Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
586Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
COLETANEA - POEMAS E POESIAS - CONSCIÊNCIA NEGRA PROFº EDUARDO ROHLING

COLETANEA - POEMAS E POESIAS - CONSCIÊNCIA NEGRA PROFº EDUARDO ROHLING

Ratings:

3.5

(2)
|Views: 71,419 |Likes:
Published by eduardorohling

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: eduardorohling on Oct 16, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/13/2013

pdf

text

original

 
Num mundo de competição e individualismo, a diferença é motivo de discriminaçãoe dominação. Num mundo de solidariedade, a diferença é motivo de enriquecimentoe complementação. O caminho é distante? Quando sabemos a direção, bastacaminhar.Neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, não vamos perder aoportunidade de dar mais um passo.
 
CONSCIÊNCIA NEGRAChega de racismoDe história mal contadaChega de hipocrisiaDe mentira esfarrapadaEsse preconceito infelizQue por aí dizQue negro não vale nada.O negro também precisaSer privilegiadoChega de arrogânciaBranco tenha cuidadoCom o preconceito em altaPois quem muito se exaltaÉ sempre humilhado.Preto, branco e mulatoVamos nos unir O preconceito é horrívelE não é para existir Já que todos somos irmãosEssa grande naçãoEspalhada por aí.A consciência negraQuer exatamenteProvar que somos iguaisE não diferentesSão lutas popularesComo as de Zumbi dosPalmaresQue morreu pela sua gente.É preciso desde jáCom amor todo gentilAcabar com o preconceitoE ver em nosso BrasilO negro sorrindo tantoComo a Daiane dos Santos,Pelé e Gilberto Gil.
de Francisco CarneiroBarbosa
Trairi - CE - por cartaAINDA SOMOS ESCRAVOSCada símbolo cada gestoCada momento em açãoEsse é o espaço da genteDemolir a escravidãoQue ainda corrói agenteFalar de consciência negra Não é coisa tão banalÉ um jeito diferenteDe se questionar  Não queremos troféuSó que saia do papelLeis que protegem a gente20 de novembroÉ uma data especialPara juntos refletirmosA indiferença socialCada irmão em seu dever Juntos combater Essa questão racialDia da consciência negraÉ símbolo de luta e liberdadeQue nossas mãos não secansem Nossa voz não se caleDevemos ter na memóriaSe guiemos as mesmas trilhasDo nosso herói zumbiModelo da igualdade Nosso povo nossa gente Nossos heróis nossos irmãosDeu a vida pelos seus Não queria guerra nãoSó queria ser mais genteViver a vida decenteSem chicote, sem grilhõesA cada canto da terraHá uma senzala, um porãoHá um engenho, um troncoUm negro é chicoteadoHá um feitor de plantãoCada hora cada minutoCada momento em vãoUm irmão é tombado achoCada momento é cruelUma mulher é estupradaMorta violentadaEssa é a triste questãoEssa tal desigualdadeParece não ter soluçãoJá não podemos aceitar Tanta discriminaçãoChega de hipocrisiaQueremos mais respeito Nossa cidadania.
de Maria da ConceiçãoAmparo Alves
Ipiaú - BA - por correioeletrônicoOPOSTOSHá opostos que se atraemcomprovadamente,o positivo e o negativo o dia ea noite,a sombra e a luz, o giz e ocarvão o leite e o café.Como dizia o escritor PedroBandeira,somos todos muito diferentes,mas dependemos um do outro.Para vivermos nãodependemos de nossas corese sim do propósito de nossasvidas.
de Amanda Carolina Lopesdo Couto
Tombos - MG - por correioeletrônicoIGUALDADE Nem sempre o negro gosta dasua cor,mas como podemos ver quemuitas coisas combinamentre o preto e o branco.O arroz e o feijão que dá umcolorido em nosso prato.O cacau e o chocolate e quedelícia!Tanto o branco quanto o preto.O céu à noite com as estrelascintilantes.O carvão e a fumaça.E é assim que todos devem pensar,que tudo na vida tem com oque combinar.
de Cristiane LourençoBernardo

Activity (586)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
Eliete Leth liked this
Eva Gomes added this note
Adorei os poemas"
Rony-boyfriend Play added this note
muito bom mesm
Karla Veloso added this note
gostei muito dos poemas parabens pra vc escritoresachei muito interessante!!!
Adorei os poemas muito legal !!!!
Ana Paula Souza added this note
Adorei os poemas!
Gostei dos poemas mas nao tirou minha duvida
Pollyana Danielle added this note
que legal
Marília Marfuz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->