Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Jiddu Kirshnanurti - A Arte de Escutar

Jiddu Kirshnanurti - A Arte de Escutar

Ratings: (0)|Views: 66|Likes:
Published by António Pereira

More info:

Published by: António Pereira on Oct 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/14/2010

pdf

text

original

 
Codependência – O que é isso?
Codependência é quando uma pessoa tem um forte desejo de controlar aspessoas à sua volta, incluindo o seu cônjuge, filhos ou colegas de trabalho.Codependentes acreditam eles são de alguma maneira mais capazes do queoutras pessoas, e que essas essas pessoas precisam de sua orientação ousugestões para cumprir as tarefas pelas quais são responsáveis. Eles sentemcompaixão pelas pessoas que estão sofrendo e sentem que eles é quem deveajudar. Pessoas codependentes dão do seu tempo, emoções, finanças e outrosrecursos. Eles têm grande dificuldade de dizer "não" a qualquer pedido.
Codependência - Uma questão de controle
Codependência, para outras pessoas, não se manifesta como um desejo decontrolar, mas em vez disso, na necessidade de ser controlado. Porque équase impossível que codependentes digam "não" para as pessoas, elespodem encontrar-se sendo as vítimas em relacionamentos que envolvemmaus-tratos físicos e emocionais. Eles acreditam que se conseguirem ser bonso suficiente, ou amorosos o suficiente, eles podem mudar o comportamento daoutra pessoa. Ás vezes eles se culpam pelo comportamento abusivo: "se eunão tivesse esquecido de lavar os pratos, ele não teria tido batido em mim".Codependência causa lutas internas com as opines dos outros.Codependentes talvez tomem decisões baseados naquilo que acham que asoutras pessoas desejam que eles façam. Enquanto eles podem acreditar que asua motivação para ajudar as pessoas é compaixão, na realidade estãoajudando porque querem amor ou aprovação. Podem vir a reconhecer anatureza verdadeira de seu comportamento quando se magoam ou sechateiam com as pessoas a quem ofereceram ajuda, principalmente quandoelas não devolvem a mesma quantidade de ajuda, amor, ou apreciação dasquais precisam naquele momento. Eles têm dificuldade em compreender que,em vez de ajudar os outros ao proporcionar as coisas das quais necessitam,eles podem realmente estar fazendo um mal ao criar uma relação dependente.Codependência também pode causar dificuldades na área de manejamento dotempo. Codependentes podem se sentir que nunca têm tempo suficiente paracumprir todos os seus compromissos porque eles se comprometeram demais.Os compromissos e relacionamentos mais importantes o muitas vezesnegligenciados porque estão muito ocupados ajudando outras pessoas,participando de várias atividades e correndo de uma atividade para outradurante a semana. Isto também se relaciona com a sua incapacidade de dizer "não" quando recebem um pedido de ser voluntário, de participar de umafunção, ou para ajudar um amigo. A ideia de não ser voluntário, não ajudar, ounão comparecer é impensável. Podem achar que não estão sendoresponsáveis, não sendo um bom amigo, ou não sendo uma boa pessoa, serecusarem qualquer pedido. No entanto, muitas destas situões erelacionamentos fazem com que se sintam magoados, enraivados ouressentidos.
 
