Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
24Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Farmácia da Terra - Globo Repórter

Farmácia da Terra - Globo Repórter

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 8,623 |Likes:
Published by Z76A
Globo Repórter
Globo Repórter

More info:

Published by: Z76A on Oct 25, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/04/2013

pdf

text

original

 
FARMÁCIA DA TERRA – Globo Repórter – 16/10/1009
Lavrador surpreende cientistas com pomadanatural
Mistura de ervas ajuda a curar problemas de pele. Primeiros testes dizem que produto é cicatrizante,antibacteriano e antifungos.
BEATRIZ THIELMANN
Brumadinho (MG) e Campinas (SP)Ouro, pedras preciosas e minério são riquezas de montanhas que estimularam a família imperial a percorrer as trilhas e os atalhos de um pedaço de Minas Gerais. Isso foi há 200 anos. O trecho daestrada que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro é uma rota que mantém a tradição da fortuna e dossegredos escondidos pela terra, ou melhor, que brotam da terra. É interminável a variedade de plantas medicinais já encontradas na região. E o remédio do mato, o remédio da raiz, o remédio datradição, que fazem parte da cultura popular, não param de surpreender a ciência.Uma das descobertas veio das terras do lavrador Dario Moreira Dinis, de 79 anos. Ele, que mora emJoatuba, distante 70 quilômetros de Belo Horizonte, se orgulha de contar que é dono de uma receita"tiro e queda" para problemas na pele. E o teste mais importante foi feito nele mesmo. "Eu sofricom uma micose na perna durante dois anos. Não curava de jeito nenhum", conta.Remédio de farmácia, benzedeiras, nada resolvia. Até que, em um dia de muita dor, voltava paracasa quando uma coisa estranha aconteceu. Ele conta que parece ter tido uma visão: "Quando euvirei para descer para minha casa, passou tudo pela minha testa: o que eu fizesse curaria minha perna".E o santo remédio estava muito perto, em canteiros, de onde ele tirou a receita que considera divina."A pomada tem transagem, alcanfor e assa-peixe", descreve. E mais: ele acrescentou bálsamo emarcelinha. Feliz da vida, saiu receitando a pomada para a vizinhança. Mesmo assim, levou suainvenção para os pesquisadores conhecerem."Ele veio e pediu que nós o ajudássemos com esses estudos, uma vez que não teria condições. Elehavia desenvolvido uma fórmula que não pode ser comercializada da maneira como preparou", diz
 
a doutora em ciência Tania Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).Seu Dario procurou o lugar certo. A pomada está sendo analisada pela equipe de Tania Toledo. Oremédio já está sendo testado em humanos, e os resultados não deixam dúvidas: a pomada de seuDario é cicatrizante, antibacteriana e mata os fungos. Será patenteada em breve. "Ela não pode ficar no ar", diz o lavrador.
Laranja combate o colesterol
Cientistas acreditam que, além da fruta, o repolho roxo, a uva e o urucum seriam detergentesnaturais para limpar o sangue. Pesquisadores descobrem planta contra as rugas e o envelhecimento.
BEATRIZ THIELMANN
Viçosa (MG)A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi inaugurada em 1926. Além de estimular oconhecimento, se transformou em forte aliada do desenvolvimento agrícola de Minas Gerais. Há 20anos começou a se destacar também nas pesquisas na área da saúde. Hoje está entre os centros maisimportantes de estudos do Brasil.Como é rica a farmácia da terra estudada na UFV. "De frutos cítricos, como a laranja, nós extraímosum flavonóide denominado naringina. Ele serve para reduzir gordura e açúcar no sangue. Baixatanto o colesterol quanto diminui o diabetes. Temos pesquisas na fase pré-clínica, com animais delaboratório, e na fase clínica, com humanos, comprovando seus efeitos", afirma a doutora emciência Tania Toledo de Oliveira, da UFV.Além da laranja, o repolho roxo e a uva, seriam os detergentes naturais para limpar o sangue? Oscientistas acreditam que sim. Já conseguiram extrair da uva e do repolho roxo uma substância quereduz em mais de 70% a gordura no sangue. E mais outra grata surpresa: o urucum também podeajudar a combater o colesterol ruim."A população, naturalmente, já consome essa substância em grandes quantidades em algumasregiões, principalmente Norte e Nordeste, e ela tem esse efeito benéfico", comenta Tania Toledo.E as novidades ainda mais surpreendentes estão para ser anunciadas pela equipe da doutora TâniaToledo. "Nós temos pesquisas com mais oito medicamentos para câncer, diabetes e nível alto decolesterol no sangue", revela.Outra conquista está para ser anunciada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Asubstância que pode se transformar em remédio é uma casca encontrada em mangues. Até agora, ostestes feitos em animais comprovaram que no caso de úlcera gástrica o resultado do manguevermelho é o mesmo do tratamento convencional, aquele que utiliza medicamentos já conhecidos.
 
Só que existe uma diferença muito importante: a dose para a cura da úlcera é 60 vezes menor."Sabemos que quanto maior a dose utilizada de determinado medicamento maior é a quantidade deefeitos colaterais possíveis. No caso do mangue vermelho, nós usamos doses extremamente baixas.Portanto, a chance de encontrarmos efeitos colaterais acaba sendo menor", esclarece a doutora emfarmacologia Alba Monteiro, da Unicamp.Desde 2006 o mangue vermelho vem sendo estudado pelos pesquisadores da Unicamp. Os testesem humanos devem começar em breve."O conhecimento popular conta em todas as fases. É um bem extremamente valioso. O que fazemosnão é questionar o conhecimento popular, e sim reconhecê-lo", ressalta o biólogo Felipe Meira deFaria, da Unicamp.Dizem que a natureza é pródiga. E as plantas confirmam o poder ela tem. Até para nos deixar mais jovens. A pariparoba, uma planta nativa da Mata Atlântica, está tendo suas qualidadescientificamente comprovadas pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP)."Na luz verde, conseguimos ver uma mancha escura. É um composto antioxidante já conhecido da pariparoba. Ela não é um filtro solar, e sim um antioxidante. Precisamos 25 vezes menos desseextrato do que da vitamina E para fazer a mesma reação", explica a doutora em farmácia CristinaDislich Ropke, da USP.E os cientistas nos alegram: com a paribaroba, também conhecida como caopeba ou água-xima,quem sabe podemos encontrar a fonte da juventude um adeus às rugas?
Caju se transforma em poderoso cicatrizante
Película feita a partir do suco da fruta é indicada para queimaduras e feridas. Pesquisadora revela ossegredos da medicina popular e ensina quem não tem dinheiro a colher remédios no quintal.
BEATRIZ CASTRO
Baía da Traição (PB)Uma paisagem tropical. Quem olha, percebe logo uma fruta bastante conhecida de todos os brasileiros, saborosa, rica em vitamina C e ferro. Mas o que nem todo mundo enxerga no caju é um poderoso tratamento natural, já confirmado pela ciência, que recebeu o nome de acajumembrana:uma película feita a partir do suco de caju, indicada para queimaduras e feridas."Foi um remédio muito bom que purificou e sarou", conta a dona de casa Valdete de AndradeCavalcanti, que há pouco mais de dois meses mal conseguia andar. Sofria com um ferimentocrônico, provocado pelas varizes. Foi diariamente ao hospital, para fazer curativo, durante doisanos, sem resultado. A vida dela mudou depois do tratamento natural. Ela conta que em menos de

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->