Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
33Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TPM e sintomas

TPM e sintomas

Ratings:

4.85

(13)
|Views: 41,323 |Likes:
Published by GuiH.Melo
apostila de orientação para os Homens.

Compilando textos de várias fontes, e formando uma abrangente visão do assunto TPM.

Está ótima para imprimir!!!!
apostila de orientação para os Homens.

Compilando textos de várias fontes, e formando uma abrangente visão do assunto TPM.

Está ótima para imprimir!!!!

More info:

Published by: GuiH.Melo on Mar 06, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/08/2014

pdf

text

original

 
 
Tensão Pré-Menstrual
Transtornos relacionados por semelhança ou classificação
Síndrome Disfórica e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
A Organização Mundial de Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual como uma entidade patológica;enquanto isso a classificação norte americana já diferencia Síndrome pré-menstrual (Premenstrual Syndrome) daDesordem Disfórica Pré-Menstrual (Premenstrual Dysphoric Disorder). Esta deficiência, contudo, deverá ser corrigida na11ª edição do Código Internacional das Doenças.Não restam muitas dúvidas que existe um transtorno relacionado às fases do ciclo ovariano; quanto a serem doisdistúrbios não se tem tanta certeza. Está sendo discutido e estudado se a Síndrome P-M e a Desordem Disfórica P-Msão a mesma coisa, provavelmente sim.Qual a diferença entre elas?A Síndrome P-M refere-se às variações físicas e do humor nas mulheres. Surge uma a duas semanas antes damenstruação e desaparece no fim do fluxo menstrual. Este transtorno é tratado pelos ginecologistas. A DesordemDisfórica P-M não apresenta necessariamente a sintomatologia física enquanto a alteração do humor é grave osuficiente para interferir nas atividades rotineiras ou trabalhistas.Trataremos aqui como uma só doença pelo nome mais comum em nosso meio: Tensão Pré-Menstrual (TPM).
 
A TPM é comum?
 Aproximadamente 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, sendo queapenas 3 a 5% de forma grave a ponto de impedir a rotina ou o trabalho. Seu início ocorre em média aos 26 anos deidade e tende a piorar com o tempo. As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algumproblema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As mulheres que tiveram depressão pós-parto (uma condição considerada benigna) também estão mais sujeitas.
 
Principais Sintomas
 PsicológicosIrritabilidade, nervosismo, descontrole das ações ou emoções, agitação, raiva, insônia, dificuldade de concentração,letargia (lentificação para fazer as coisas), depressão, sensação de cansaço, ansiedade, confusão, esquecimentofreqüente, baixa auto-estima, paranóia, hipersensibilidade emocional, ataques de choro.GastrintestinaisDores abdominais, inchaço, constipação, náusea, vômitos, sensação de peso ou pressão na pelve.DermatológicosAcne, inflamações na pele com coceira, agravamento de problemas dermatológicos preexistentes.NeurológicosDores de cabeça, tonteira, desmaios, entorpecimento, irritabilidade, sensação de zumbido, machucar-se facilmente,contrações musculares, palpitações, descoordenação dos movimentosOutrosAumento da retenção de líquido causando sudorese fácil, intumescimento das mamas, e ganho de peso periódico,diminuição do volume da urina (o que contribui para a retenção de líquido). Aumento da predisposição a alergias egripes, alterações visuais (talvez devido a retenção de líquidos), conjuntivites (não necessariamente infecciosa),palpitações do coração, dores menstruais, diminuição da libido (desejo sexual), mudanças no apetite (para mais ou paramenos), ondas de calor.
 
 
 
O que pode ser confundido com a TPM?
 Causas psiquiátricasDepressão, Distimia, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar.Causas médicasAnemia, Distúrbios autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doençasdo colágeno.Quais são as causas da TPM?A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual oua queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar asneurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afetar os receptores fora do SistemaNervoso Central provocando os diversos outros sintomas.
 
Como se identifica a TPM?
 Durante o intervalo de 12 meses a mulher deverá ter apresentado na maioria dos ciclos pelo menos cinco dos sintomasabaixo:
 
Humor deprimido
 
Raiva ou irritabilidade
 
Dificuldade de concentração
 
Falta de interesse pelo que se costuma gostar
 
Aumento do apetite
 
Insônia ou hipersonia
 
Sensação de falta de controle sobre si mesmo
 
Algum sintoma corporal
 
Como se Trata a TPM?
 Com modificação na dieta, aumentando-se a quantidade de proteínas e diminuindo o açúcar, o sal, o café e o álcool.Fazendo exercícios regularmente, evitando o estresse, suplementando a dieta com vitamina B6, cálcio e magnésio.As alternativas medicamentosas são com contraceptivos orais e com antidepressivos inibidores da recaptação daserotonina. Recentemente a FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso da fluoxetina para o tratamento daTPM nos EUA.
 