Codependência - As perguntas
Você se encontra fazendo decisões baseadas nas opiniões de outraspessoas?
É importante para você que pessoas gostem de você e queiram ser seuamigo?
Você tem um forte desejo de ajudar os outros, mas no fundo você sabeque faz isso só para que gostem ou amem você?
Você aparenta perceber todo os problemas de outras pessoas e têmuma necessidade de dizer a eles o que você acha que devem fazer pararesolvê-los?
Você se sente ansioso, irritado ou chateado quando as pessoas nãofazem as coisas que você deseja que façam, e do jeito que você quer que façam?
Você se encontra em relacionamentos onde você é o único que dá e aoutra pessoa é única que recebe?
Você está envolvido em atividades que exigem todo o seu tempo eenergia e por isso está negligenciando a sua família ou a você mesmo?
Recuperação de codependência O que a Bíblia tem a dizer?
O primeiro passo na recuperação decodependênciaé compreender a suaverdadeira natureza pecaminosa. Quando isso for realizado, o ingredientechave para recuperação duradoura é adotar vários ensinamentos encontradosna blia. Os Crisos o exortados a mudarem seu comportamento eseguirem o exemplo de Jesus Cristo. Em Mateus 5:37, Jesus disse:
"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procencia maligna".
Codependentes devem pensar bem antes deresponderem a qualquer pedido por ajuda; dessa forma poderão seguir aspalavras de Jesus e não se sentirem forçados a responder "Sim", quandorealmente querem dizer "Não". Eles devem parar de tentar controlar aspessoas ou situações e pedir a Deus por forças para confiar nEle em todas ascoisas. Precisam perceber e aceitar o fato de que Deus está em controle, e queEle ama a todos muito mais do que qualquer outra pessoa. Precisam acreditar que Ele pode realizar milagres nas vidas de outros e deles mesmos quandopermitem que Deus trabalhe de Sua forma.
Recuperação de codependência Seguindo os grande mandamentos
Recuperação de codependência é possível quando as pessoas estãodispostas a mudar. Codependentes devem seguir os dois maioresmandamentos: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda atua alma, e de todo o teu pensamento....Amarás o teu próximo como a timesmo" (Mateus 22:35,39). Se colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas
 
vidas, devemos estar dispostos a seguir o que Ele comanda. Algumas pessoaspodem dizer: "Se devemos amar ao próximo como a nós mesmos, devemosprimeiramente aprender o que amar a nós mesmos significa". No entanto,Jesus estava dizendo que devemos dispensar atenção amorosa aos outros damesma forma que habitualmente damos a s mesmos. "Porque nuncaninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta..." (Efésios5:29).Os codependentes precisam primeiramente compreender o amor que Deustem por eles. Precisam perceber que estão servindo uma audiência de umaPessoa só. Precisam dominar o desejo de "resgatar" as pessoas por causa dasua própria (enganada) necessidade de ser amado e importante. Precisamaprender a recusar tomar responsabilidade por situações pelas quais outraspessoas são responsáveis; precisam também aprender a buscar a Deus edepender dEle para crescer através das provações. Os codependentes podemaprender a ajudar as pessoas com um coração que quer apenas servir, semqualquer desejo de receber nada em troca. Quando aprendem a aceitar asimperfeições, erros e deficiências de outras pessoas, eles podem deixar de dar conselhos ou soluções, a menos que essas pessoas tomem a iniciativa depedir por ajuda.
Recuperação de codependência Encontrando o equilíbrio de Deus
Para recuperar-se de codependência, é necessário que os codependentescoloquem Deus em primeiro lugar, acreditem em Sua Palavra antes de fazeremdecisões sérias, organizem sua agenda de uma forma equilibrada e façam desua família a prioridade principal. Quando leem a Palavra de Deus diariamente,Ele pode assegurar que vão ter tempo necessário para todas as tarefasimportantes, e que Deus também pode guiá-los por todas as suas atividadescom paz e força. Os codependentes precisam aprender a não sabotar suasvidas ao sacrificar seu relacionamento com Deus por causa de pessoas,eventos ou distrações. Eles podem ser transformados pela renovação de suasmentes (Romanos 12:1-3) ao memorizar as Escrituras, ter comunhão comoutros crentes e comunicação com Deus em todo momento.
Oração de perdão: Um presente valioso
Uma oração de perdão é algo a qual todos nós almejamos em algum ponto dasnossas vidas. Perdão é um presente valioso que não é fácil de ser alcançado,nem é fácil de se dar. Perdão é essencial para vida, pois nos liberta de errospassados e nos dá esperança para o futuro. È por causa de perdão queJesusCristoveio à terra para morrer pela humanidade.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->