Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
59Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ANÁLISE DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Um estudo de caso em uma empresa de caldeiraria em São Luís

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Um estudo de caso em uma empresa de caldeiraria em São Luís

Ratings: (0)|Views: 27,761|Likes:
Analisa o comportamento organizacional em uma empresa de São Luís, pertencente ao ramo de caldeiraria e usinagem que teve seu plano de negócio modificado visando à expansão da carteira de cliente. Este estudo se deu a partir dos aspectos: comportamento organizacional, clima organizacional, cultura organizacional, sistemas organizacionais, satisfação e insatisfação no trabalho, liderança e poder, comportamento individual e grupal, destacando sobre psicologia da organização, importância da comunicação no meio organizacional. Para esta análise utilizou-se como método o estudo de caso. Como resultado a empresa tem pontos de melhoria para que o comportamento organizacional dentro de sua estrutura, seja um forte aliado no desenvolvimento de uma cultura salutar, impactando de forma positiva toda a cadeia produtiva de seus produtos e serviços.
Analisa o comportamento organizacional em uma empresa de São Luís, pertencente ao ramo de caldeiraria e usinagem que teve seu plano de negócio modificado visando à expansão da carteira de cliente. Este estudo se deu a partir dos aspectos: comportamento organizacional, clima organizacional, cultura organizacional, sistemas organizacionais, satisfação e insatisfação no trabalho, liderança e poder, comportamento individual e grupal, destacando sobre psicologia da organização, importância da comunicação no meio organizacional. Para esta análise utilizou-se como método o estudo de caso. Como resultado a empresa tem pontos de melhoria para que o comportamento organizacional dentro de sua estrutura, seja um forte aliado no desenvolvimento de uma cultura salutar, impactando de forma positiva toda a cadeia produtiva de seus produtos e serviços.

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Gerisval Alves Pessoa on Nov 08, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
ANÁLISE DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
Um estudo de caso em umaempresa de caldeiraria em São Luís.
Sandra Laurita de Araújo Alves
1
 RESUMO
O artigo analisa o comportamento organizacional em uma empresa de São Luís, pertencenteao ramo de caldeiraria e usinagem que teve seu plano de negócio modificado visando àexpansão da carteira de cliente. Este estudo se deu a partir dos aspectos: comportamentoorganizacional, clima organizacional, cultura organizacional, sistemas organizacionais,satisfação e insatisfação no trabalho, liderança e poder, comportamento individual e grupal,destacando sobre psicologia da organização, importância da comunicação no meioorganizacional. Para esta análise utilizou-se como método o estudo de caso. Como resultado aempresa tem pontos de melhoria para que o comportamento organizacional dentro de suaestrutura, seja um forte aliado no desenvolvimento de uma cultura salutar, impactando deforma positiva toda a cadeia produtiva de seus produtos e serviços.
Palavras-chave:
Comportamento organizacional. Processos organizacionais. Liderança.
1 INTRODUÇÃO
As organizações exercem um papel considerável na vida das pessoas, poismodelam os seus comportamentos e podem influenciar nas necessidades e motivos dosindivíduos em diferentes organizações, ou em grupos das mesmas, podendo assim incentivar a produtividade. O comportamento organizacional caracteriza-se pelo poder em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.O Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamentohumano focando as ações e atitudes do indivíduo, de grupos no meio organizacional. Assimcria meios para alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e o
turnover 
além de promover a cidadania organizacional. Além de focalizar comportamentos observáveis e açõesinteriores como pensar, perceber e decidir. Estuda o comportamento das pessoas do grupo eseus impactos, pois os grupos e organizações se comportam diferentes dos indivíduos.O Homem atual busca o seu autoconhecimento, para isso procura conhecer-semelhor, seja com relação a si, ou seja, em relação aos outros com os quais convivem. E assimnasce o comportamento organizacional, que tem como característica explicar, prever e
1
Aluna do curso de Pós Graduação e Gestão Estratégica de Qualidade da FAMA
1
 
