Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Mitologia Celta[1]

Mitologia Celta[1]

Ratings: (0)|Views: 75 |Likes:
Published by Heimdall_sentinela

More info:

Published by: Heimdall_sentinela on Sep 25, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/23/2012

pdf

text

original

 
Por 
Antônio Augusto Shaftiel
(orifiel@hotmail.com)Autor de
 Entre Anjos e Demônios
,
 Assassino de Almas
e
 Busca por Sangue
 
Mitologia Celta
Por Antônio Augusto Shaftiel
As Primeiras Invasões da Irlanda
Conta-se que, no início, a Irlandaera dominada pelos Fomorians. Eramgigantes horrendos e deformados. Coube aeles governar a ilha após o grande dilúvio.Então apareceram os Phartolons quetrabalharam para aumentar as planícies eos lagos. Eles foram obrigados a lutar comos Fomorians pelo domínio do território.As batalhas duraram muito tempo, maseles acabaram vencidos quando seusinimigos jogaram uma terrível praga quematou todos. Seus corpos foramenterrados em uma sepultura comum nacolina de Tallaght (perto de onde hoje éDublin). Depois apareceram os Filhos deNemred, mas estes duraram pouco. Logona primeira batalha, foram vencidos pelosFomorians.Coube aos Firbolg, a terceira ondade invasores, vencer os Fomorians. Eleslutaram bravamente e, depois devitoriosos, fizeram um acordo com seusinimigos. Um período de paz se seguiuentre eles.
A Quarta Invasão
Thuata Dé Danann foram osresponsáveis pela quarta invasão evenceram os Firbolg. Estes deuses vinhamda Ilha do Oeste e chegaram na Irlanda emuma grande nuvem. Eram mestres na arteda magia e levaram para lá quatro de seusmais preciosos itens mágicos. Estes eram aEspada de Nuada, a Lança de Lugh, aCaldeira de Dagda e a Pedra do Destinode Fal, que identificava quem era olegítimo rei da Irlanda ao gritar quandoeste se sentava nela.O líder e rei dos Thuata Dé Dannanera Nuada. Em uma batalha o deusperdera sua mão e, conseqüentemente, seutrono. Bres tomou a posição e tornou-seum grande tirano. Acabou sendo exilado.Nuada voltou liderar, tendo sua mãosubstituída por um membro mágico, feitode prata.Segundo as lendas, havia um talBalor, o deus da morte e rei dosFomorians, que tinha apenas um olho edeveria mantê-lo fechado, pois podiamatar instantaneamente qualquer um queolhasse. Um dia ele soube de uma profeciaque contava sobre sua morte. Balor seriamorto por seu próprio neto. Enfurecido, odeus trancou Ethlinn, sua filha, em umagrande torre de cristal. Fez de tudo paraevitar que ela engravida-se, pois tinhamedo de ser derrotado. Acontece queCian, um dos Thuata Dé Danan, conseguiuentrar na prisão e engravidou Ethlinn.Balor enfureceu-se mais uma vez. Nãopodia deixar que a criança nascesse. Entãoa jogou no mar. Só que os druidas a
1
 
Por 
Antônio Augusto Shaftiel
(orifiel@hotmail.com)Autor de
 Entre Anjos e Demônios
,
 Assassino de Almas
e
 Busca por Sangue
 
