Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Emoções : Educação Emocional

Emoções : Educação Emocional

Ratings:

4.8

(10)
|Views: 3,783 |Likes:
Published by Noeliza Lima
Este artigo visa informar sobre a psicologia das emoções, e como discrimá-las adequadamente para não se perder o foco. Isto interfere sobremaneira também no trabalho, já que sem este conhecimento fica difícil a objetividade.
Contato: ngroupsy@yahoo.com
Este artigo visa informar sobre a psicologia das emoções, e como discrimá-las adequadamente para não se perder o foco. Isto interfere sobremaneira também no trabalho, já que sem este conhecimento fica difícil a objetividade.
Contato: ngroupsy@yahoo.com

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Noeliza Lima on Jul 29, 2007
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as TXT, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/01/2013

 
EDUCAÇÃO EMOCIONALNOELIZA BIANCHINI DE LIMA O objetivo deste artigo é despertar o público para a questão das emoções e suaexpressão adequada no ambiente interpessoal, em especial no trabalho.Pretende-se aqui trabalhar o indivíduo em sua expressividade cognitiva eemocional.Muito se tem dito e ouvido sobre este assunto, através de Inteligência Emocional(Goleman), Educação emocional (Claude Steiner), QI Emocional, etc. Tudo que vem deafetividade é correto e útil. Estes temas foram todos abordados e estudadosprofundamente por Eric Berne (o criador da análise transacional, métodopsicológico), em meados dos anos 60.Em uma visão psicológica ampla, daremos aqui uma idéia geral do assunto.Os estímulos chegam ao nosso cérebro e são percebidos primeiramente através dosórgãos dos sentidos. Entendê-los exige um processo cognitivo amplo, o qual dependedo sentimento que o estímulo provoca.A população em geral desconhece este caminho, passando do estímulo a ação semavaliar que impacto emocional que sofre neste caminho. Saber o que se sente, eexpressar o que se sente é um aprendizado. As crianças manifestam aquilo queaprenderam. Pais calorosos criam filhos calorosos. Pais que confundem seussentimentos ensinam as crianças a não saberem direito o que sentem, o que as leva,na vida adulta a desconfiarem de suas intuições e sentimentos, trazendoposteriormente uma deformação em sua percepção dos fatos e portanto em seucomportamento.No trabalho tornam-se pessoas as vezes confusas, omissas, iradas, sem motivoaparente, ocasionando estresse e desarmonia no ambiente.A cognição é um fenômeno físico-químico – elétrico. A emoção surge de sensaçõesagradáveis ou desagradáveis dentro do organismo, decorrentes de estímulos internos(como a fome) ou externos (como um susto). Esta é a primeira aprendizagem do bebê.Se a pessoa não entra em contato com estas sensações e emoções subsequentes, podeentrar em estresse e ter um comportamento completamente contrário ao esperado.Este estresse é orgânico-funcional, já que lida tanto com a parte neurovegetativado organismo (responsável por músculos lisos e glândulas), como o sistema nervosocentral (pensamento). Toda esta energia mal direcionada tem que encontrar umcaminho para ser descarregada. Assim, surgem as somatizações ( que são causa deabsenteísmo e até de licenças saúde), dificuldades de relacionamento (levando aperda de emprego, de separações, (ocasionando a depressão e outras doenças), autoestima baixa. Interpretações inadequadas da realidade interna e externa - levam aconflitos que comprometem a vida de relação do indivíduo.As emoções básicas são afeto, alegria, medo, raiva, tristeza. Aceitá-las comonaturais e de expressão necessária pode romper uma rede de angustia, facilitando aconvivência.

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
diana_carreira liked this
Cláudia Alves liked this
Cláudia Alves liked this
Ana Paula Santos liked this
diana_carreira liked this
Cláudia Alves liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->