Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
53Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
NBR7195 Cores Para Seguranca

NBR7195 Cores Para Seguranca

Ratings: (0)|Views: 8,271 |Likes:
Published by chipsoyo

More info:

Published by: chipsoyo on Nov 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/03/2013

pdf

text

original

 
Copyright © 1995,ABNT–Associação Brasileirade Normas TécnicasPrinted in Brazil/ Impresso no BrasilTodos os direitos reservadosSede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 - 28º andarCEP 20003-900 - Caixa Postal 1680Rio de Janeiro - RJTel.: PABX (021) 210-3122Telex: (021) 34333 ABNT - BREndereço Telegráfico:NORMATÉCNICA
ABNT-AssociaçãoBrasileira deNormas Técnicas
Palavras-chave: Cor. Segurança
NBR 7195
JUN 1995
Cores para segurança
3 páginasOrigem: Projeto NBR 7195/1993CB-02 - Comitê Brasileiro de Construção CivilCE-02.011.08 - Comissão de Estudo de Cores na Segurança do TrabalhoNBR 7195 - Safety color - ProcedureDescriptors: Color. SafetyEsta Norma substitui a NBR 7195/1982Válida a partir de 31.07.1995Procedimento
g) branca;h) preta.
3.1.1 Vermelha3.1.1.1
É a cor empregada para identificar e distinguir equi-pamentos de proteção e combate a incêndio, e sua loca-lização, inclusive portas de saída de emergência. Os aces-sórios destes equipamentos, como válvulas, registros, fil-tros, etc., devem ser identificados na cor amarela.
3.1.1.2
A cor vermelha não deve ser usada para assinalarperigo.
3.1.1.3
A cor vermelha também é utilizada em sinais deparada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes desinalização de tapumes, barricadas, etc., e em botõesinterruptores para paradas de emergência.
3.1.1.4
Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, amangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a deoxigênio de cor verde).
3.1.2 Alaranjada
É a cor empregada para indicar “perigo”. É utilizada, porexemplo, em:a)partes móveis e perigosas de máquinas eequipamentos;
1 Objetivo
Esta Norma fixa as cores que devem ser usadas paraprevenção de acidentes, empregadas para identificar eadvertir contra riscos.
2 Condições gerais
2.1
A indicação dos riscos por meio de cores não dis-pensa o emprego de outras formas de prevenção de aci-dentes.
2.2
Com exceção das cores verde, branca e preta, as de-mais cores padronizadas nesta Norma não devem serutilizadas na pintura do corpo de máquinas.
3 Condições específicas
3.1 Cores
(1)
As cores adotadas nesta Norma são as seguintes:a) vermelha;b) alaranjada;c) amarela;d) verde;e) azul;f) púrpura;
(1)
Recomenda-se pesquisar as normas relacionadas a cores para segurança.
Cópia não autorizada
 
2NBR 7195/1995
b)faces e proteções internas de caixas de disposi-tivos elétricos que possam ser abertas;c)equipamentos de salvamento aquático, comobóias circulares, coletes salva-vidas, flutuadoressalva-vidas e similares.
3.1.3 Amarela
É a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, porexemplo, em:a)escadas portáteis, exceto as de madeira, nas quaisa pintura fica restrita à face externa até a altura do3º degrau, para não ocultar eventuais defeitos;b)corrimãos, parapeitos, pisos e partes inferiores deescadas que apresentem riscos;c) espelhos de degraus;d)bordas de portas de elevadores de carga ou mistos,que se fecham automaticamente;e)faixas no piso de entrada de elevadores de carga oumistos e plataformas de carga;f)meios-fios ou diferenças de nível onde haja neces-sidade de chamar atenção;g)faixas de circulação conjunta de pessoas e em-pilhadeiras, máquinas de transporte de cargas, etc.;h)faixas em torno das áreas de sinalização dos equi-pamentos de combate a incêndio;i)paredes de fundo de corredores sem saída; j)partes superiores e laterais de passagens queapresentem risco;l)equipamentos de transporte e movimentação demateriais, como empilhadeiras, tratores, pontesrolantes, pórticos, guindastes, vagões e vago-netesde uso industrial, reboques, etc., inclusive suascabines, caçambas e torres;m) fundos de letreiros em avisos de advertência;n)pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientesde estruturas e equipamentos que apresentem ris-co de colisão;o)cavaletes, cancelas e outros dispositivos para blo-queio de passagem;p)pára-choques de veículos pesados de carga;q)acessórios da rede de combate a incêndio, comoválvulas de retenção, registros de passagem, etc.;r)faixas de delimitação de áreas destinadas à arma-zenagem.
3.1.4 Verde3.1.4.1
É a cor usada para caracterizar “segurança”. Éempregada para identificar:a)localização de caixas de equipamentos de pri-meirossocorros;b)caixas contendo equipamentos de proteção in-dividual;c)chuveiros de emergência e lava-olhos;d)localização de macas;e)faixas de delimitação de áreas seguras quanto ariscos mecânicos;f)faixas de delimitação de áreas de vivência (áreaspara fumantes, áreas de descanso, etc.);g)sinalização de portas de entrada das salas de aten-dimento de urgência;h)emblemas de segurança.
3.1.4.2
Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, amangueira de oxigênio deve ser de cor verde (e a deacetileno de cor vermelha).
3.1.5 Azul
É a cor empregada para indicar uma ação obrigatória, como,por exemplo:a)determinar o uso de EPI (Equipamento de ProteçãoIndividual) (por exemplo: “Use protetor auricular”);b)impedir a movimentação ou energização de equi-pamentos (por exemplo: “Não ligue esta chave”, “Nãoacione”).
3.1.6 Púrpura
É a cor usada para indicar os perigos provenientes dasradiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nu-cleares. É empregada, por exemplo, em:a)portas e aberturas que dão acesso a locais onde semanipulam ou armazenam materiais radioativos oucontaminados por materiais radioativos;b)locais onde tenham sido enterrados materiaisradioativos e equipamentos contaminados pormateriais radioativos;c) recipientes de materiais radioativos ou refugos demateriais radioativos e equipamentos contamina-dospor materiais radioativos;d) sinais luminosos para indicar equipamentos pro-dutores de radiações eletromagnéticas penetran-tese partículas nucleares.
Cópia não autorizada

Activity (53)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Franco Storto liked this
Luiza Sampaio liked this
mamunhoz liked this
Jorge Felz liked this
Jorge Felz liked this
Dany Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->