Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
16Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Didática I - Plano de Ensino

Didática I - Plano de Ensino

Ratings: (0)|Views: 4,319|Likes:
Published by Estefferson Torres

More info:

Published by: Estefferson Torres on Oct 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/11/2013

pdf

text

original

 
Universidade Federal do Ceará
Centro de CiênciasDepartamento de Fundamentos da Educação
P
LANO DE
E
NSINO
 
Aluno:
Estefferson Torres Carlos
Disciplina:
Didática I
Professora:
Carmensita Passos
Data:
23 de Janeiro de 2007
 
P
LANO DE
E
NSINO
 
Estabelecimento:
Escola de Ensino Fundamental e Médio Danísio Dalton da RochaCorrêa
Professor:
Estefferson Torres Carlos
Nível:
Ensino Médio
Disciplina:
Física
Tipo de Plano:
Unidade – Cinemática Escalar e Vetorial
Período:
1º Semestre do Primeiro Ano
Turma:
B
1. Objetivos
Diferenciar ponto material (ou partícula) de corpo extenso. Entender velocidade comoa quantização da rapidez de um corpo ou partícula. Saber identificar as funções do movimentouniforme com os conceitos espaço, espaço inicial, tempo e velocidade e aplicá-las na resoluçãode problemas. Entender aceleração como a variação da velocidade no tempo. Saber identificaras variáveis das funções do movimento uniformemente variado com os conceitos de espaço,espaço inicial, tempo, velocidade, velocidade inicial, aceleração e aplicá-las na resolução deproblemas. Entender o conceito de vetor como um ente matemático que possui uma intensidade,uma direção e um sentido. Diferenciar vetor de escalar. Saber aplicar vetores como instrumentospara descrever grandezas como espaço, velocidade e aceleração. Verificar movimento uniformecomo caso especial do movimento uniformemente variado, no qual aceleração é nula. Entenderos conceitos de ângulo horário e velocidade angular e aplicá-los na resolução de problemas.
2. Justificativa
A Física é uma das ciências mais antigas e responsável pelo alto nível de desenvolvi-mento científico. O primeiro dos ramos da Física é a Mecânica Clássica e estuda o movimentode todos os corpos do universo. Está dividida em três partes: Cinemática, Dinâmica e Estática.A Cinemática estuda os movimentos dos corpos sem levar em conta suas causa; a Dinâmicaestuda o movimento dos corpos levando em conta as causas que o puseram em movimento; epor fim a Estática, que estuda os corpos em repouso. A Cinemática é o objeto de estudo destaunidade. O estudo do movimento dos corpos, numa primeira instância sem levar em conta suascausas, possibilita ao aluno ter uma compreensão mais abrangente de movimento através doconceito de movimento e referencial. Permitirá perceber, por exemplo, que um corpo pode estarparado ou em movimento apenas mudando-se o referencial do qual se mede sua velocidade. E aexplicação teórica e posterior quantização dos conceitos de espaço, tempo, velocidade e acelera-ção correlacionando-os em equações e funções tornam mais exatas a descrição do movimento, oque novamente, repito, permitirá ao educando entender melhor a sua existência.
3. Conteúdo Programático
Primeira Parte – Cinemática Escalar
Conceitos básicos de cinemática: definição de movimento; ponto material e corpo ex-tenso; repouso, movimento e referencial; trajetória; posição escalar e deslocamento escalar.Velocidade: rapidez e velocidade; velocidade escalar média; velocidade escalar instantânea.Movimento uniforme (MU): rapidez constante e velocidade constante; função horária do espaçono MU; gráficos do MU. Aceleração escalar: variação da velocidade; aceleração escalar média;aceleração escalar instantânea; movimentos acelerados e retardados. Movimento uniformementevariado (MUV): definição; funções da velocidade no MUV; gráfico de velocidade pelo tempo;gráfico da aceleração pelo tempo; função horária dos espaços no MUV; gráfico do espaço pelotempo; equação de Torricelli.
Segunda Parte – Cinemática Vetorial

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
arcanjo009 liked this
Alessandra Devai liked this
Jô Bissoli liked this
Tassio Gois liked this
Celia Marli liked this
Tassio Gois liked this
Diego Cavalcante liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->