Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Informativo Vargem Grande Comunidade Saudável - Ano 1 - nº 10

Informativo Vargem Grande Comunidade Saudável - Ano 1 - nº 10

Ratings: (0)|Views: 34 |Likes:
Published by CPCD

More info:

Published by: CPCD on Mar 31, 2014
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/10/2014

pdf

text

original

 
 
Informativo Ano 1 - nº 10 - Vargem Grande, 1º a 31 de março de 2.014.
 
Aconteceu - 10/03 -
A equipe de Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudáveis trabalha em prol da comunidade. Os ADCSs desenvolveram uma pesquisa com os moradores da Rua Ipê Roxo e visam transformar a rua em um lugar mais saudável. A partir de entrevistas o grupo norteará as ações na rua. Dez pessoas foram entrevistadas.
- 10/03 -
Oficina de Bornal de Jogos na Casa Referência do Projeto. Foram discutidos a utilização de jogos que contribuem com a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual das crianças, além de atitudes como o respeito. Seis crianças participaram da oficina e utilizaram os  jogos: Miragem, Abre a Carta, Conta Pontos, Damática, jogo da Memória, Afeto e Torre de Hanói. Conheça mais sobre os jogos do Bornal, acesse 
- 11/03 e 18/03 -
 Aconteceram duas oficinas de produção de sabonete líquido. Vinte e oito pessoas, 24 (vinte e quatro) crianças e 4 (quatro) adultos, participaram da atividade. Ambas as oficinas aconteceram sob a coordenação da equipe de ADCS, uma aconteceu na Casa Referência e outra na ONG Sorriso do Futuro. O objetivo da equipe foi replicar as tecnologias, reduzir as despesas familiares e mostrar para as crianças a importância da higienização. Foram produzidos 3 (três) litros de sabonete.
 
 
Anote a receita!
Ingredientes
-
2L de água
-
1 barra de sabão UFE ralado
-
5 ml de essência de erva-doce
-
1 pacotinho de erva-doce em semente Modo de fazer Ralar o sabão e reservar. Faça o chá da erva – torre a erva e sem seguida misture um pouco de água, deixando ferver por 5minutos. Reserve o chá. Em seguida leve o sabão ralado ao fogo em 2L de água e deixe dissolver totalmente. Misture o chá e desligue o fogo. Adicione a essência, espere esfriar e depois é só envasar em vasilha de vidro com tampa.
- 12/03 -
A equipe de ADCS promoveu na Casa Referência do Projeto oficina de brincadeiras com as crianças da comunidade. As crianças divertiram-se com as brincadeiras, Rouba Bandeira, Queimada e O dono da Rua. Oito crianças participaram da oficina. A atividade visa a socialização do grupo.
1
 
- 13/03 -
Dia de Soletrando! As crianças aguardavam ansiosas pela brincadeira, que teve como objetivo testar os conhecimentos de cada participante. Quatro crianças da comunidade compartilharam seus conhecimentos. Com este  jogo a equipe de ADCS identificará quais os pontos serão trabalhados para reduzir os problemas com a escrita e a ortografia. 
- 13/03 -
 Mais uma receita sustentável foi testada e aprovada: creme de goiaba. A novidade foi experimentada na casa de Dona Dilma Monteiro, moradora do bairro. É mais uma receita saborosa e nutritiva, que compõe um cardápio saudável e sustentável.
Ingredientes
-
3 goiabas com casca
-
2 copos de água
-
2 colheres de maisena
-
2 colheres de açúcar
Modo de fazer
Lavar as goiabas, acrescentar um copo de água e bater no liquidificador. Coar e em uma panela acrescentar os outros ingredientes. Em seguida levar ao fogo e mexer bem até engrossar. Despejar em forma umedecida e levar à geladeira.
- 14/03 -
Oficina de reaproveitamento de alimentos na Casa Referência do Projeto, com a participação de 15 (quinze) crianças da comunidade. A receita experimentada foi uma torta de talos, nutritiva e fácil de fazer.
- 14/03 -
 O Projeto recebeu a visita de estudantes do Colégio Equipe, que estavam desenvolvendo trabalho de campo sobre a cratera e a formação do bairro. Durante a visita foram apresentadas algumas tecnologias do CPCD e entregue material informativo.
- 14/03 -
 Caixa literária em frente à Escola Estadual Ayrton Sena na rua Ypê Roxo. A atividade contou com a participação de 5 (cinco) mães e 23 (vinte e três) crianças. A equipe divulgou as atividades promovidas pelo projeto, em especial a Biblioteca. Algumas mães que aguardavam a saída dos filhos envolveram-se com o material e demonstraram interesse nas oficinas oferecidas pela equipe.
- 18/03 -
 Um grupo de 9 (nove) jovens, escriturários, da Biblioteca “Caminhos da leitura” do bairro Colônia, esteve na Casa Referência do Projeto e participaram da oficina de tinta de terra em cartões. Foram pintados 15 (quinze) cartões.
- 19/03 -
 Oficina de brinquedo “Come Mosca” na Casa Referência. O objetivo da oficina foi discutir a reutilização de resíduos e a criação de brinquedos. Sete crianças participaram da oficina e confeccionaram 8 (oito) brinquedos. O material usado foi papelão, giz de cera, grampeador,
 
