Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
OS ESTUDOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

OS ESTUDOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

Ratings: (0)|Views: 1,277|Likes:
Published by elianinha
O objetivo do presente artigo é tecer algumas considerações sobre os fundamentos e as bases teóricas dos estudos na área de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) com a intenção é contribuir para a reflexão do tema dialogando com a formação de professores. No primeiro momento apresenta a definição de Ciência e Tecnologia, e seu breve histórico na América Latina. Além disso, mostra as dimensões educativas nas questões tecnocientíficas e a formação do professor para a educação no campo de CTS.
O objetivo do presente artigo é tecer algumas considerações sobre os fundamentos e as bases teóricas dos estudos na área de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) com a intenção é contribuir para a reflexão do tema dialogando com a formação de professores. No primeiro momento apresenta a definição de Ciência e Tecnologia, e seu breve histórico na América Latina. Além disso, mostra as dimensões educativas nas questões tecnocientíficas e a formação do professor para a educação no campo de CTS.

More info:

Published by: elianinha on Nov 08, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/16/2013

pdf

text

original

 
OS ESTUDOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NAFORMAÇÃO DO DOCENTE
*
Eliane Abel de Oliveira
**
Herivelto Moreira
Resumo:
O objetivo do presente artigo é tecer algumas considerações sobre os fundamentos eas bases teóricas dos estudos na área de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) com aintenção é contribuir para a reflexão do tema dialogando com a formação de professores. No primeiro momento apresenta a definição de Ciência e Tecnologia, e seu breve histórico naAmérica Latina. Além disso, mostra as dimensões educativas nas questões tecnocientíficas e aformação do professor para a educação no campo de CTS.
Palavras-chave: Tecnologia; Formação docente; Educação.1. INTRODUÇÃO
O campo de estudo de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgiu após a SegundaGuerra Mundial quando o mundo passava por um período conturbado, numa sucessão dedesastres relacionados com a Ciência e a Tecnologia, como, por exemplo, os acidentesnucleares, gerando a necessidade de revisão da política científico-tecnológica e sua relaçãocom a sociedade.Antes de seu surgimento, prevalecia uma concepção essencialista da Ciência eTecnologia como modelo de domínio político, promovendo um modo linear no qual
*
 
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Educação Infantil. Atualmentecursa mestrado em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (eliane@cdipr.org.br 
 
)
**
G
raduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Educação (University Of Dayton) e doutor em Educação (University Of Exeter ). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduaçãoem Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (heri.moreira@uol.com.br)
 
acreditava-se que o desenvolvimento de ambas gerava riqueza e bem estar social sem preocupar-se com os impactos gerados.Ao se falar em Ciências, cabe ressaltar que no início de sua jornada pela busca doconhecimento, a humanidade passou a questionar fatos do cotidiano. Para dar uma explicaçãoa estes fenômenos, buscava as respostas na mitologia. Contudo, ainda fazia-se necessáriorespostas mais contundentes e plausíveis que se aproximassem mais da realidade das pessoas.Este foi um dos primeiros passos para o surgimento das ciências. Mas o que vem a ser ciência?De Francis Bacon que instituiu um modelo científico por observações a Lakatos quetrouxe uma visão contemporânea da ciência, introduzindo a noção de programa científico de pesquisa, a ciência passou por rias fases conceituais do que é ciência, para isso, oconhecimento produzido pela humanidade é divido em senso comum e conhecimentocientífico.Denominamos o conhecimento adquirido pelas pessoas através do convívio social comoutros indivíduos de senso comum, este, por sua vez, é a base para um conhecimento maiselaborado, ou seja, o conhecimento científico. Portanto, pode-se afirmar que ciência é oconhecimento produzido seguindo um rigor metodológico, formado a partir da razão e doestudo minucioso de um fato, utilizando-se muitas vezes de artefatos tecnológicos.Ao analisar a palavra “tecnologia”, tem-se
techné 
= técnica
 
(do grego) e
logos
=conhecimento, aplicação ou interpretação. Portanto pode-se definir tecnologia como técnicado conhecimento, da aplicação e da interpretação, ou seja, um conjunto de técnicas, artes eofícios capazes de modificar e/ou transformar o ambiente natural, social e humano.Para os gregos clássicos como Platão e Aristóteles o termo “tecnologia” era utilizado para designar a habilidade de “saber fazer algo”. “A
techné 
não é, contudo, uma habilidadequalquer, porque segue certas regras. Por isso
techné 
significa também “ofício”. Em geral,
techné 
é toda série de regras por meio das quais se consegue algo” (MORA, 2001, p. 2820). Na idade moderna, incorporou-se o conceito grego de “saber fazer” com a utilizaçãode técnicas mecânicas chegando-se a considerar que “o saber é fundamentalmente técnico”.
 
Pode-se dizer então que a tecnologia surge para melhorar e colocar em prática aciência, dar forma a ela, implementando avanços, melhorias e criações desenvolvidas emlaboratórios. A tecnologia é o que chega às mãos do consumidor ou do usuário ou dasociedade, ou seja, as tecnologias não seriam outra coisa senão ciências aplicadas à produçãode artefatos.Enfim, a diferença entre ciência e tecnologia é tênue, quase imperceptível, devendo ser realizada uma análise minuciosa a partir de “seu interior como um corpo de conhecimento ecomo um sistema social”, tendo consciência de que a inovação tecnológica negligenciada aum estudo superficial tende a levar a modelos lineares (PINCH E BIJKER, 1997).Uma concepção linear acerca das relações entre ciência e tecnologia é excessivamenteingênua, pois, segundo Bazzo:
O rompimento entre conhecimentos científicos e artefatos tecnológicos não é muitoadequado, já que na própria configuração daqueles é necessário contar com estes. Oconhecimento científico da realidade e sua transformação tecnológica não são processos independentes e sucessivos, senão que se encontram entrelaçados em umatrama em que constantemente se juntam teorias e dados emricos com procedimentos cnicos e artefatos. Entretanto, por outro lado, o tecidotecnocientífico o existe à margem do próprio contexto social em que osconhecimentos e os artefatos resultam relevantes e adquirem valor. A tramatecnocientífica se desenvolve prendendo-se na urdidura de uma sociedade em queciência e tecnologia desempenham um papel decisivo em sua própria configuração.Portanto, o entrelaçamento entre ciência, tecnologia e sociedade obriga a analisar suas relações recíprocas com mais atenção do que implicaria a ingênua aplicação daclássica relação linear entre elas (2003, p. 154).
Portanto, o debate sobre ciência e tecnologia precisa ser realizado tendo em vista os benefícios sociais que podem ser colocados à disposição da população, ou seja, não se podeisolar a ciência ou a tecnologia como se ambas não tivessem cunho social.Da metade do século XX em diante, a tecnologia obteve grandes avanços a tal pontode não se conseguir mais conceber o conceito de desenvolvimento da sociedade sem embasar-se no uso da tecnologia, por isso a importância dos estudos CTS não só no âmbito acadêmicocomo também na esfera social.

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
João Vitor Osti liked this
diomardec liked this
rafaelmmoura liked this
elianinha liked this
Rodrigo Rod liked this
vitalvini liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->