto, e tem prioridade no recebimento de dividendos(distribuição do lucro) ou reembolso de capital, em caso de dissolução da empresa.Podem ser nominativas e nominativas endossáveis. Se por três anos consecutivosnão houver distribuição de lucros, ganham direito a voto.
Companhia Aberta
: uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação devalores mobiliários em bolsas de valores ou no mercado de balcão. São considerados valoresmobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures – uma espécie de título de crédito deempréstimo - e notas promissórias para distribuição pública.
Mercado Primário
: captação de recursos para a empresa. Caracterizado por operações emque o fluxo de recursos flui dos INVESTIDORES para os EMISSORES de valores mobiliários.Ou seja, os recursos o para o caixa dos emissores, principalmente COMPANHIASABERTAS.
Mercado Secundário
: troca de propriedade do título. Caracterizado por operações em que ofluxo de recursos é entre investidores, caracterizando a TRANSFERÊNCIA DEPROPRIEDADE.
 
Economia: Notas de AulaProf. Paulo Freitas2º. Semestre 2.009
Economia - 0734 2
Mercado a Termo
: operação em que o comprador e o vendedor formalizam um contrato decompra e venda de um ativo financeiro para liquidação futura com preço e prazo pré-determinados no presente.
Mercado Futuro de Ações
: o investidor pode comprar ou vender ativos financeiros paraentrega futura, numa data de vencimentos pré-determinada. Há vencimentos em aberto paratodos os meses. Os vencimentos serão sempre nas terceiras segundas-feiras de cada mês.
Mercado de Opções
: onde não se negociam ações e sim direitos sobre elas. São direitos deuma parte comprar ou vender a outra, até determinada data, uma quantidade de ações a umpreço pré-estabelecido. Neste mercado podem ser negociadas Opções de Compra e Opçõesde Venda de Ações.
Principais valores mobiliários
:
o
Ações;
o
Debêntures simples ou conversíveis;
o
Notas Promissórias;
o
Quotas de Fundos de Investimento;
o
Derivativos;
o
Contratos de investimento coletivo;
o
Certificados de Recebíveis e de Audiovisual;
o
Recibos de Depósito(DRs);
o
Bonds e Commercial Papers.
Derivativos
: contratos padronizados negociados entre duas partes, nos quais elas realizamum acordo sobre a compra ou venda de determinado ativo em uma data futura. Esse ativopode ser um ativo real (como café, soja ou açúcar) ou um indicador financeiro (como CDI,IGP-M ou cotação do dólar). Os derivativos são geralmente complexos pela variedade deoperações que podem ser feitas com eles.
Riscos do mercado de capitais
: quatro grandes categorias de risco...1. de mercado;2. operacional;3. legal; e4. de crédito.
Índices
: média do comportamento – queda ou alta – das ações negociadas. Geralmente, oíndice geral divulgado por uma bolsa significa o cálculo do comportamento das ações maisnegociadas dentro dela. O Índice Bovespa é o indicador do desempenho médio das cotaçõesdo mercado de ações brasileiro. As ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovesparespondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados nomercado à vista da Bovespa. Os índices servem para dizer como o mercado está. Existemvários tipos de índices como do setor industrial, sustentabilidade empresarial e energiaelétrica.
Pontuação
: os índices têm como unidade de medida o “ponto”. Ele representa um valorabsoluto, em dinheiro. Sua função é a de servir de instrumento de comparação permitindo aanálise de variação do valor de uma carteira de ativos ao longo do tempo. A rentabilidade érepresentada pela variação dos pontos do índice.
 
Economia: Notas de AulaProf. Paulo Freitas2º. Semestre 2.009
Economia - 0734 3
Histórico
Na antiguidade realizavam-se contratos conhecidos como “emptio spei(“compra daesperança”) e “emptio rei speratae” (“compra da coisa esperada”). Estes estabeleciam obrigaçõesentre vendedores e compradores sobre o resultado de pescarias, colheitas e outros produtos até oinstante do negócio, mesmo sem ter os produtos disponíveis. Na Idade Moderna, os negóciosfinanceiros adquiriram aspecto parecido com os dias atuais e no século XV surgiu a
Bolsa daAntuérpia
(Bélgica), primeira bolsa estabelecida em um lugar definido. Dentro eram realizadastransações com títulos e mercadorias. No início dos anos de 1600, foram realizadas as primeirassociedades por ações, empresas divididas em pequenos pedaços negociáveis. A primeira delas foi aCompanhia Holandesa das Índias Orientais.Por volta do ano de 1637, ocorreu o primeiro crash – quebra - do mercado de capitais: orompimento da bolha da “tulipomania”: preços excessivamente inflacionados de bulbos das florestulipas - que poderiam valer fortunas - foram de repente à falência. Depois disso, apenas no séculoXIX foram criadas bolsas especialmente dedicadas aos contratos com mercadorias. A Chicago Boardof Trade (CBOT) é de 1848 e a Chicago Mercantile Exchange (CME), de 1874.Historicamente, o crash mais conhecido é o de 1929que afetou a bolsa de Nova York. Ele consiste na
Quinta-Feira Negra
(24 de Outubro de 1929), o crash inicial, e a
Terça-Feira Negra
(29 de Outubro de 1929), o crash quesemeou o pânico geral, cinco dias mais tarde. Um númerorecorde de 12,9 milhões de ações foi negociado nesse dia.Nos dias que precederam a Quinta-Feira negra omercado estava instável. Períodos de venda em pânico evolumes elevados de transações eram intercalados com bre-ves períodos de subida de cotações e recuperação. Após o
Bolsa NY - 1929
Crash, o Dow Jones recuperou-se no início de 1930, apenas para novamente cair, chegando ao fundoem 1932. O mercado só voltou aos seus níveis pré-1929 no final de 1954, atingindo seu ponto maisbaixo em 8 de Julho de 1932, níveis anteriormente vistos apenas na metade do século anterior.Fundada em 23 de agosto de 1890 por EmilioRangel Pestana, a Bolsa de Valores de o Paulo BOVESPA, tem uma longa história de serviços prestados aomercado de capitais e à economia brasileira. Até meados dadécada de 60, a BOVESPA e as demais bolsas brasileiraseram entidades oficiais corporativas, vinculadas àssecretarias de finanças dos governos estaduais e compostaspor corretores nomeados pelo poder público.Com as reformas do sistema financeiro nacional e domercado de capitais implementadas em 1965/66, as bolsasassumiram a característica institucional que mantêm atéhoje, transformando-se em associações civis sem fins lucrati-
Emílio Rangel Pestana
vos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.A antiga figura individual do corretor de fundos públicos foi substituída pela da sociedadecorretora, empresa constituída sob a forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas deresponsabilidade limitada. A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade auto-reguladora queopera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desde a década de 60, tem sidoconstante o desenvolvimento da BOVESPA, seja no campo tecnológico, seja no plano da qualidadedos serviços prestados aos investidores, aos intermediários do mercado e às companhias abertas.

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Fabiana Braga liked this
lajaca liked this
Hamilton liked this
Hamilton liked this
acalanata liked this
012546 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->