Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Os componentes do sistema nervoso central

Os componentes do sistema nervoso central

Ratings: (0)|Views: 5,387 |Likes:
Published by joao

More info:

Published by: joao on Nov 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/18/2013

pdf

text

original

 
Os componentes do sistemanervoso central
O sistema nervoso central é constituídopelo enfalo, pela espinal medula, por12 pares de nervos cranianos e por 31pares de nervos espinais. Têm comofunção a recolha, o processo e amemorização dos esmulos externos einternos, reagindo a eles com impulsosnervosos.
O encéfalo
é formado, em geral, por maisde dez mil milhões de células. Neuróniose outros componentes formam o tecidocerebral, mole e gelatinoso, que apenasmantêm a sua forma porque está contidona caixa craniana.O encéfalo está rodeado por trêsmembranas cujas funções são de nutriçãoe de protecção: dura-máter, a maisexterna e lida; aracide, percorridapor numerosos canais de liquidocefalorraquidiano e a pia-ter, a maisdelgada. As meninges prolongam-se atérevestirem toda a espinal medula. Entreelas encontram-se fibras nervosas e
 
vasos sanguíneos imersos no líquidocefalorraquidiano. O enfalo divide-seem várias partes que correspondem auma compartimentação anatómicafuncional:. Cérebro abrange a maior parte doencéfalo para além de desempenharalgumas funções básicas de recepção ede elaboração dos estímulos, também éresponsável pelas funções psíquicashumanas mais importantes;. Cerebelo exerce principalmente umcontrolo directo sobre os movimentosmusculares de precisão;. Sistema Límbico está envolvido namemorização e na elaboração deemoções;. Hipotálamo desenvolve umaactividade de controlo sobre a hipófise (aglândula endócrina mais importante) e demuitas outras funções vitais do corpo;. Tronco cerebral – faz parte do tálamo e“classifica” as mensagens de chegada esaída das outras zonas encefálicas,prolongando-se na medula espinal edesempenhando uma função de controlode algumas condições internas, como apressão sanguínea ou o ritmorespiratório.
 
 A medula espinal
é constituída por váriostipos de neurónios, provenientes doencéfalo ou dirigidos a ele, que se alojamno canal espinal (a cavidade queatravessa a coluna vertebral). Cumprefunções de transmissão de dadosnervosos de e para o encéfalo; contémigualmente importantes centros deregulação do sistema nervoso autónomo.A nível da espinal medula são criadasrespostas nervosas reflexasaosestímulos, nos quais o cérebro nãointervém.
Os nervos cranianos
partem da faceinferior do encéfalo e enviam e recebeminformações relativas á cabeça, aopescoço e á maioria dos órgãos internos.Destes nervos salientam-se os nervosaferentes, ou seja, levam para o encéfaloinformão proveniente dos órgãos dossentidos e eferentes, ou seja, conduzemsinais do sistema nervoso central para osórgãos efetores, como os músculos eglândulas.
Os nervos raquidianos
são fibras nervosasque se originam na medula espinal esaem da coluna vertebral aos pares.
 

Activity (21)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Viviana Loureiro liked this
Iêda Santana liked this
Wanderson Alves liked this
Diego Ribeiro liked this
Daianne Coutinho liked this
Felipe Mesquita liked this
Fabiana Andrade liked this
Saviane Hipolito liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->