2
 
barbante e revistas. Esta foi a maneira que a equipe de educadores encontrou para contribuir com a limpeza das ruas de Vargem Grande.
 
Aprenda a fazer o “Come Mosca” Corta-se o papelão no formato oval e dobra-se ao meio. Na parte de cima desenha-se o olho, ou faz uma colagem bem bonita! Prende-se com o grampeador uma alça de papel em cima e outra embaixo para encaixar a mão. Na margem de cima da dobradura prende-se o barbante com um pedaçinho de papelão na outra ponta.
- 18 a 27/03 -
 Mobilização na comunidade para participação da Oficina de Permacultura e Bioconstrução.
- 19/03 -
Reunião com as equipes do projeto e direção da Escola Estadual Ayrton Sena. O objetivo da reunião foi a entrega da Algibeira Literária (tecnologia do CPCD) e planejamento de atividades que acontecerão dentro da escola como caixa literária, Bornal de Jogos, Mediação de Leitura, Oficinas de tinta de terra. Esta atividade faz parte do trabalho proposto para 2014, tornar Vargem Grande uma comunidade saudáve,l partindo dos quadrantes, usando as ruas como inspiração para ações.
- 20/03 -
 Elaboração de MDIs, Mobilização e planejamento para dar início a alfabetização de idosos no bairro. Foram visitadas 3 senhoras que ficaram ansiosas para começar o trabalho efetivamente, já ficando combinado um encontro para o próximo dia 25 na casa da D. Maria da Penha.
- 20/03 -
 Durante a oficina do Vôleisol, brincadeira que ao invés de utilizar as mãos para pegar e sacar a bola, são utilizados lençóis. A oficina aconteceu no campo da 17, Rua Ipê Roxo. Quinze crianças divididas em dois times criaram estratégias de jogo e trabalharam em equipe, foco do trabalho dos educadores.
- 21/03 -
 Planejamento e confecção de material para alfabetização de idosos do bairro. Foram confeccionados 2 alfabetos e placas para nomear móveis e utensílios da cozinha. Dona Maria da Penha foi a primeira moradora visitada. A princípio a equipe desenvolverá o trabalho com 5 (cinco) idosos.
- 24/03 -
 Visita aos Pontos Luminosos e alimentação do sistema do Georreferenciamento de Vargem Grande. Na oportunidade foram visitadas a E. E. Ayrton Sena e Casa Luz Fernando.
-
As práticas de Permacultura acontecem com frequência. Desta vez aconteceu oficina de horta em pneus na casa da ADCS Bruna Coutinho. Foram criados três canteiros onde serão plantadas mudas de morango e hortelãzinho.
- 26/03 -
 O Projeto recebeu a Polonesa Jolanta Galecka, que está em viagem ao Brasil para conhecer experiências na área de educação. A expectativa de todos é muito grande, pois, é mais uma pessoa que se interessa pelo trabalho desenvolvido na comunidade.
- 26/03 -
 Atendendo pedidos da comunidade, aconteceu uma oficina de produção de xarope caseiro. O resgate da cultura também faz parte do trabalho desenvolvido pela equipe de educadores.
3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->