Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
130Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHO

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHO

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 56,287|Likes:
Published by evernude
quadro de distribuição de trabalho
quadro de distribuição de trabalho

More info:

Published by: evernude on Oct 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/14/2013

pdf

text

original

 
3
INTRODUÇÃO
Qualquer administração, seja de uma empresa, ou de um órgão, deve primar pela qualidade, pela eficiência e pela produtividade, para isso, o administrador seutiliza de ferramentas que vão proporcionar justamente a primazia administrativa. Asferramentas que vão organizar o funcionamento do trabalho e otimizar a produção.São os instrumentos metodológicos, que vão incidir nos processos realizados dentroda instituão. Dentre esses instrumentos metodogicos, podemos citar osfluxogramas, os arranjos físicos, os formulários e o quadro de distribuição detrabalho (QDT), que é o objeto do estudo.O quadro de distribuição de trabalho (QDT) analisa as tarefas efetuadasdentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada umdos funciorios na atividade total e individual, visando aproveitar o tempodisponível dos empregados na instituão, assim como também o tempo dosgerentes, chefes e supervisores.Com o QDT o executivo pode tomar conhecimento da distribuição de seussubordinados, do tempo gasto nas tarefas realizadas por eles, do tempo gasto nasatividades coletivas, dos custos operacionais que são acumulados, da ociosidade ousobrecarga dos funcionários, da necessidade de contratação de empregados, doexcesso de empregados na instituição, enfim, através do QDT, se obtém uma sériede dados importantes para a instituição.É normal um executivo de uma empresa particular utilizar o QDT e ter todasas informações úteis que ele proporciona. Mas quando se fala em órgãos públicos,isso não acontece de maneira geral. É bem verdade que isso acontece muito poucodentro do funcionalismo público. O administrador blico não tem a mesmapreocupação que o particular, e acaba fazendo com que os órgãos públicos percameficiência, desperdicem tempo dos funcionários, e conseqüentemente dinheiropúblico. Claro que esse não é o único problema, mas é um deles, a falta deorganização e preocupação com os óros blicos. E atras de medidasadministrativas corretas, utilizando-se dos instrumentos metodológicos, bem comodos organizacionais, enfim, aproveitando-se das ferramentas que se tem àdisposição, é possível melhorar o serviço público consideravelmente.
 
3É muito importante criar um QDT na instituição, mas não é tão simples,devem ser seguidos alguns passos, alguns procedimentos, para que o resultadoseja satisfatório. Tais procedimentos incluem a delimitão das tarefas, aorganização do tempo necessário para ela, a divisão das tarefas e atividade por áreade compatibilidade, portanto, são várias peculiaridades que devem ser observadasda elaboração do quadro de distribuição de trabalho.O objetivo deste trabalho é justamente demonstrar todos os passos paraelaboração do QDT, bem como explicitar a importância deste na instituição. Paratanto, se faz necessária uma abordagem ampla do tema, desde o estudo e análisedo trabalho até chegar ao QDT. Por fim é objeto também deste trabalhocontextualizar o uso do QDT na Polícia Militar, que é uma instituição que tambémdeve ser organizada, para uma maior efetividade nos serviços prestados.
1 ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
1.1 INDICADORES DE PROBLEMASA insatisfação e a improdutividade no trabalho são resultantes de diversosfatores, internos e externos à pessoa. Uma das causas da diminuão naprodutividade é a distribuição do trabalho. Os problemas na distribuição odiversos: volume de trabalho, capacidade profissional, tempo, custos, entre outroserros que podem ocorrer ao se delegar tarefas para cada funcionário.
 
4Quando o trabalho de uma empresa está mal distribuído em relação àquantidade de trabalho, algum funcionário estará trabalhando a mais e algum outroestará mais ocioso. Com a sobrecarga dos empregados a empresa perde por pagar horas extras e desgastar desnecessariamente sua o-de-obra. Quando osempregados têm tempo ocioso, a perda da empresa está diretamente na produção,que é reduzida.Outro problema na distribuição do trabalho pode estar na capacitaçãoprofissional. Numa empresa que o cuida de empregar os funciorios ematividades de seus níveis também há perda. Um funcionário com nível superior queexecuta tarefas de nível básico pode estar mal utilizado, poderia estar realizandotarefas mais complexas. Assim como um funcionário de nível básico ao executar tarefas de nível superior poderá perder em produtividade, pois muitas vezes acapacidade profissional dele não é adequada àquela tarefa, que acaba não sendorealizada da melhor forma possível. Vale lembrar que capacidade profissional nemsempre está relacionada com nível de instrução, muitas vezes refere-se à aptidãopara determinada função.Quanto ao tempo e ao custo, é fundamental, para a boa execução dostrabalhos de uma empresa, que se dê preferência a algumas atividades de maior relevância na produção. As mais expressivas devem ser valorizadas, empregando-se mais tempo e mais dinheiro nelas. Quando são desperdiçados com atividadesmais supérfluas e desconsiderando as prioridades, perde-se produtividade demaneira direta. O que se usa no menos importante, pode faltar ao que éfundamental.Para que tais erros não ocorram, deve-se estudar e analisar o trabalhodaquela empresa. Esse estudo do trabalho, além de apontar falhas e acertos, vaimedir a eficiência da instituição em sua atividade, interpretando de forma sistemáticatodo o processo laboral.1.2 OBJETIVOSO objetivo geral é possibilitar um diagnóstico, no qual se verifica a qualidadedo trabalho. Os objetivos específicos do estudo e análise do trabalho são:
Diagnosticar eventuais tempos mortos;

Activity (130)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Dora Albuquerque liked this
Geremias Souza liked this
Eloá Tessaroli liked this
Diego Antonio liked this
gilmariofgl liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->