Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Simulado Completo - XIII Exame

Simulado Completo - XIII Exame

Ratings: (0)|Views: 7,721 |Likes:
Published by ExameOAB_UI

More info:

Published by: ExameOAB_UI on Apr 04, 2014
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/20/2014

pdf

text

original

 
 
SIMULADO
 –
 XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
 Maro de 2014
 –
 
TIPO 1
 
 –
 Unidades
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
SIMULADO DA 1ª FASE OAB/FGV - Março de 2014
TIPO 1
 –
 BRANCA
(aplicação nas Unidades)
 
Atenção
(para a prova real)
 
Você está recebendo um caderno de prova do
tipo 1
. Portanto, verifique se sua folha de respostas é, também, do
tipo 1
. Verifique se o número deste caderno de provas coincide com o registrado no rodapé de cada página. Caso contrário, Notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providências.
Informações gerais
Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas das questões objetivas formuladas na prova de tipo 1; b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado das 80 (oitenta) questões, sem repetição ou falha, e o questionário de percepção sobre a prova, com 10 (dez) questões objetivas (não constará no simulado). Ao receber a folha de respostas você deve: a) conferir seu nome, número de identidade e número de inscrição; b) ler atentamente as instruções para a marcação das respostas das questões objetivas; c) assinar a folha de respostas, no espaço reservado, com caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta. As questões são identificadas pelo número que se situa acima do seu enunciado. Durante a aplicação da prova não será permitido: a) qualquer tipo de comunicação entre os examinandos; b) levantar da cadeira sem a devida autorização do fiscal de sala; c) portar aparelhos eletrônicos, tais como bipe, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como chapéu, boné, gorro, etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha ou corretivo de qualquer espécie. A FGV realizará a coleta da impressão digital dos examinandos na folha de respostas. Não será permitida a troca da folha de respostas por erro do examinando. O tempo disponível para esta prova será de 5 (cinco) horas, já incluído o tempo para marcação da folha de respostas. Reserve os vinte minutos finais para marcar sua folha de respostas. Para fins de avaliação, serão levadas em consideração apenas as marcações realizadas na folha de respostas. Somente após decorridas duas horas do início da prova você poderá retirar-se da sala de prova sem levar o caderno de questões. Somente após decorridas quatro horas do início da prova você poderá retirar-se da sala de prova levando o caderno de questões. Quando terminar sua prova, entregue a folha de respostas devidamente preenchida e assinada ao fiscal da sala. Os 3 (três) últimos examinandos de cada sala só poderão sair juntos, devendo testemunhar o lacre da embalagem de segurança pelo fiscal de aplicação, contendo os documentos que serão usados na correção das provas dos examinandos, assinando termo quanto a esse procedimento. Caso algum desses examinandos insista em sair do local de aplicação antes de presenciar o procedimento descrito, deverá assinar termo desistindo do Exame. Caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros examinandos, pelo fiscal de aplicação da sala e pelo Coordenador da unidade de provas.
Boa prova simulada! Prof.
Darlan Barroso
 
