Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
169Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Classificacao Das Empresas

Classificacao Das Empresas

Ratings: (0)|Views: 48,093 |Likes:
Published by UmaCena
Classificação das Empresas
Classificação das Empresas

More info:

Published by: UmaCena on Nov 11, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/05/2013

pdf

text

original

 
Classificações da Empresa
Analisada a evolução da empresa ao longo dos tempos e as variáveis quecondicionam ou podem condicionar a sua actividade, é preciso enquadra-la comdiferentes critérios.De entre os possíveis critérios classificativos foram escolhidos seis por serem osmais relevantes, quer do ponto de vista pedagógico, quer por permitirem a visualizaçãodo panorama empresarial português.Assim são referidas as seguintes classificações:
Quanto à forma jurídica – 
reparte as empresas de acordo com os seus direitose obrigações contratuais e legais e com as responsabilidades perante terceiros.
Por sectores de actividade – 
divide as empresas de acordo com a natureza eorigem dos produtos por elas fabricados ou dos serviços que prestam àcomunidade.
Por distribuição geográfica – 
permite uma visão da distribuição regional dasempresas e verificar a existência ou não de assimetrias a nível do país.
Quanto à actividade económica – 
divide as empresas em comerciais eindustriais, isto é, distingue as que vendem aquilo que compram, das quevendem aquilo que transformam.
Quanto à propriedade dos meios de produção – 
dá-nos a conhecer quais sãoos detentores dos factores de produção necessários ao funcionamento daempresa.
Quanto à sua dimensão – 
reparte as empresas de acordo com determinadoscritérios, em pequenas, médias e grandes.
 
Quanto à forma jurídica
Esta classificação divide as empresas de acordo com as suas responsabilidadescivis e comerciais e dos seus direitos contratuais ou legais.Segundo o art. 13º do Código das Sociedades Comerciais, (Decreto-lei nº262/86, de 2 de Setembro), podemos encontrar em Portugal os seguintes tipos deempresas:
individuaisEmpresas- em nome colectivo- por quotassociedades- em comandita- anónimas
Analisemos sucintamente cada um destes tipos de empresas:
Empresas Individuais
Empresa em que o proprietário do capital é uma única pessoa. Deste modo, o património do proprietário da empresa é constituído por duas espécies de bens: os particulares e os afectos à actividade económica. A responsabilidade do empresário éilimitada, confundindo-se a personalidade jurídica da empresa com a do seu empresário.Assim o seu património individual responde pelas consequências da sua actividadecomercial.Actualmente, existe a possibilidade dos empresários em nome individualoptarem pelo regime de estabelecimento individual de responsabilidade limitada.A firma, nome pelo qual a empresa é conhecida e referenciada no universoeconómico, deverá ser constituída pelo nome civil completo ou abreviado do proprietário, seguido ou não da actividade a que se dedica.Exemplos:
José Maria VieiraJMV – Construções
 
Sociedade em Nome Colectivo
De acordo com o art. 175º do Código das Sociedades Comerciais, aresponsabilidade dos sócios é
solidária
e
ilimitada
.
Ilimitada
, porque pelas dividas da sociedade respondem os bens afectos àactividade económica e, complementarmente, os bens particulares de cada sócio.
Solidária
, porque neste tipo de sociedade vigora o principio de um por todos etodos por um. Assim, em caso de falência, a parte das dívidas que não foi coberta por  bens afectos à actividade económica pode ser exigida pelos credores, indiferentemente aqualquer sócio da sociedade, independentemente da sua entrada.A firma deste tipo de sociedades pode incluir o nome de todos os sócios ouapenas o nome ou a firma de um deles, seguido, neste caso, do aditamento e “&Companhia”, ou qualquer outro que indique a existência de mais sócios.Exemplos:
Maia & PiresMaia & Companhia
Sociedades em Comandita
Sociedades em que existem sócios com responsabilidades diferentes: os sócioscomanditários, que entram para a sociedade com o capital, têm uma responsabilidadelimitada à sua entrada e não interferem na gestão da sociedade. Os sócios comanditadosentram para a sociedade com o seu trabalho e têm responsabilidade ilimitada.A firma das sociedades em comandita deve conter pelo menos o nome de umdos sócios de responsabilidade ilimitada. De acordo com a lei, o nome dos sócioscomanditários não pode fazer parte da firma da empresa, a não ser com o seuconsentimento expresso.Exemplos:
Rui Costa, em comanditaR. Costa & comandita

Activity (169)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Delicio Claudio Langa added this note
Ajudou- me bastante..
Souza Silva liked this
Amanda Terao liked this
Dylan Almeida liked this
Tete Tpc added this note
PORQUE TODAS EMPRESAS PUBLICAS SAO EMPRESAS MAS NEM TODAS EMPRESAS SAO PUBLICAS

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->