Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
19Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio - Perfil Escola

Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio - Perfil Escola

Ratings: (0)|Views: 10,494|Likes:
Published by Estefferson Torres

More info:

Published by: Estefferson Torres on Oct 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/14/2013

pdf

text

original

 
Sumário
Este documento trás o relatório da visita a instituição educacional Hermenegildo Firmeza. O início da vi-sita se deu por volta das 9 horas da manhã, sendo entrevistado o Coordenador de Gestão. O mesmo recebeu oentrevistador com presteza e educação, respondendo à maioria das perguntas prontamente e apresentando osdocumentos pedidos. Após a entrevista foi realizada uma observação da infra-estrutura das dependências daedificação, das salas de aula, banheiros, quadra poliesportiva, secretaria, armazém e demais dependências.
 
1. Dados de Identificação da Escola
1.1. Nome da Instituição
Escola de Ensino Fundamental e Médio Hermenegildo Firmeza.
1.2. Endereço
Rua Gabriel Fiúza, 360, Vila Pery, Fortaleza – Ceará.
1.3. Órgão Mantenedor
Ministério da Educação – MEC e Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC.
1.4. Situação legal
Reconhecida pelo MEC.
1.5. Níveis e modalidades de ensino
A instituição possui o nível da Educação Básica sendo ministrado de forma regular, desde a 5ª Série doensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. A escola possui também Educação de Jovens e Adultos noturno noturno.
1.6. Séries por turno
No turno da Manhã são ministradas aulas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, constando de doze tur-mas. No turno da Tarde são ministradas aulas de 1ª a 3ª séries do ensino médio, constando de quinze turmas. E àNoite são ministradas aulas de 1ª a 3ª series do ensino médio bem como educação ara jovens e adultos.
1.7. Número de alunos por turma
Oficialmente as turmas possuem de 29 a 34 alunos, com uma média de 30 por turma, mas na verdade umaobservação das mesmas atesta um número em torno de 40 alunos por turma.
1.8. Caracterização do corpo docente
Todo os integrantes do corpo docente da instituição referida possuem titulação de ensino superior a nívelde graduação, sendo que alguns possuem pós-graduação na área de Pedagogia.
1.9. Fontes de Recursos Financeiros da Escola
A escola recebe recursos do FUNDEB, MEC e SEDUC, segundo o Coordenador de Gestão.
1.10. Programas que a escola participa
Nenhum oficialmente, apesar de buscar parcerias com a Prefeitura de Fortaleza e com a comunidade dobairro onde se situa.
1.11. Estrutura Organizacional da Gestão Escolar
O Comitê Gestor é formado por Diretor, Coordenador de Gestão, Coordenador Financeiro, CoordenadorPedagógico e Secretária. Possuem um Conselho Escolar, formado por um representantes de diversos segmentosda comunidade escolar, a saber: Diretor, representante dos Professores, representante dos Pais de alunos, Repre-sentante dos Funcionários da escola e representante da Sociedade Civil Organizada.
1.12. Gestão Escolar
As decisões são tomadas pelo Conselho Escolar de forma democrática, com reuniões e plebiscitos.
 
2. Documentação relativa a Gestão Escolar
2.1. Regimento Escolar e Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE
Foi desenvolvido com base num modelo, sendo modificado através de reuniões e votações dos membrosdo Conselho Escolar. O Plano de Desenvolvimento Escolar também foi desenvolvido segundo as necessidadesda comunidade esolar, tendo sido submetido à apreciação do Conselho Escolar, tendo sido aprovado. Tanto oRegimento Escolar quanto o Plano de Desenvolvimento Escolar estão integrados no documento nomeado comoGIDE, Gestão Integrada da Escola.
2.2. Projeto Pedagógico Curricular
O Projeto Pedagógico Curricular tem como base os Parâmetros Curriculares da Educacão Nacional, massubmetidos a mudanças ocasionadas pela realidade da comunidade escolar. A escola oferta o ensino de EducaçãoReligiosa, impulsionado pela comunidade escolar, predominantemente católica.
2.3. Relação com o CREDE
A relação com Centro Regional de Desenvolvimento da Educação se dá de forma satisfatória, sendo osimpasses e questões escolares pertinentes ao órgão são resolvidos através de reuniões com discussões e delibera-ção democrátca das decisões.
2.4. Relatório Institucional
O responsável não soube responder a questão do envio de um relatório aos órgãos competentes. Ao queparece a escola não encaminha um documento formal contendo o relato de suas atividades, relatando seus atosapenas de maneira informal.

Activity (19)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Roberta Silva liked this
Marcela Oliveira liked this
Rozeli Zbronski liked this
Cintia Santos liked this
Tamyli Alves liked this
Hudson Canuto liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->