Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
198Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Caderno Exercícios Voz

Caderno Exercícios Voz

Ratings: (0)|Views: 35,853 |Likes:
Published by EcarvalhoStad

More info:

Published by: EcarvalhoStad on Oct 24, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/08/2014

pdf

text

original

 
Terapia da FalaExercícios Voz 1
AANNoossssaaVVoozz 
A voz é algo comum aos nossos dias, todosa temos, todos fazemos uso dela sem nosapercebermos o quão ela é importante para a nossavivência diária. É a forma de comunicação maisimediata e eficaz do ser humano e modificamo-lasegundo os contextos em que estamos.A produção de voz depende essencialmente da actividade dos músculos darespiração e da fonação, assim como do bem-estar de todos os tecidos laríngeos. Seeste equilíbrio for mantido, qualquer pessoa poderá apresentar uma voz de boaqualidade, sem qualquer esforço intenso ou desconforto.Como cuidar, então, deste instrumento tão valioso que possuímos? Aresposta é simples: seguir um bom plano de higiene e saúde vocal, ou seja, seguir umconjunto de comportamentos e acções que ajudam a promover a qualidade vocal e aprevenir eventuais lesões orgânicas no mecanismo da fonação.Dada a importância deste precioso instrumento, que é a voz, há que cuidá-loe seguir um bom programa de higiene e saúde vocal. Este consiste num conjunto deacções e comportamentos que ajudam a preservar uma voz de qualidade e prevenir odesenvolvimento de lesões orgânicas e outras alterações anatómicas/fisiológicas nomecanismo da fonação.
 
Terapia da FalaExercícios Voz 2
CCoommppoorrttaammeennttoossaaEEvviittaarr 
Não pigarreie e evite tossir com muita frequência (estes tipos de comportamentospodem ferir as cordas vocais).Não mantenha conversas longas se os interlocutores estão a uma relativadistância um(s) do(s) outro(s).Evite falar em situações ruidosas (exemplos: locais nos quais a música está com ovolume muito alto, equipamento de trabalho ruidoso, salas de aula barulhentas,aeroportos, etc.).Enquanto pratica exercício físico deve evitar falar intensivamente.Se se dirigir a uma grande audiência não o faça sem algum meio de amplificaçãovocal.Evite abusos de voz devido a tiques nervosos durante um discurso perante umaaudiência como: falar rápido, “segurar” a respiração, falar com um suporterespiratório insuficiente, falar num tom grave e monótono,Não cante ou produza qualquer tipo de sons que ultrapassem o seu “limite vocal”,ou seja, que lhe causem desconforto.Não permita que a sua energia vocal atinja um nível tão baixo que o som emitidose torna “áspero” (rouquidão).Evite cochichar (quando o fazemos submetemos as cordas vocais a um grandeesforço e desgaste).Não fume, para que as suas cordas vocais não sejam agredidas e para que aqualidade da sua voz não se altere de uma forma persistente.Evite a ingestão de bebidas que desidratam as cordas vocais como bebidas comcafeína (chá preto, café), bebidas gaseificadas e álcool.Evite ambientes com ar condicionado.Não grite sem suporte respiratório.
 
Terapia da FalaExercícios Voz 3
Evite o uso de roupas demasiado apertadas nas regiões do abdómen, cintura,peito e pescoço, uma vez que estas dificultam a respiração e, consequentemente,a produção de som.Não utilize um som grave demais ou agudo demais.Evite falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas.Evite falar ou cantar em demasia durante o período pré – menstrual.Evite a alimentação com excesso de condimentos (dão origem a azia, má digestãoe refluxo de secreções gástricas que podem atingir as cordas vocais).

Activity (198)

You've already reviewed this. Edit your review.
Rita Pedro liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Rita Maria liked this
Josy Xavier liked this
Josy Xavier liked this
Sheilla Peixoto liked this
Ellen Veiga liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->