Última Atualização: 3-05-2004Ref. Bibliograf:Liv 01 Liv 03 Liv 17 Liv 05Tensão Pré-Menstrual http://www.pslgroup.com/dg/142032.htmhttp://www.methodisthealth.com/WomensHealth/gynepmdd.htm http://www.womens-health.org/PMDD.html
 
 
 
Os Homens e o Fator TPM
Jamais vou entender as
mulheres
, eu sei. Mas tem um detalhe que atrapalha ainda maiso discernimento diante do sexo oposto. É o
Fator TPM
. Não há nada mais complicadonum relacionamento quando a namorada/ficante/repolhinho/noiva/esposa mergulha noindecifrável período da tensão pré-menstrual. Enfim, a situação do pobre sujeitoenamorado fica mais difícil do que a
primeira vez
com a própria guria. Ainda maisagoniante do que conhecer o pai da pretendente, mesmo ele sendo
coronel
do Exército brasileiro. E até mesmo mais terrível do que pegar outra mulher na frente do
irmão
dela! Em período tão conturbado, mais uma coisa pode piorar a situação: o senhor nãoterá poderes para aliviar as
tensões
da amada. Afinal, o célebre “no vermelho” não émuito favorável para essas coisas... Mas, para aqueles que desejam um futuro
promissor
 ao lado da moça, seguem algumas dicas totalmente excelentes em prol da harmonia daquele lar que vive o momento crítico:
Situação 1 –
Ela mandou você comprar absorventes na farmácia TAL, justamenteaquela que fica do outro lado da cidade.
O QUE FAZER:
 Não questione. Apenas vá. Também não ouse errar o tipo e a marca doabsorvente. Na volta, não diga nada. Largue o pacote da farmácia TAL no banheiro e vápara a frente da TV. Já, já, ela aparece com uma cervejinha gelada.
Situação 2 – 
Ela comeu TODA a caixa de chocolate que há 20 dias permanecia fechadaem cima da geladeira.
O QUE FAZER:
É, pho-deu, mas existe uma luz no fim do túnel. Se faça de louco. Nãocomente nada do que viu. Nem mesmo se os papéis das miniaturas dos chocolates maisgostosos do mundo estiverem boiando sobre o sofá da sala. Caro amigo, deixe o esporropara mais tarde. Ela pode matá-lo. Ou pior, arrancar seu garoto fora.
Situação 3 –
Ela insiste em discutir a relação, o famoso DR.
O QUE FAZER:
Corra. Corte a conversa imediatamente. Pode ter certeza, isso não vai dar certo. Se você não conseguir escapar da alçade mira da moça, use a tática dos melhores momentos do casal. Relembre aquele jantar maravilhoso em que os teus pais conheceram osdela e o cunhado gozador soltou piadinhas o evento inteiro. Discurse sobre as qualidades dela e o quanto você adora os sogros, ocachorro, aquele sapato de oncinha novinho em folha... Em 5min, ela estará relaxadinha.
Situação 4 –
Ela exige a tua presença no casamento da amiga-mais-insuportável-do-mundo (e o pior ela acha o mesmo da mala).
O QUE FAZER:
Diga sim sem gaguejar. Demonstre segurança e convicção. Esboce um sorriso, mas não tão largo, pois ela podedesconfiar da armação. Acrescente até que será uma festa ótima e que se divertirão como nunca. Sete dias passados, ela nem lembrará onome da noiva.
Situação 5 –
Ela ainda não se adaptou ao rock n´ roll, mas tu comprou aquele DVD procurado há mais de 15 anos, uma apresentaçãoraríssima do Led Zeppelin na Islândia em 1972.
O QUE FAZER:
Espere, espere e espere. Aguarde o fim do período de instabilidade da garota para revelar o achado. Se mostrá-lodurante a fase crítica, ela dirá que o Robert Plant “parece uma bicha cantando” e que não suporta “a guitarra irritante” do Jimmy Page. Você nunca mais conseguirá ouvi-lo novamente.
Situação 6 –
Ela acordou rosnando e te liga como se quisesse arrancar pedaço.
O QUE FAZER:
Meu amigo, muita calma nessa hora. Prefira dizer que está morrendo de saudade, que ela é linda, enfim, a mulher datua vida. Se não colar, tente encerrar a ligação o mais rápido possível sem que ela perceba qualquer movimento mais afoito. Deixe queela desconte a raiva acumulada nos colegas de trabalho, hehehe.
Situação 7 –
Ela acordou rosnando, te liga como se quisesse arrancar pedaço, mas no fim da tarde está extremamente feliz.
O QUE FAZER:
Óbvio que ela soltou os cachorros nos pobres colegas de trabalho! Apesar do Fator TPM, vale até propor um vinhozinho e uma tábua de queijo e presunto. Ela vai adorar e dormirá agarradinha contigo.
Situação 8 –
 A rapariga colocou aquele vestidinho rosa chock que só ELA adora.
O QUE FAZER:
Não ria. Não arregale os olhos. Elogie a garota, mesmo que ela esteja hor-rí-vel. Passeie de mãos dadas no shoppingse possível. Mostre-se forte e destemido. Ela nem vai perceber que sofre do Fator TPM.
Situação 9 –
Ela gastou uma nota em sapatos, vestidos, bijuterias e badulaques ridículos.
O QUE FAZER:
Essa é foda. Muito. Evite qualquer demonstração de irritação, mas não deixe de revelar descontentamento. Ela sabeque fez merda. E não terá a ousadia de dizer qualquer coisa. No fim do mês, mostre o extrato do cartão de crédito e sugira que ela peçaao pai o tão sonhado aspirador de pó.POSTED BY GUILHERME ZÉ GOTINHA AT7:22 PM 

Activity (33)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
veialatina liked this
Mariana Limeres liked this
Talita Barbalho liked this
Gabriel Schelle liked this
Alana Magalhães liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->