Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
163Activity
P. 1
Guindauto

Guindauto

Ratings: (0)|Views: 18,805 |Likes:
Published by Darlan
Apostila Básica para o Curso de Formação de Operadores de Guindauto (Munck)
Apostila Básica para o Curso de Formação de Operadores de Guindauto (Munck)

More info:

Published by: Darlan on Sep 25, 2009
Copyright:Public Domain

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/01/2014

pdf

text

original

 
O
PERADOR 
 
DE
 
GUINDAUTO
(M
UNCK 
)
Introdução
Todos nós sabemos que a vida do ser humano é o que existe de maisimportante e valioso e, por esta razão, deve-se cuidar bem dela e preservá-la aqualquer custo.Porém, na realidade, o ser humano parece esquecer este importante detalhe ecoloca sua vida a risco de acidentes, quando vai executar qualquer trabalho oumesmo transitar pelas ruas. Como se arrisca diariamente e nem sempreacontece algo, cada vez mais dá menos importância à sua segurança.Quando o acidente ocorre, é muito comum colocar a culpa no azar, dizer quefoi a fatalidade. Na prevenção de acidentes, o azar não é considerado, o queexiste efetivamente o fatores, os mais variados, tais como: distração,ignorância das normas de segurança, descumprimento de ordens, teimosia, etc.,que levam as pessoas a se acidentarem, muitas das vezes com lesões graves eaté com morte.Portanto, devemos prevenir-nos em casa, na rua e no trabalho, tomandocuidados, cumprindo as Normas de Segurança e usando o bom senso.
D
ARCY
V
IANA
# 1
 
O
PERADOR 
 
DE
 
GUINDAUTO
(M
UNCK 
)
Acidente do Trabalho
Conceito Legal 
"Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço daempresa, ou ainda pelo exercio do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perdaou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária". (Art. 139do Decreto nº 611, de 21/07/92 - Lei n° 8213).O Decreto 611, regulamentou as leis 8.213, de 24/07/91, 8.222, de05/09/91,8.422, de 13/05/92 e 8.444, de 20/07/92.
Conceito Prevencionista
É todo fato inesperado, não planejado, que interrompe o processo normal deum trabalho, ou nele interfere, podendo resultar em lesão, danos materiais ouambos.
Exemplos:
O contínuo que foi atropelado ao atravessar a rua.
O motorista que bateu com o veículo.
O funcionário que pisou em um fio elétrico caído na calçada.
O funcionário que caiu, ao tentar pegar o ônibus em movimento, quando ia para o trabalho.
O pingente que caiu, e morreu, ao viajar dependurado no trem, ao sair dotrabalho.
O carpinteiro que cortou o dedo com o serrote, na obra em que trabalhava.,
D
ARCY
V
IANA
# 2
 
O
PERADOR 
 
DE
 
GUINDAUTO
(M
UNCK 
)
O pedreiro que sofreu lesão no olho esquerdo, ao quebrar concreto.
O auxiliar de manutenção que feriu o dedo no esmeril.
O marceneiro que cortou o dedo indicador da mão esquerda, na serraelétrica.
O operário que caiu e fraturou o braço, ao escorregar no piso da oficina,que estava sujo de óleo.
Queda de um empilhamento defeituoso, sem vítima. Este acidente deve ser analisado para ter suas causas eliminadas de modo que tal fato não serepita, com ou sem vítima.
Causas dos acidentes do trabalho
São os motivos, as situações, os comportamentos e as ações geradoras dosacidentes.Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda acham que um acidenteacontece por acaso, azar, fatalidade, destino ou porque tinha que acontecer.Mas as causas reais dos acidentes são as falhas humanas e as falhas materiais.As falhas humanas são denominadas de Atos Inseguros (AI) e as falhasmateriais, de Condições Inseguras (CI).Existem algumas situações que escapam ao nosso controle, para as quais não podemos fazer a prevenção, que são os chamados imprevistos.
Ato Inseguro
É a maneira pela qual o indivíduo se expõe, consciente ou inconscientemente,a riscos de acidentes. Por exemplo: Um marceneiro cortou o dedo indicador da mão esquerda, na serra elétrica."
D
ARCY
V
IANA
# 3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->