Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
59Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aula 5 - Estruturas Organizacionais

Aula 5 - Estruturas Organizacionais

Ratings: (0)|Views: 9,890 |Likes:
Published by d2bssolucoes

More info:

Published by: d2bssolucoes on Oct 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/30/2013

pdf

text

original

 
Estruturas Organizacionais
 
Gestão de Projetos - GPR Aula 5
 
2
O que éESTRUTURA ORGANIZACIONAL ?
Assim como os projetos são únicos, as organizações em que são executadastambém o são, já que possuem estilo e cultura próprios que influenciam nomodo como o trabalho do projeto é conduzido.
O segredo para determinar otipo de organização em que você trabalhaéavaliar quanta autoridade a alta diretoria pretende delegar aos gerentes de projeto.
Não representa oORGANOGRAMA!!
Embora a singularidade seja a regra nas culturas empresariais, todas asorganizações são estruturadas segundo uma destas três modalidades:
Funcional
Por projeto
Matricial (de matriz forte, fraca ou equilibrada)
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
 
3
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - FUNCIONAL
As organizações com estrutura funcional também têm projetos, mas o escopo percebido do projeto estálimitado às fronteiras da função: o departamento de engenharia numa organização com estruturafuncional executa seu trabalho independente do departamento de manufatura ou marketing, caso o projeto demande trabalhos dessas outras áreas, os projetos são encaminhados para elas.
Gerente Funcional – São avaliados pelos resultados da área funcional. Prioridade para projetos é quasenenhuma. São donos do recurso e da autoridade dos projetos.
É a forma de organização maiscomum. É agrupada por áreas deespecialização em áreas funcionaisdistintas. É uma hierarquia onde cada profissional têm superior bemdefinido.
São agrupados por departamentosnum primeiro nível: marketing, produção, informática, etc. Podendoser subdivididos em um segundonível. Ex.: Engenharia Mecânica eElétrica.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->