controlar o comportamento do indivíduo no meio laboral. Os principais benefícios do estudodo comportamento organizacional são: o desenvolvimento de Habilidades - uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à disciplina e habilidades gerais; o crescimento pessoal -realização pessoal resultante de compreender os outros; melhoria da eficácia organizacional - porque revela fatores que contribuem para, ou impedem o desempenho eficaz. E atravésdesses benefícios aprimora-se o estudo do comportamento organizacional dentro dasempresas, fazendo estudo de caso que possibilitem um melhor desempenho das pessoasdentro das organizações.O tema da pesquisa a ser realizada refere-se ao comportamento organizacional emuma empresa de caldeiraria no município de São Luís. A partir dessa definição, formulamos o problema a ser pesquisado, que segundo Lakatos (1997), esclarece uma dificuldade específicacom a qual o pesquisador se defronta e que pretende resolver por intermédio da pesquisa. Nesse contexto, formulamos a seguinte pergunta:
Como se caracteriza o comportamentoorganizacional da empresa X diante das mudanças ocorridas com a abertura demercado para empresas nacionais, multinacionais e pequenas empresas?
Uma vez que no passado era voltado apenas para uma multinacional e algumas poucas empresas de pequeno porte.Considerando a questão a ser pesquisada, formulou-se o seguinte objetivo geral:Identificar as características do comportamento organizacional diante das mudançasorganizacionais ocorridas na empresa de caldeiraria, no período entre 2008 e 2009 e, para aconsecução do objetivo geral foram delimitados os objetivos específicos: identificar asalterações organizacionais ocorridas; identificar a fundamentação teórica que melhor explica aconstrução organizacional; identificar os principais traços do comportamento organizacionalem uma ambiente de mudanças e clima organizacional.O artigo foi fundamentado em avaliação bibliográficas e documental da empresa eestudo de caso concernente à área em questão. Foram aplicados questionários fechadosqualitativos aos empregados em população amostral aleatória de empregados, supervisores, eencarregados. Os dados foram tabulados, analisados e retirados as considerações.Para melhor compreensão o estudo em questão encontra-se estruturada comosegue: Introdução, apresentação do caso, análise do comportamento da empresa e conclusão.
2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2
 
De acordo com Porter (1999) a competição em nível global exige uma novaintegração entre as políticas econômica e social, enquanto a política econômica procuraincentivar a criação de riquezas, estimular a poupança e os investimentos e reduzir aintervenção governamental; a política social concentra-se na educação e necessidadeshumanas, auxiliando os desfavorecidos, protegendo os cidadãos e preservando o meioambiente. O aparente antagonismo sucumbe diante de uma reflexão mais profunda, pois umaeconomia saudável requer trabalhadores educados, saudáveis, com moradias decentes e que semotivem pelo senso de oportunidade. Nesta ótica devem-se buscar objetivos econômicos esociais, convergindo inovação e competição através do mercado. Assim, os programas sociaisdevem preparar os indivíduos para o mercado explorando a inovação e a competição, parasolucionar as reais causas dos seus problemas ao invés de transferi-los para outros grupossociais. Os estudos de Porter procuram esclarecer questões e definir uma teoria sobrevantagem competitiva estimulando uma análise mais detida, especialmente quando avalia acompetitividade em nível internacional, nacional ou das cidades como contextos semelhantes,distintos apenas em sua dimensão: “O entendimento da característica decisiva de um local que permite às suas empresas a criação e sustentação da vantagem competitiva em camposespecíficos” (PORTER, 1999, p. 173). Essa concepção aponta para novos papéis de empresase governos que concentram seus esforços para aumentar a competitividade.Para analisar os impactos das mudanças organizacionais no comportamento dosfuncionários, diversos autores contemporâneos partem da premissa de que as mudançasabruptas que refletem processos políticos associados a estratégias de mudanças do tipo
topdown
, constituem-se em fortes indutores de atitudes individuais e comportamentoscoletivos que reafirmam a tradicional visão dos empregados do setor operacional, sendo, a priori, inerte e resistente a mudanças.A definição de organização, para fornecer uma base para a compreensão dosfenômenos a serem estudados, está intimamente relacionada às estruturas organizacionais,dado que o problema organizacional é: como organizar os recursos para maximizar aeficiência ou os resultados? Os aspectos considerados na definição ou na percepção do queseja a organização, estabelecem os elementos básicos, indicadores da interpretação tanto noque se refere ao contexto histórico e seu momento no tempo, quanto de acordo com o modeloe a ótica adotados. Para Drucker (1999) a sociedade está em constante processo de mudança eatualmente, a capacidade de transformar informação em conhecimento, resulta de um processo dinâmico de transformação. Nesse contexto, um dos maiores desafios impostos àsorganizações é sistematizar a prática para administrar a autotransformação.3

Activity (59)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Thiago Reboucas liked this
Simone Maria liked this
Tony Sousa liked this
SantaRosa71 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->