Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Custos_Artigo

Custos_Artigo

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 238|Likes:
Published by lauroprado
A melhor forma de se saber se uma empresa vai bem e agrega valor em seus resultados é dar uma olhada nos apontamentos de custos.
A melhor forma de se saber se uma empresa vai bem e agrega valor em seus resultados é dar uma olhada nos apontamentos de custos.

More info:

Published by: lauroprado on Feb 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF or read online from Scribd
See more
See less

05/08/2014

pdf

 
Sua empresa faz bem as contas? Ou faz de conta?
A melhor forma de se saber se uma empresa vai bem e agrega valor em seusresultados é dar uma olhada nos apontamentos de custos. Toda empresa deve ter suaforma de apuração de custos, além disto há uma urgência em rever o posicionamento dosexecutivos, gerentes e profissionais que atuam nesta área. Apresento a vocês algumasrazões para revermos o nosso posicionamento e conhecimento sobre a forma tradicionalde controlar custos.Principais dúvidas que o assunto “Custos” traz:
Qual é o melhor método de custeio a se utilizar?
Como definir um bom critério de rateio?
Quais são as limitações deste ou daquele método de custeio?
O que é ABC?
O que gestão total dos custos?
Qual é o melhor sistema de custo para a nova economia?.
Por ai vai a longa lista de dúvidas.Qualquer empresa deve gerar lucro operacional antes das despesas financeiras edos impostos, a nível suficiente para remunerar o capital empregado, isto é, remunerar odinheiro que os sócios, donos ou acionista colocaram na empresa.Caso isto não esteja ocorrendo o responsável pela área de custo deverá ter emmãos os números que expliquem se o problema advém da receita, dos custos ou dasdespesas.
 
A apuração de custos surgiu em atendimento às necessidades da administraçãonas organizações e, desde a época da Revolução Industrial,vem sendo aperfeiçoada comoparte do sistema de informação gerencial das empresas. Recentemente o sistema decusteio ABC vem sendo o preferido nas implantações e consultorias e sendo apontadacomo um dos melhores métodos de identificação de custos e de tomada de decisão.O objetivo da implantação de um sistema de custo é a avaliação dos estoques;alocação dos custos de produção; apuração dos custos dos produtos vendidos e emestoque; controle operacional dos recursos consumidos durante o período e finalmente aapuração individual dos custos dos produtos.A escolha de um método ou outro de custeio vai depender muito do tipo de negóciode cada empresa, do seu perfil de administração e principalmente do seu planoestratégico. Conhecer bem do negócio da empresa, ter uma ferramenta adequada deapuração de custos, certamente irá ajudar a tomada de decisão.O avao tecnológico das ferramentas de gestão e a própria necessidade decontrole sobre os recursos da empresa requerem que os profissionais financeiros,executivos e empreendedores passem por um reaprendizado sobre controle de custos. Aeconomia globalizada requer conhecimento profundo sobre controle e cálculo de custos,sendo o donio do conhecimento vital importância para a continuidade doempreendimento.Listo os pontos estratégicos a serem observados pela nova economia:Monopólio temporário - os produtos ficam obsoletos rapidamente
Vender serviços mais que vender mercadorias - saber quantificar o verdadeirocusto dos serviços
 
Custos fixos pesados - Na nova economia os custos variáveis até são bempequenos, porém os custos fixos são altos. As empresas têm que aprender acontrolar seus custos fixos.
A estrutura de altos custos fixo requer um investimento financeiro pesado decapital de giro que são captados através dos sócios, investidores, além de outrosdo mercado financeiro voltados para tal, Bolsa de Valores, por exemplo.
Inversão de fixação de preços - o preço de um produto ou serviço é fixado pelocliente - Os sistemas de custos devem ser adequados para demonstrar ondeestão aplicados os recursos da empresa para atender este cliente que dizquanto quer pagar.
Desestruturação da cadeia de valor - As diferentes partes da cadeia de valor nãoprecisam estar interligadas, não precisam estar num mesmo local, por exemplo:na internet não existe distância.Estruturar a empresa para processar dados através de definições de pontos decoletas, definir um modelo correto de custeio para seu tipo de negócio, compor indicadorespara itens importantes da gestão, são requerimentos mínimos para se obter sucesso nagestão de qualquer empresa.Concluindo lembro-lhes que atualmente não sofremos pela falta de informação, simpelo excesso, o mal da gestão atual é saber como filtrar a informação correta. O sistemade custeio bem definido e bem formulado é a base para se ter um bom filtro neste mar deinformações, propiciando a melhor tomada de decisão.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->