Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
68Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila adoração

Apostila adoração

Ratings: (0)|Views: 3,648 |Likes:
Published by Alexandre Carvalho
Um breve estudo sobre adoração e sua aplicação na igreja de hoje.
Um breve estudo sobre adoração e sua aplicação na igreja de hoje.

More info:

Published by: Alexandre Carvalho on Oct 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/30/2013

pdf

text

original

 
 
AdoraçãoAdoraçãoAdoraçãoAdoração
Alexandre Carvalho
 
 
ADORAÇÃO: O QUE É?
Para muitos, a palavra Adoração pode trazer à mente música suave, rosto com aparênciareverente e introspectivo. Para outros, mãos levantadas, brados e danças. Mas... Quem está coma razão?A primeira vez em que a palavra adoração aparece na bíblia é no episódio onde Abraãoestá prestes a subir o Monte Moriá para oferecer Isaque em sacrifício a Deus (Gn 22:5). Nãohavia música, não estavam em um templo, não estavam dando brados, nem dançando. Deushavia pedido o único filho de Abraão, o filho de sua velhice, o filho através do qual Deus fariadele uma grande nação. A despeito de qualquer sentimento ou pensamento que pudesse estar  passando pela cabeça de Abraão, ele chamou aquele momento de adoração.A palavra que ele provavelmente usou em hebraico foi shachah, que, embora signifiquesubmissão, destaca a expressão física da adoração. De maneira prostrada, o súdito apresentar-se-ia diante de um líder ou rei. No Novo Testamento, a principal palavra grega usada para adoração é proskuneō, queoriginalmente tinha o significado de “beijar”. Segundo Russel Shed, entre os gregos era umtermo técnico que significava "adorar os deuses", dobrando os joelhos ou prostrando-se. Beijar aterra ou a imagem, em sinal de adoração, acompanhava o ato de prostrar-se no chão. Colocar-senessa posição comunicava a idéia básica de submissão. O gesto de curvar-se diante de uma pessoa e ir ate o ponto de beijar seus pés, quer dizer: "Reconheço a minha inferioridade e a suasuperioridade; coloco-me a sua inteira disposição".Ao encontrar a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, Jesus inicia uma conversa sobreuma necessidade física: matar a sede. Ele leva a conversa para o campo espiritual, mas a mulher não percebe. Então, Jesus se apresenta a ela através de uma revelação. A primeira reação damulher foi discutir a forma, a arte
: “ ossos pais adoraram neste lugar, mas vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar” 
(Jo 4:20). Nossos pais adoravam ao ar livre, vocês(judeus) dizem que é no templo. A mulher perguntou sobre uma questão física, Jesus respondeucom uma questão do coração. Ela perguntou onde adorar, Jesus respondeu o que é adoração.Em nossas igrejas há muitas pessoas como aquela mulher, perdidas debatendo locais,formas, programas... Adorar é reconhecer a superioridade de Deus, amá-lO acima de todas ascoisas, de forma a reagir de modo adequado. Adorar é render-se.
Quem Pode Adorar a Deus?
Adoração não é apenas um sentimento, um clima, ela é uma reação natural à revelação dadivindade de Deus. Vamos analisar um pouco mais de perto o que aconteceu com a samaritana.Quando os discípulos retornaram, ficaram escandalizados ao verem Jesus conversandocom uma mulher, e ainda samaritana! O texto diz que nenhum deles perguntou à mulher o queela queria, nem perguntaram a Jesus por que motivo falava com ela (Jo 4:27). Eles estavam tão preocupados com as tradições, que ignoraram o ambiente de adoração. Ignoraram aquela novaconvertida. O apego às tradições nos afasta da verdadeira adoração, nos torna como os fariseus. No momento em que ela percebeu que estava diante do Messias prometido, ela O adorou.Ela O amou acima de todas as outras coisas. Ela não se preocupou mais com a rixa entresamaritanos e judeus, com seu cântaro de água, com o que os outros iriam pensar dela, com os preconceitos, nada era mais importante àquela altura. Não havia outra opção pra ela.A partir do momento em que eu conheço a Deus, conheço sua grandeza e sua majestade,não me resta outra opção, tenho que adorá-lO. O salmista chegou a esta conclusão no Salmo 104.Leia do verso 24 ao 33, note que depois de constatar a grandeza de Deus ele conclui dizendo:
“Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência”.
 