DIREÇÃO PEDAGÓGICA OAB
Prof.
Marco Antonio Araujo Junior
 
VICE-PRESIDENTE ACADÊMICO
 
 
SIMULADO
 –
 XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
 MARÇO DE 2014
 –
 TIPO 1
Questão 1
O advogado João, decorridos cinco anos de atuação em determinada ação indenizatória a favor de Josuel, após discussão a respeito de seus honorários, foi surpreendido por petição nos autos protocolada pelo advogado Túlio que, munido de procuração atual outorgada por Josuel, em poucas palavras, informou o juízo que eventuais publicações para manifestações processuais deveriam ser dirigidas a sua pessoa, pois, a requerimento de seu cliente, passaria a representá-lo a partir de então. Com base no caso narrado, a respeito do mandato judicial, assinale a afirmativa correta nos termos do Código de Ética e Disciplina. A) O mandato extrajudicial não se extingue pelo decurso de tempo, mas o mandato judicial, para a segurança do outorgante, exige a sua renovação após cinco anos da sua outorga. B) A quebra da confiança recíproca entre o outorgante e o seu patrono não justifica a extinção do mandato. C) A renúncia do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, bem como não retira do advogado o direito de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência. D) O mandato judicial ou extrajudicial não se extingue pelo decurso de tempo, desde que permaneça a confiança recíproca entre o outorgante e o seu patrono no interesse da causa.
Questão 2
Julio, advogado, foi contratado pela empresa Dívidas Ltda. para assessorá-la e atuar judicialmente em sua defesa em inúmeras ações tributárias. Após três anos dedicados exclusivamente à empresa, por motivos pessoais, optou por renunciar as procurações que havia recebido em todos os processos e, consequentemente, deixou de prestar serviços a esta. Apesar do prometido, a empresa não pagou os honorários devidos a Julio, alegando que, além da das dificuldades financeiras, os processos em que o advogado atuou não foram concluídos. Sob a perspectiva do Estatuto da Advocacia, no presente caso, o prazo para a prescrição da pretensão de cobrança dos honorários devidos tem início a partir da: A) ultimação do serviço extrajudicial. B) da transação. C) do trânsito em julgado das ações em que atuou. D) da renúncia do mandato.
Questão 3
Mario, bacharel em direito, após aprovação no Exame de Ordem compareceu junto a OAB a fim de requerer a sua inscrição como advogado. No mesmo dia a advogada Fernanda informou a OAB que Mario havia trabalhado em seu escritório e que o mesmo não cumpria com o requisito de idoneidade moral exigido para a inscrição, pois respondia inúmeros processos criminais. Com base no caso narrado, nos termos do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta. A) A inidoneidade moral, suscitada por qualquer pessoa, deve ser declarada mediante decisão que obtenha no mínimo dois terços dos votos de todos os membros do Conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar. B) A inidoneidade moral pode ser suscitada apenas por advogados, a fim de preservar a dignidade e a confiabilidade de toda a classe. C) A inidoneidade moral, suscitada por advogados, deve ser declarada mediante decisão que obtenha no mínimo dois terços dos votos de todos os membros da Subseção correspondente ao local do domicílio profissional do futuro advogado. D) O requisito de idoneidade moral apenas está prejudicado se o interessado à inscrição tiver sido condenado por crime infamante, salvo reabilitação judicial.
Questão 4
Sobre as competências dos Conselhos Seccionais da OAB assinale a afirmativa correta, nos termos do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia. A) Intervir, parcial ou totalmente, nas Subseções e na Caixa de Assistência dos Advogados, onde e quando constatar grave violação do Estatuto, do seu Regulamento Geral e do Regimento Interno do Conselho Seccional. B) Propor mediante resolução a tabela de custas do Conselho Federal. C) Fiscalizar e cobrar as transferências devidas pelas Subseções ao Conselho Federal, propondo à Diretoria a intervenção nas tesourarias das inadimplentes. D) Aplicar penas disciplinares, no caso de infração cometida no âmbito do Conselho Federal.
Questão 5
Antunes, advogado e sócio de um escritório de advocacia especializado em Direito Penal, durante período em que defendia um de seus clientes em ação penal referente a caso de grande repercussão nacional, foi convidado a participar de programa de televisão amplamente conhecido, para conferir entrevista com a finalidade de esclarecer tema jurídico de interesse geral. Com base na situação descrita, nos termos do Código de Ética e Disciplina, assinale a afirmativa correta. A) O advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou de qualquer outro meio, para manifestação profissional comete infração disciplinar passível de sanção de censura. B) Quando convidado para manifestação pública, por qualquer modo e forma, visando ao esclarecimento de tema  jurídico de interesse geral, deve o advogado evitar insinuações a promoção pessoal ou profissional. C) O advogado deve abster-se de responder casualmente consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social. D) O advogado pode debater, em qualquer veículo de divulgação, apenas causas de seu patrocínio, sendo impedido eticamente de abordar tema que comprometa a dignidade da profissão.
Questão 6
Alfredo, advogado com inscrição principal na OAB/SP, é sócio de um prestigiado escritório de advocacia na cidade de São Paulo, com filiais nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará e Santa
 
