Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
169Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Classificacao Das Empresas

Classificacao Das Empresas

Ratings: (0)|Views: 47,600 |Likes:
Published by UmaCena
Classificação das Empresas
Classificação das Empresas

More info:

Published by: UmaCena on Nov 11, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/05/2013

pdf

text

original

 
Classificações da Empresa
Analisada a evolução da empresa ao longo dos tempos e as variáveis quecondicionam ou podem condicionar a sua actividade, é preciso enquadra-la comdiferentes critérios.De entre os possíveis critérios classificativos foram escolhidos seis por serem osmais relevantes, quer do ponto de vista pedagógico, quer por permitirem a visualizaçãodo panorama empresarial português.Assim são referidas as seguintes classificações:
Quanto à forma jurídica – 
reparte as empresas de acordo com os seus direitose obrigações contratuais e legais e com as responsabilidades perante terceiros.
Por sectores de actividade – 
divide as empresas de acordo com a natureza eorigem dos produtos por elas fabricados ou dos serviços que prestam àcomunidade.
Por distribuição geográfica – 
permite uma visão da distribuição regional dasempresas e verificar a existência ou não de assimetrias a nível do país.
Quanto à actividade económica – 
divide as empresas em comerciais eindustriais, isto é, distingue as que vendem aquilo que compram, das quevendem aquilo que transformam.
Quanto à propriedade dos meios de produção – 
dá-nos a conhecer quais sãoos detentores dos factores de produção necessários ao funcionamento daempresa.
Quanto à sua dimensão – 
reparte as empresas de acordo com determinadoscritérios, em pequenas, médias e grandes.
 
Quanto à forma jurídica
Esta classificação divide as empresas de acordo com as suas responsabilidadescivis e comerciais e dos seus direitos contratuais ou legais.Segundo o art. 13º do Código das Sociedades Comerciais, (Decreto-lei nº262/86, de 2 de Setembro), podemos encontrar em Portugal os seguintes tipos deempresas:
individuaisEmpresas- em nome colectivo- por quotassociedades- em comandita- anónimas
Analisemos sucintamente cada um destes tipos de empresas:
Empresas Individuais
Empresa em que o proprietário do capital é uma única pessoa. Deste modo, o património do proprietário da empresa é constituído por duas espécies de bens: os particulares e os afectos à actividade económica. A responsabilidade do empresário éilimitada, confundindo-se a personalidade jurídica da empresa com a do seu empresário.Assim o seu património individual responde pelas consequências da sua actividadecomercial.Actualmente, existe a possibilidade dos empresários em nome individualoptarem pelo regime de estabelecimento individual de responsabilidade limitada.A firma, nome pelo qual a empresa é conhecida e referenciada no universoeconómico, deverá ser constituída pelo nome civil completo ou abreviado do proprietário, seguido ou não da actividade a que se dedica.Exemplos:
José Maria VieiraJMV – Construções
 
Sociedade em Nome Colectivo
De acordo com o art. 175º do Código das Sociedades Comerciais, aresponsabilidade dos sócios é
solidária
e
ilimitada
.
Ilimitada
, porque pelas dividas da sociedade respondem os bens afectos àactividade económica e, complementarmente, os bens particulares de cada sócio.
Solidária
, porque neste tipo de sociedade vigora o principio de um por todos etodos por um. Assim, em caso de falência, a parte das dívidas que não foi coberta por  bens afectos à actividade económica pode ser exigida pelos credores, indiferentemente aqualquer sócio da sociedade, independentemente da sua entrada.A firma deste tipo de sociedades pode incluir o nome de todos os sócios ouapenas o nome ou a firma de um deles, seguido, neste caso, do aditamento e “&Companhia”, ou qualquer outro que indique a existência de mais sócios.Exemplos:
Maia & PiresMaia & Companhia
Sociedades em Comandita
Sociedades em que existem sócios com responsabilidades diferentes: os sócioscomanditários, que entram para a sociedade com o capital, têm uma responsabilidadelimitada à sua entrada e não interferem na gestão da sociedade. Os sócios comanditadosentram para a sociedade com o seu trabalho e têm responsabilidade ilimitada.A firma das sociedades em comandita deve conter pelo menos o nome de umdos sócios de responsabilidade ilimitada. De acordo com a lei, o nome dos sócioscomanditários não pode fazer parte da firma da empresa, a não ser com o seuconsentimento expresso.Exemplos:
Rui Costa, em comanditaR. Costa & comandita

Activity (169)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Delicio Claudio Langa added this note
Ajudou- me bastante..
Souza Silva liked this
Amanda Terao liked this
Dylan Almeida liked this
Flávia Martins liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->