 
 Isto nos leva a uma dura constatação: Nem todos podem adorar a Deus. Sim, há pessoasque têm um desejo sincero e uma necessidade real de adorar a Deus, mas não podem adorá-lO.Por quê? Porque não foram apresentados a Ele, simplesmente não O conhecem. Ora é impossívelreconhecer a superioridade e amar acima de todas as coisas, alguém que não conhecemos.
“Agora, pois, ó Israel, que é que o SEHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SEHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SEHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,...” 
(Dt 10:12)
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tuaalma, e de todo o teu pensamento” 
(Mt22:37).Estes dois versículos trazem a mesma condição: Ele precisa ser o meu Deus. Adorar aoSenhor é exclusividade daqueles que O tem como seu Deus.
Causa e Conseqüência
Uma das coisas que complica a vida de qualquer médico é um paciente que chega a seuconsultório reclamando apenas de “uma dor de cabeça que não passa”. Isto ocorre porque dor decabeça é algo que pode ser provocada por vários motivos. Quando tomamos um analgésico,temos um alívio momentâneo, mas, após algum tempo, lá vem ela de novo. Enquanto a causanão for combatida, a dor de cabeça voltará assim que terminar o efeito do paliativo.Se os dízimos e ofertas caem, fazemos campanhas; se a freqüência aos cultos diminui,criamos programas especiais; se os jovens não se interessam pelas programações de culto,tratamos de recheá-las com músicas agitadas, chamamos um cantor famoso; se alunos faltam aEBD, cobramos responsabilidade. Todas estas ações são como analgésicos, podem resolver por algum tempo, contudo, passado o efeito, vem aquela velha “dorzinha” de cabeça novamente.Ao ser tentado no deserto, Jesus mostrou ao diabo que não veio ao mundo para tratar desintomas, veio curar as doenças. Quando o diabo lhe ofereceu todos os reinos do mundo, Jesus orespondeu com o texto de Deuteronômio 6:13, que diz:
“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só aele servirás.” 
Servir a Deus é conseqüência da minha adoração, não a causa.A terceira coisa que a mulher samaritana fez foi levar os homens daquela cidade paraconhecer o Cristo. Ganhar almas foi uma reação natural ao impacto de deparar-se com o próprioDeus em forma humana. Muitas pessoas se entopem de atividades na igreja achando que estãoadorando a Deus, crêem que isto as fará estarem mais próximas de Jesus – estão completamenteenganadas! Gosto de cozinhar para minha esposa. Ora, cozinhar não me faz amá-la mais. Porém, porque a amo, tenho prazer em cozinhar para ela. Nosso relacionamento com Deus deve estar acima de tudo; as necessidades do reino vêmdepois. Fomos salvos para adorar a Deus, não para servi-lO. A Obra de Deus no calvário nãofoi para libertar escravos para servi-lO, foi para restaurar filhos à comunhão com o Pai.Isaías viu o Senhor assentado em um alto e sublime trono, contemplou toda a adoraçãonaquele ambiente, viu serafins e ficou maravilhado. Depois disto, ao ouvir a voz de Deus ele prontamente se oferece para o serviço:
“Eis-me aqui, envia-me a mim” 
(Is 6:8).
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nósainda pecadores” 
(Rm 5:8). Quando este amor de Deus nos é revelado através de Jesus, agimoscomo Isaías: servimos.Vivemos uma época de muita exposição da palavra de Deus e pouca prática. Estamos naépoca do: receba!!! O que Deus pede de nós é: reaja!!! Se a reação falhou, provavelmente nãohouve adoração.

Activity (68)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
kaluribeiro2010 liked this
Zenildo Santos liked this
Neemias Carneiro liked this
Eduardo Silva liked this
Amilar Neto liked this
Will Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->