Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
37Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Artigo - Tipos de Projetos

Artigo - Tipos de Projetos

Ratings: (0)|Views: 23,812|Likes:
Published by Edivan Fulgencio

More info:

Published by: Edivan Fulgencio on Sep 25, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/29/2013

pdf

text

original

 
ARTIGO: CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS: UMAPROPOSTA.
O PROBLEMA
Recentemente, durante o desenho e planejamento do Escritório de Projetos(ou se preferir termos em Inglês:
PMO – Project Management Office
) de umagrande organização, deparei-me com um pequeno problema, mas que melevou a uma grande reflexão, cujo resultado foi o tema de que trato nesteartigo: A necessidade de classificar os projetos da organização em “TIPOS”de Projeto.O sistema de gestão de projetos pré-existente exigia em um determinadocampo o “TIPO DO PROJETO”. O problema é que eu não queria e, a bem daverdade, nem podia modificar a estrutura já existente devido ao grandeimpacto que atitudes pequenas como essa podem causar, quando, vindo defora, trazemos para uma corporação novos conceitos, novas idéias, novasformas de fazer o que as pessoas já faziam - de certa forma direito - e,ÓBVIO: respeitando isso. Quem de nós não se lembra de alguma história –até engraçada - com final por vezes nada agradável, em que um consultorchega a uma empresa, tudo funciona relativamente bem e parece que ocara é o gênio que achou a causa de todos os males e quer mudar tudo(muitas vezes até TODOS). Como o sujeito apanha de tudo e todos atéaprender a melhor forma de introduzir as mudanças realmente necessárias.Não é difícil entender o quão crítico é para o sucesso de qualquer processode implantação de melhores práticas (entenda-se PMO como um destesprocessos), a venda das novas idéias de forma que se gerecomprometimento e otimismo nas pessoas. Haja vista o choque na cultura,problemas políticos e, no caso de novos desenvolvimentos ou ajustes: ocusto e os riscos envolvidos em fazer algo do ZERO, quando se podemaproveitar as características positivas daquilo que vinha funcionando.Resumindo: É ótimo e sempre se busca dar resultado e gerar mudanças,porém sem querer inventar a roda. Principalmente, quando a roda anterior já existia e ATÉ RODAVA direitinho.Para resolver meu problema, me propus a classificar os Projetos em TIPOS.Pesquisei a literatura, links e outras fontes de conhecimento existentes enão encontrei alguma que respondesse cem por cento aos requisitosconforme os quais, eu classificava os projetos em andamento e os que sevislumbravam na organização. Precisei então gerar uma tipificação nova,conforme discrimino abaixo. Tomei por base a definição de PROJETOS e seusobjetivos, disponível no PMBOK (Base de Conhecimento em Gerência deProjetos) organizada e divulgada pelo PMI (
Project Management Institute
) –Organização mundial que congrega capítulos locais de Gerentes de Projetos(os PMP’s -
Project Management Professionals
), responsáveis pela
 
estruturação, organização e disseminação das melhores práticas neste ramode atividade.
CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS POR TIPOS
 Tipos de Projetos:1. Projetos de Sistemas;2.Mapeamento de Processos;3.Infra-estrutura;4.Estratégia, com os subtipos:4.1.Produtos;4.2.Serviços;4.3.Legislação;4.4.Mercado.5.Gencia de Mudanças6.Melhoria Contínua.
DEFINIÇÃO DOS TIPOS
Projetos de Sistemas:
Aqueles em que os resultados são produtos dedesenvolvimento de código, rotinas ou programas de computador. Porexemplo: novo software de inventário, novo portal corporativo, etc.
Projetos de Mapeamento de Processos
: Aqueles em que os resultadossão os desenhos e a descrição dos processos organizacionais, ou a definiçãode novos processos, bem como sua documentação. Por exemplo:Padronização do processo de controle de acesso aos prédios da organização,reformulação do controle de qualidade, preparação para certificação naNorma XYZ do órgão ZYX, etc.
Projetos de Infra-estrutura
: Aqueles em que os resultados são novasinstalações, ou modificações e eventuais melhorias nas instalaçõesexistentes com todo o contingente envolvido neste tipo de mudança, como:equipamentos, plantas, redes (elétrica, hidráulica, dados e telefonia, etc.).Por exemplo: Novo prédio; Mudança do CPD; Atualização do cabeamentopara categoria X conforme especificação Y, etc.
Projetos de Estratégia:
Aqueles que buscam efetivamente atender aoplanejamento estratégico da organização, os quais podem ser classificadosem:
 
Projetos de Produtos
: Aquele cujo resultado requer pesquisa edesenvolvimento de novos produtos seja por uma nova oportunidade ou poruma demanda específica de um determinado cliente ou grupo de clientes.Por exemplo: Novo modelo de automóvel, Novo suco de frutas, etc.
Projetos de Serviço:
Aqueles em que se envolve pesquisa edesenvolvimento de novos serviços, sejam por uma exigência do mercadoou por pedido de um determinado cliente. Por exemplo: Nova forma deatendimento bancário, Nova plataforma de Call Center, Serviço deatendimento ao idoso, etc.
Projetos de Legislação
: Aqueles cujo resultado é uma adequação auma nova legislação ou à legislação vigente, seja por imposição ou poroportunidades de negócio. Por exemplo: Adequação da contabilidade ásnovas alíquotas de IPI, Mudança de endereço para Zona com menor cargatributária, reformas para atender à lei antitabaco, etc.
Projetos de resposta ao Mercado
: Aqueles em que se buscaresponder a uma imposição do mercado, seja por oportunidade ou paraalinhar-se ou antecipar-se à concorrência. Por exemplo: reforma para melhoratendimento às pessoas com necessidades especiais, substituição desacolas plásticas por biodegradáveis, plano estratégico, plano dereformulação visual, etc.
Projetos de Gerência de Mudanças
: Aqueles que são resultado doprocesso de Gerência de Mudanças Organizacionais, indicados pelo comitêde mudanças, os quais normalmente indicam mudanças em processos oudocumentos já existentes, porém com certo grau de risco para acontinuidade dos negócios, caso não sejam tratados com o devidoplanejamento. Por exemplo: Inserir novo campo na tabela de clientes,alterar a quantidade mínima de amostras do processo de controle dequalidade, etc.
Projetos de Melhoria Contínua
: Aqueles que são etapas ou os próprios
PDCA’s
(planos de ação de melhoria contínua, usando a metodologia
PLAN,DO, CHECK and ACT 
) elaborados para ações de melhorias em processosexistentes ou solução de problemas de qualidade. Por exemplo: PDCA deresposta à auditoria dos níveis de serviço alcançados pela área de TI.
ENFIM...
Espero com este artigo ajudar outros colegas que possam precisar de pistasem tarefas semelhantes a esta minha. No meu caso, esta classificação – queespero, tenha levado a uma reflexão, não à conclusão ou fechamento detema, atendeu a meus propósitos e pude seguir em frente com meu projetode PMO, sem sofrer os percalços previsíveis caso sugerisse aosdesenvolvedores da estrutura de controle, a SIMPLES eliminação do campode TIPO de PROJETO, da tela de apresentação.
BIBLIOGRAFIA

Activity (37)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cau Ramalho liked this
Mateus Resende liked this
Eduardo Cangussu liked this
Carlos Dutra liked this
Fernanda Marques liked this
Luluhi17 liked this
rosasgarden liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->