Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
72Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Demografia

Demografia

Ratings:

4.8

(5)
|Views: 54,951|Likes:
Published by mRta03
Descrição sobre a demografia da Universidade Aberta, Brasil
Descrição sobre a demografia da Universidade Aberta, Brasil

More info:

Published by: mRta03 on Mar 08, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/09/2013

pdf

text

original

 
     h    t    t   p   :     /     /   s   a     l   a   c   o   n   v     i   v     i   o .   c   o   m .   s   a   p   o .   p    t
Demografia
Apontamentos de:
 
Próspero Silva
Email:
pjrdasilva@sapo.pt
Data:
2002/03
A
Sala de Convívio da Universidade Aberta
é um site de apoio aos estudantes daUniversidade Aberta, criado por um aluno e enriquecido por muitos. Este documento éum texto de apoio gentilmente disponibilizado pelo seu autor , para que possa auxiliar ao estudo dos colegas. O autor não pode, de forma alguma, ser responsabilizado por eventuais erros ou lacunas existentes neste documento. Este documento não pretendesubstituir de forma alguma o estudo dos manuais adoptados para a disciplina em questão.A Universidade Aberta não tem quaisquer responsabilidades no conteúdo, criação edistribuição deste documento, não sendo possivel imputar-lhe quaisquer responsabilidades.
Copyright:
O conteúdo deste documento é propriedade do seu autor, não podendo ser  publicado e distribuido fora do site da Sala de Convívio da Universidade Aberta sem oseu consentimento prévio, expresso por escrito.
 
 1
DEMOGRAFIA
 
O ideal de
Platão
(428-348 a.C.) é o de uma população estacionáriaonde o número de fogos, por razões políticas e sociais, seria de5040. Platão acredita que é possível intervir no sentido de manter constante o volume da população da sua idade ideal, através dafixação de uma idade mínima para o casamento (30 anos para oshomens e 18 para as mulheres) e da limitação da idade da procriação(apenas os 10 ou 14 anos de casamento); o risco de a populaçãodiminuir resolver-se-ia através de uma punição para os que nãoqueriam ter filhos, os celibatários e os casais estéreis.
Aristóteles
(348-322 a.C.) é mais realista ao pensar sobretudo numnúmero estável de habitantes. Esta procura de estabilidade nãoimplica um número fixo de habitantes. Pelo contrário, ao aperceber-se que a natalidade e a mortalidade fazem variar o volume populacional, propõe uma "justa dimensão" da população.
Santo Agostinho
(345-430) e
São Gregório
(540-604) defendemque o casamento une marido e mulher para gerar filhos. Esta linhade pensamento é dominada pelo casamento cristão, numa perspectiva teológica e moral, enquanto que as duas anterioresformas foram analisadas numa perspectiva política e social. No
mercantilismo italiano
dois pensadores merecem referênciaespecial: a que defende um
populacionismo intransigente (Bobin eMontcherestien)
e a que defende um
populacionismo maisracional (Vauban).Jean Bodin
(1530-1596) afirma que uma população numerosa permite a valorização de um país. Ficou conhecido com a frase "Nãoexiste maior riqueza nem maior força que os homens".
 
 2
Montcherestien
(1575-1621) também defende o ponto de vista deque a grande riqueza da França é a inesgotável abundância dos seushomens.
Vauban
(1633-1707) é populacionista ao defender que a falta de população é a maior desgraça que pode acontecer ao reino. Ficouconhecido na história do pensamento demográfico pelas estimativasque faz e por chamar a atenção para a utilidade dos recenseamentosda população.
Thomas More
(1478-1535) ao estudar as causas da miséria do seu país, pensa que esta se deve a três factores: o luxo da nobreza, aexistência de muitos domésticos improdutivos e a extensão dacriação de carneiros.
 Achille Guillard
em 1855 que inventou o nome de "DemografiaComparada". Para este autor, Demografia "em sentido amplo,abrange a história natural e social da especie humana; em sentidorestrito, abrange o conhecimento matemático das polulações, dosseus movimentos gerais, dos seu estado físico, intelectual e moral".
Demografia:
é o estudo das populações humanas, claramentedelimitadas no tempo e no espaço.
Henry:
Demografia é a ciência que tem por objecto o estudocientífico das populações humanas no que diz respeito à suadimensão, estrutura, evolução e características gerais analisadas principalmente do ponto de vista quantitativo.
W. Peterson:
A demografia pode ser definida em sentido restrito elato. A demografia formal consiste na colheita da análise estatísticae na apresentação técnica de dados da população; baseia-se no pontode vista de que o crescimento da população é um processoautoestruturado, com uma interligação mais ou menos fixa entrefecundidade, mortalidade e estrutura por idades.

Activity (72)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ukwahaba Ukongo liked this
Ukwahaba Ukongo liked this
Irlandia Furlan liked this
Andre Garcia liked this
Adilton Pedro added this note|
Vou consultar sempre. Gostei do conteúdo
Milagre Pahuwa added this note|
o portalta +/- interessante. força
Anatalia Natacha Tibane added this note|
foi boa a ajuda achei o que procurava

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->