salvaram e a entregaram ao deus do marManannan mac Lir. O garoto cresceu e foichamado de Lugh, que logo se juntou aosThuata Dé Danann.Os Firbolg foram vencidos naprimeira batalha de Mag Tuireadh. Já osFomorians foram derrotados na segunda batalha, mas não sofreram tanto pois osThuata Dé Danann ofereceram-lhes aprovíncia de Connacht. Nesse combate,Balor matou Nuada. No entanto, Lughapareceu e o derrotou com um tiro certeirode funda que destruiu o olho do deus damorte.
A Quinta Invasão
Os Thuata Dé Danann nãopuderam dominar a Irlanda por muitotempo. Seu poder declinou, desfazendo-secom a quinta invasão. Os Milesianos,liderados pelo rei Milesius (ou Milé),derrotaram os Dé Dannan. As batalhas sóterminaram quando um tratado de paz foiassinado.Os Thuata Dé Danann concordaramem se retirar da Irlanda, rumando para oAlém. Só que exigiram serem lembradosem cultos e sacrifícios. Dizem que elesainda lutaram ao lado dos humanos nas batalhas mais justas e eram chamados deAes Sidhe. Carregavam espadas de chamaazul e escudos brancos.
As Origens dos Deuses
Os Fomorians eram seres deArkanun que migraram para a Terra assimque tiveram oportunidade de abrir umportal. Já não podiam sobreviver em seumundo e sabiam que poucos seriam páreopara eles assim que atravessassem oportal. Seu controle sobre os elementoslhes conferia um grande poder.Ninguém nunca soube de onde osFirbolg haviam vindo. Mas muitosdesconfiam que eles eram seres deArkanun ou humanos com poderesmágicos que desafiaram os Fomorians.Sua derrota nas mãos dos Thuata DéDanann não deixou nenhum registro.Estes últimos eram criaturas deParadísia. A deusa Danu, matriarca daraça, atravessou a barreira do Éden efundou Tir Na Nog ou Mag Meld emParadísia. Lá teve seus primeiros filhos, osdeuses dos Thuata Dé Danan.
Pwyll
Um dos grandes heróis das lendasgalesas foi Pwyll. Ele era o príncipe deDyfed e um poderoso guerreiro. Diz-seque um dia, Pwyll resolveu caçar no bosque e lá se encontrou com Arawn, reide Annwfn. Houve uma confusão quandoo primeiro roubou a caça do outro. Mas,para se desculpar, Pwyll ofereceu seusfavores. Arawn pediu-lhe para tomar seulugar em seu reino para vencer um de seusinimigos. Ele usou magia para fazer Pwylltomar sua forma e, ainda, transformou-seneste para assumir seu lugar e cuidar deseu reino.Pwyll dirigiu-se para o reino doamigo e foi bem recebido, vivendo um anoda melhor maneira possível. Só no fimdesse tempo foi desafiado pelo rei
2
 
Por 
Antônio Augusto Shaftiel
(orifiel@hotmail.com)Autor de
 Entre Anjos e Demônios
,
 Assassino de Almas
e
 Busca por Sangue
 
Havgan, o inimigo de Arawn. Houve uma batalha somente entre os dois governantese Pwyll venceu, mas não matou ooponente. Depois disso, todos os nobresdeclararam-se servos dele, pensando queera Arawn.Os dois amigos reis se encontraramno mesmo bosque depois daquela batalhae a magia foi desfeita. Cada um voltoupara seu reino. Pwyll soube que Arawngovernara Dyfed como sabedoria e justiça.Então ele revelou a verdade a seusseguidores, pois não queria assumir osméritos de outro. Os dois reis tornaram-segrandes amigos depois disso,presenteando-se com animais e tesouros.
Cuchulainn
A origem de Cuchulainn é umverdadeiro mistério. Muitos dizem que eleé filho de Lugh, mas outros contam queseu pai é o humano Sualtam e que o deusé apenas seu patrono. Sabe-se que ele nãonasceu com esse nome. Era conhecidocomo Setanta. Nessa época, matou poracidente o cão de guarda de Culann. Entãoprometeu que tomaria o lugar do animal,guardando os portões de Ulster contra osinimigos. Mudou seu nome paraCuchulainn (o Cão de Culann). Sempre foiconhecido como um guerreiro bravo.Ninguém era capaz de apaziguar suafúria. A vontade de combater ardia em seucoração. Teve vários amores, entre eles apura Imeur. Sua grande inimiga foiMaeve, a rainha de Connacht.Cuchulainn impediu que osexércitos da rainha invadissem Ulster eaterrorizou seus soldados. Maeve tentoudestruir seu inimigo de várias formas.Chegou a usar a manipulação para forçarFerdiad a lutar contra Cuchulainn. Os doiseram amigos e de igual valor em combate.Ferdiad acabou morto e Cuchulainn ficouprofundamente ressentido.Antes de sua luta final e morteperante os exércitos de Maeve, Cuchulainnencontrou-se com a deusa Morrigan, masnão a reconheceu nenhuma das vezes,nem quando ela declarou ou amor ouquando avisou sobre sua morte.É contado que o herói lutou sozinhocontra os exércitos de Maeve enquantoseus soldados dormiam. Alguns dizemque ele se amarrou em uma pedra ou emuma árvore para poder batalhar, mesmoferido. Tanta coragem não evitou suamorte. Seu sangue foi espalhado peloscampos por Maeve.
Finn Mac Cumhail
Por volta de 3 d.C. surgiu naIrlanda um herói chamado Finn. Ele erafilho de um dos líderes dos Fianna, osguerreiros encarregados de proteger ailha. O pai de Finn foi morto por GoalMac Morn e sua mãe o escondeu após seunascimento. Ela temia que o filho fosseperseguido.O bebê foi entregue à druida Bodbale à guerreira Fiachel. As duas oesconderam e o treinaram para que um diapudesse vingar seu pai. Só quando adulto,Finn deixou a proteção delas e andou pelaIrlanda, servindo vários reis. Só que amaioria temia a represália de Goal e o
3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->