Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho Luther King

Trabalho Luther King

Ratings: (0)|Views: 267 |Likes:
Published by aida

More info:

Published by: aida on Nov 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/13/2013

pdf

text

original

 
Martin Luther King Jr .
Foi um grande líder negro americano que lutou pelosdireitos civisdos cidadãos, principalmente contra a discriminaçãoracial.Martin Luther King era pastor e sonhava com ummundo ondehouvesse liberdade e justiça para todos.
 
Líderdapopulação negra norte-americana, nasceu em 1929, em Atlanta, emorreu assassinado em 1968, em Memphis. O seu protagonismo foidecisivo para a declaração de inconstitucionalidade da segregaçãoracial dos negros. Eloquente ministro baptista, liderou o movimento afavor dos direitos civis da América Negra nos anos 50 até ao seuassassinato em 1968.As palavras de Martin Luther King, Jr. (1929-1968) foram ouvidas pelaAmérica e pelo mundo. 0 seu famoso discurso, “Eu Tenho umSonho...” (“I Have a Dream”) simboliza a visão de um mundo mais justo pelo qual King lutou de forma pacifica. Martin Luther King, Jr. éconsiderado o maior líder negro na história dos Estados Unidos.Martin Luther King, Jr., filho primogénito de Martin Luther King eAlberta Williams, nasceu em Atlanta, na Georgia, Estados Unidos. Seupai e avô materno foram pastores baptistas.King frequentou escolas públicas onde havia segregação racial. Foium aluno brilhante: formou-se do colegial aos 15 anos de idade econcluiu a faculdade aos 19.
Em 1951
, formou-se num Seminário Teológico. Quatro anos depois,obteve seu doutorado em Teologia pela Universidade de Boston, ondeconheceu Coretta Scott, uma estudante de Música com quem ele secasou em 1953. O casal teve quatro filhos.Yolanda Denise King (17 de Novembro de 1955, Montgomery,Alabama)Martin Luther King (neto) (23 de Outubro de 1957, Montgomery,Alabama)Dexter Scott King (30 de Janeiro de 1961, Atlanta, Georgia)Bernice Albertine King (28 de Março de 1963, Atlanta, Georgia) Todos os quatro filhos de King seguiram os passos do pai comoactivistas de direitos civis, apesar de que opiniões e crenças sejambastante diferentes entre eles.
 
 
Em 1954
, King aceitou um emprego como pastor na Igreja Batista daDexter Avenue em Montgomery, no estado do Alabama. Essa igrejaera uma poderosa instituição negra e possuía um públicopoliticamente consciente que já se manifestava contra adiscriminação.
No dia 1 de dezembro de 1955
, na cidade de Montgomery, noestado do Alabama, Rosa Parks, uma líder da Associação Nacional deAvanço do Povo Negro (NAACP), recebeu ordem de um motorista deautocarro para ceder seu assento a um passageiro branco. Por serecusar a seguir a ordem do motorista, Rosa Parks foi detida e levadaà prisão. Esse incidente levou a população negra a organizar umboicote: durante um ano, os negros de Montgomery se recusaram autilizar os autocarro da cidade.Martin Luther King Jr. foi eleito presidente da Associação para oAvanço de Montgomery (MIA) para coordenar o boicote à lei desegregação no transporte público. Foi assim que se iniciou a luta deKing pelos direitos civis nos Estados Unidos. King baseou sua luta nosideais de resistência pacífica, chegando até a visitar a Índia em 1959,para estudar as formas de protesto pacífico de Gandhi. Kingcontinuou a liderar protestos sem empregar violência. Apesar desempre lutar pacificamente contra a discriminação racial, King foipreso, sua família foi ameaçada de morte e sua casa foi destruída.
Em Fevereiro de 1956
, dois meses após o incidente Rosa Parks, umadvogado da MIA entrou com um processo no tribunal federal contraa lei de segregação dos autocarro da cidade de Montgomery. Otribunal decretou que a lei era inconstitucional; o governo deMontgomery apelou contra a decisão, mas sem sucesso. A primeirabatalha pelos direitos civis havia sido vencida.
Em 1957
, King ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã noSul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. Kingtornou-se o líder da organização, que tinha como objectivo acabarcom as leis de segregação por meio de manifestações e boicotespacíficos. Muitos brancos que viviam na região norte do paísapoiavam, inclusive financeiramente, o trabalho de King.
Em 1960
, King deixou a igreja de Montgomery e se mudou paraAtlanta, onde trabalhou como pastor juntamente com seu pai.No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos emdiversas idades norte-americanas. Ele organizou manifestações paraprotestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outroslugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendosido acusado de causar desordem pública. Na prisão, King escreveuuma famosa carta na qual afirmava que as pessoas tinham aresponsabilidade moral de desobedecer e lutar contra leis injustas.Após ser libertado, King continuou a liderar manifestações que tinhamcomo objectivo pôr um fim às leis de segregação racial nos EstadosUnidos.
 

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
mjf86 liked this
Lilly Araujo liked this
JeskaGuedes liked this
danilovieira1 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->