 
SIMULADO
 –
 XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
 MARÇO DE 2014
 –
 TIPO 1
Catarina, Estados em que possui inscrições suplementares. A
empresa “Só transportes Ltda.” representa um dos principais
clientes da banca jurídica, possuindo ações judiciais em diversas cidades do Brasil. Em determinada ação em trâmite na cidade de Palmas/TO a empresa, através de auditoria interna, apurou que o advogado Alfredo prejudicou, por culpa grave, interesse confiado ao seu patrocínio e, por conta disso, optou por representá-lo perante a OAB, a fim de que seja instaurado competente processo disciplinar para apurar o ocorrido e punir o profissional. A partir da situação hipotética mencionada, nos termos do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta. A) Se o advogado Alfredo ocultar-se, ou for revel, o Presidente do Conselho Seccional da OAB/SP poderá optar pelo  julgamento antecipado do processo disciplinar, presumindo-se verdadeiros os fatos alegados pela empresa representante. B) O Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Seccional onde o advogado Alfredo tenha praticado a infração pode suspendê-lo preventivamente, em caso de repercussão prejudicial à dignidade da advocacia. C) A decisão condenatória irrecorrível deve ser imediatamente comunicada ao Conselho Seccional onde o representado tenha praticado a infração, para constar dos respectivos assentamentos. D) O poder de punir disciplinarmente o advogado Alfredo compete ao Conselho Seccional da OAB/TO.
Questão 7
Sobre as Caixas de Assistência dos Advogados, assinale a afirmativa correta nos termos do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia. A) São criadas mediante aprovação e registro de seus estatutos pelo Conselho Federal. B) Possuem diretoria composta de três membros, com atribuições definidas no seu Regimento Interno. C) Em caso de extinção ou desativação, seu patrimônio se incorpora ao do Conselho Federal. D) Tem direito a metade da receita das anuidades recebidas pelo Conselho Seccional, considerando o valor resultante após as deduções obrigatórias.
 Questão 8
A advogada Josefa foi contratada por Regina para ingressar com determinada ação trabalhista em face da empresa XYZ Ltda., na qual havia trabalhado por quinze anos. No momento da distribuição da referida ação verificou que não havia recebido procuração de Regina e que os direitos que seriam pretendidos estavam próximos de sua prescrição. Após contatar sua cliente optou por distribuir a ação, mesmo sem procuração, pois obteve informação de que esta estava em viagem e retornaria em dez dias. Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta. A) A advogada Josefa, afirmando urgência, pode atuar sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazo de dez dias, prorrogável por igual período. B) O jus postulandi das partes na Justiça do Trabalho dispensa a obrigatoriedade da apresentação da procuração. C) A advogada Josefa, mediante requerimento ao juiz, pode atuar sem procuração pelo prazo de dez dias, prorrogável por igual período. D) A advogada Josefa, afirmando urgência, pode atuar sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazo de quinze dias, prorrogável por igual período.
Questão 9
São direitos do advogado, exceto. A) não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em  julgado, senão em prisão domiciliar. B) exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional. C) ingressar livremente em qualquer assembleia ou reunião de que participe ou possa participar o seu cliente, desde que munido de poderes especiais. D) retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias.
Questão 10
Antonio, advogado, passou a exercer função de gerente em determinada instituição financeira privada. Concomitantemente, continuou exercendo a advocacia nos casos em que já atuava, deixando, no entanto, de aceitar novos clientes. Sob a perspectiva do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta. A) Antonio tornou-se impedido para o exercício da advocacia, sendo os atos privativos de advogado praticados, a partir de então, anuláveis. B) Antonio poderá atuar exclusivamente nas ações judiciais de interesse da instituição em que passou a exercer a função de gerente. C) Antonio passou a exercer atividade incompatível com a advocacia, sendo os atos privativos de advogado praticados, a partir de então, considerados nulos. D) Antonio, caso continue exercendo atividades privativas de advogado, poderá ser suspenso.
Questão 11
Considere a seguinte afirmação de Hans Kelsen: "O Estado deve ser representado como uma pessoa diferente do Direito para que o Direito possa justificar o Estado - que cria este Direito e se lhe submete. E o Direito só pode  justificar o Estado quando é pressuposto como uma ordem essencialmente diferente do Estado, oposta à sua originária natureza, o poder, e, por isso mesmo, reta ou justa em qualquer sentido. Assim o Estado é transformado, de um simples fato de poder, em Estado de Direito que se justifica
pelo fato de fazer direito.” (KELSEN, Hans.
 Teoria Pura do Direito. 6ª Edição - São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 316.) Kelsen, em sua Teoria Pura do Direito, verifica ligação essencial entre o Estado e o Direito, adotando posicionamento favorável as seguintes classificações do Direito. A) Direito objetivo e Estatal. B) Direito subjetivo e natural. C) Direito positivo e não Estatal. D) Direito natural e subjetivo.
Questão 12
Assinale a alternativa que melhor representa a teoria do conhecimento que acaba por prejudicar o desenvolvimento

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->