Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ApostilaUEBJogos

ApostilaUEBJogos

Ratings: (0)|Views: 1,151|Likes:
Published by distritolapa

More info:

Published by: distritolapa on Oct 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/26/2013

pdf

text

original

 
Curso de Jogos - 1
U.E.B São Paulo - Equipe Regional de Recursos Adultos
REGIO DE SO PAULO
JOGOS
 
Curso de Jogos - 2
U.E.B São Paulo - Equipe Regional de Recursos Adultos
JOGOS GERAIS
1- Jogo de Agrupamento
Seção: AlcatéiaMateriais: não háInstruções:Todos rodam em círculo sob o comando de um chefe que conta uma história, nesta história cada vezque ele falar um número os participantes deverão formar grupos com esta quantidade de pessoas,quem não conseguir é desclassificado.
2 -Terra, mar
Seção: AlcatéiaMaterial: gizInstruções:A Chefia traça dois riscos paralelos no chão com giz ou com uma madeira na terra fofa, conforme olocal escolhido.Colocam metade da Alcatéia do lado de um dos riscos e a outra metade do lado do outro risco.Os riscos estão distantes entre si por 3 metros, e no centro deles fica o mar, e onde os Lobinhos estãoé a terra.O Chefe comanda “ Mar” e todos os Lobinhos das duas fileiras devem pular para dentro dos riscos.Quando o Chefe comanda “Terra” todos os Lobinhos pulam para fora dos riscos. O que permaneceré excluído do jogo.O Chefe deve repetir o mesmo chamado para confundir a lógica dos lobinhos e causar adesclassificação, “Mar” , “Mar”, por ex.
3 - Dois Círculos e um lenço
Seção: Alcatéia, EscoteiroMaterial: um lençoInstruções:A seção forma dois círculos concêntricos, tendo o de dentro o mesmo número de participantes do defora. A cada participante de um circulo, corresponde um outro participante do outro.Ao comando do Chefe os participantes começam a andar em volta do outro circulo, cantando umamusica. Somente o circulo de fora se movimenta enquanto o interno aguarda parado. Ao comandodo Chefe, cada participante do circulo externo deve correr até o seu par no circulo interno, passarpor baixo de suas pernas e conseguir pegar o lenço que está depositado no centro dos círculos.Os pontos são anotados às equipes cujos participantes pegam o lenço em primeiro lugar.
4 – Abelhinha
Seção: AlcatéiaMaterial: não háInstruções:Os participantes espalham-se por um campo de jogo delimitado previamente, de acordo com aquantidade de participantes. O Chefe orienta sobre os limites físicos do campo que não devem serultrapassados. Escolhem-se dois pegadores que iniciarão o jogo, os demais serão abelhas. Para nãoserem pegos, as abelhas devem jogar-se ao chão de costas e levantar as pernas e os braços . Não épermitido permanecer deitado por mais de 15 segundos, sob pena de desclassificação. Os que vãosendo pegos transformam-se em pegadores também. Termina o jogo quando não houver mais abelhasou quando o interesse declinar.
 
Curso de Jogos - 3
U.E.B São Paulo - Equipe Regional de Recursos Adultos
5 – Empurrar a Bola com a cabeça
Seção: AlcatéiaMaterial: 1 bolaInstruções:Delimita-se um campo de jogo capaz de conter todos os Lobinhos. Coloca-se duas traves de 20 cm delargura nas extremidades do campo e divide-se a Alcatéia em dois times.1 bola é jogada e os lobinhos de quatro devem tentar carrega-la ao gol com a cabeça.
6 – Avestruz
Seção: Alcatéia, EscoteiroMaterial: não háInstruções:Os participantes espalham-se por um campo de jogo delimitado previamente, de acordo com aquantidade de participantes. O Chefe orienta sobre os limites físicos do campo que não devem serultrapassados. Escolhem-se dois pegadores que iniciarão o jogo, os demais serão avestruzes. Paranão serem pegos, os avestruzes devem Colocar a cabeça no chão como as aves escondendo a cabeçaem um buraco e levantar uma das pernas. Não é permitido permanecer com a cabeça no buraco pormais de 15 segundos, sob pena de desclassificação. Os que vão sendo pegos transformam-se empegadores também. Termina o jogo quando não houver mais avestruzes ou quando o interessedeclinar.
7 - Ruas e Avenidas
1-Seção: Alcatéia, EscoteiroMaterial: não háInstruções:A seção forma por Patrulha ou por Matilha, em coluna aberta, de maneira que tenhamos tantas ruasquanto o número de participantes menos um de cada equipe e tantas avenidas quanto o numero deequipes menos uma.O jogo inicia-se com os participantes de braços estendidos no sentido das avenidas, tocando mãocom mão. Escolhem-se dois participantes que serão um coelho e um lobo, ao apito do Chefe oucomando do Akelá, o coelho deve correr pelas avenidas fugindo do lobo. Ao próximo comando osparticipantes das colunas invertem suas posições e estendem seus braços no sentido das ruas e ocoelho deve continuar fugindo do lobo, agora pelas ruas.Quando o lobo alcançar o coelho trocam-se os dois.
8 - Jogo do gnomo
Seção: EscoteiroMaterial: não háInstruções:Escolhe-se um pegador que persegue os demais que só estarão protegidos na posição de “gnomos”:num pé só e com o braço direito passando por debaixo do joelho da perna levantada e com os dedossegurando o nariz. Quem for pega passa a integrar a equipe de pegadores e ajuda a pegar os demais.
9 - Quebra pescoço, quebra canela
Seção: Escoteiro, SêniorMaterial: não háInstruções:Colocam-se os participantes em fileira, 2 chefes percorrem a fileira com um sisal na altura do peitoou na altura da canela dos elementos, que devem abaixar-se ou pular a corda.Quando o sisal enroscar nas pernas ou no peito dos participantes os Chefes devem aliviar a tensãopara não machucar os participantes, os Chefes devem alternar o sisal encima e embaixo para darmaior movimentação ao jogo.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->