Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
44Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lotus Script

Lotus Script

Ratings: (0)|Views: 2,689|Likes:
Published by Weliton Júnior

More info:

Published by: Weliton Júnior on Oct 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/19/2012

pdf

text

original

 
 
1 – CONCEITOS GERAIS
Workflow:
software para controlar os passos necessários para completar toda umaatividade.
Workgroup:
grupo de pessoas que compartilham arquivos, dados e possivelmenteaplicões. Os softwares de workgroup o projetados para permitir interações colaborativas.
Groupware:
software baseado em tecnologia Client/Server, permitindo vários usuárioscompartilharem uma área comum de informações.Exemplos de ferramentas groupware:Lotus Notes® LOTUSExchange MICROSOFTGroup Wise NOVELL
1.1 - LOTUS NOTES® 
É um ambiente de computação para grupo de trabalho que ajuda as pessoas atrabalharem em conjunto de uma maneira mais eficiente. Com ele, as pessoas podemtrabalhar juntas, independente da plataforma ou dos limites geográficos, técnicos ouorganizacionais. As informações baseadas no Notes® podem ser compartilhadas a qualquer distância e a qualquer momento. O Notes® é uma ferramenta de comunicação, para suprir anecessidade de automatizar o ambiente de trabalho fazendo com que os documentos fluamnormalmente, seguindo um fluxo lógico de acompanhamento a eles.
MODO INTELIGENTE DE SE COMUNICAR, COOPERAR E COORDENAR
1.2 - SERVIDORES DO NOTES® E ESTAÇÕES DE TRABALHO
O Notes® consiste em dois programas principais: Servidor e Estação de Trabalho.
O Servidor do Notes®:
Um computador que executa o OS/2, Windows/NT ou UNIX -fornece serviços a usuários da estação de trabalho do Notes® ea outros servidores do Notes®, inclusive armazenamento debancos de dados compartilhados e transferência de mensagens.
A Estação de Trabalho do Notes®:
Um computador que executa o software do sistemaWindows/NT, OS/2, Macintosh ou UNIX - comunica-se com os servidores do Notes®, de modo que vocêpossa usar os bancos de dados compartilhados e ler e enviar mensagens.
1.3 – USUÁRIOS NOTES® 
Administradores:
Gerenciam os usuários, as redes e os bancos de dados do Notes® paraassegurar que todos estejam acessando corretamente os bancos dedados.
Designers:
Criam e modificam os bancos de dados (aplicativos) para que os usuáriospossam compartilhar informações de maneira eficaz.
Usuários:
Criam, editam e compartilham documentos com outros usuários do Notes®.
 
 
CAPÍTULO 1 – LOTUS SCRIPT BÁSICO
LotusScript Básico
LotusScript 
é uma linguagem de programação que estende as capacidades dedesenvolvimento de aplicações da Lotus, particularmente,
Lotus Notes
.
LotusScript 
seassemelha a
Visual Basic (VB)
e se você está familiarizado com VB, então aprender 
LotusScript 
é fácil.
Sintaxe usada no
LotusScript 
Variáveis do
LotusScript 
, tipos de dados, estrutura de dados estrutura, operadores,funções e subs, laços e condicionais, cadeia de caracteres, funções de data/hora,arquivos,... são cobertos.Neste capítulo você irá aprender sobre o
LotusScript 
, a linguagem de programaçãousada nos produtos da Lotus. O capítulo abrange LotusScript básico e sua sintaxe eestrutura. O que você aprender neste capítulo pode ser usado em qualquer produto Lotusque use o
LotusScript 
.Este Capítulo já assume que você não é leigo em programação e que já tenhaalguma experiência com linguagens como Visual Basic e outras.
1O Quê é LotusScript ?
LotusScript é uma linguagem de script básica. Ela primeiramente apareceu no
Lotus Improv 
, um produto inovador que foi desenvolvido para Windows em 1992.Gradualmente, mais produtos Lotus incorporaram o LotusScript, incluindo FormuláriosNotes e Lotus Notes Vip ( que foi vendido posteriormente para Revelation ).Neste Capítulo, nós investigaremos os elementos da Linguagem
LotusScript 
deuma forma prática. Serão usados exemplos para facilitar o aprendizado. Nós começaremoscom “ Como adicionar comentários ao seu código”.
2Adicionando Comentários ao seu Código
O primeiro e mais importante assunto para aprender em uma linguagem deprogramação é a maneira de acrescentar comentários ao seu código.As linhas de comentários iniciam com apóstrofo. De fato, qualquer coisa após umapóstrofo é considerado como um comentário e você pode facilmente adicionar comentáriosno final da linha. Você também pode usar %REM and %END REM para blocos de linhas decomentários como mostra o exemplo:
‘ Uma linha simples de comentário . . .. . . e outra%REM  A primeira linha de um comentário com múltiplas linhas A última linha de um comentário com múltiplas linhas%END REM 
 
 
DICAÉ importante que você use comentários em suas linhas de programação para facilitar amanutenção do programa por você e também por uma outra pessoa que venha aassumir suas tarefas.
3Entendendo as Variáveis do LotusScrip
No
LotusScript 
, como em qualquer linguagem de programação, as variáveis sãousadas para armazenar e manipular dados. Existem algumas regras que devem ser seguidas quando da nomeação das variáveis no
LotusScript 
:
O primeiro caracter deve ser uma letra;
Os demais caracteres podem ser letras, números,...;
Os nomes das variáveis podem ter no máximo 40 caracteres;
Não existe distinção entre nomes maiúsculos e minúsculos.Estas regras básicas são aplicadas também a nome de constantes, tipos,classes, funções, procedimentos, subrotinas e propriedades.
4Constantes no LotusScrip
Muitas constantes são criadas para tornar seu programa mais fácil. A tabela1.0 abaixo mostra estas constantes.Tabela 1.1 Constantes do LotusScriptConstantesDescriçãoFALSEO valor boleano é falso. Representada por 0TRUEO valor boleano é verdadeiro. Representado por -1.NULLPara variáveis do tipo variante, indica que a variável não tem valoNOTHINGPara variáveis que podem se referenciar a um objeto, indica que avariável não está se referenciando a um objetoPIDo termo matemático
π
=~ 3,14Algumas constantes programadas são definidas em arquivos especiais que vocêpode incluir em seus scripts. Estes arquivos são conhecidos como “
include files
” e têm aextensão .LSS que significa “
LotusScript Source file
“. Use a diretiva %INCLUDE na sessãode declaração para incluir o arquivo .LSS. Veja o exemplo abaixo:
%INCLUDE “ LSCONST.LSS ” 

Activity (44)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Aniel Cruz liked this
Dantashudson2 liked this
Aniel Cruz liked this
Aniel Cruz liked this
Aniel Cruz liked this
Aniel Cruz liked this
Aniel Cruz liked this
Aniel Cruz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->