Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Elaborar um trabalho escolar a partir de um tema

Elaborar um trabalho escolar a partir de um tema

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 7,300 |Likes:
Published by cnrecursos

More info:

Published by: cnrecursos on Mar 11, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/15/2013

pdf

text

original

 
 
ESCOLA 2, 3 FERNANDO PESSOACIÊNCIAS NATURAIS – 3º CICLO – DOCUMENTO DEAPOIO
Elaborar um trabalho escolar a partir de umtema
 
1..
Antes de mais é necessário definir os aspectos do temaque serão tratados. Uma forma de proceder é fazer uma lista detodos os pontos possíveis e passíveis de serem abordados. A partirdaqui devem-se seleccionar os tópicos realmente importantes aserem desenvolvidos, tendo presente o objectivo do trabalho. 
2.. Delimitar o tema
Qualquer assunto pode ser investigadosob rios ângulos e, por muito que se deseje, o é possívelabordar todos os aspectos de um só vez. Normalmente, osprofessores, quando pedem um trabalho, delimitam já o âmbito domesmo, o que facilita a vida aos alunos. Mas se isso não acontecer,não desesperes. Delimitar um tema de pesquisa não é um bicho-de-sete-cabeças. Para isso, começa por fazer uma lista, no papel, detodos os pontos possíveis de serem abordados, com asinformações que tens sobre o assunto. Depois escolhe aqueles querealmente devem ser desenvolvidos. Este é um exercício muitointeressante, porque as questões levantadas servirão como um pré-roteiro ao longo do processo de investigação, sendo igualmente umapoio na fase de elaboração do texto final. Este primeirolevantamento de questões deve ser o mais amplo possível, paradepois ser reduzido a aspectos realmente fundamentais, que serãopesquisados em profundidade.
3.. Reunir informações
Depois de delimitado o tema, passa-se à recolha de informações em livros e artigos acessíveis e fáceisde consultar, tais como manuais didácticos, enciclopédias gerais ouespecializadas, revistas, jornais e também na Internet. Dependendodo assunto, é possível reunir uma boa variedade de material depesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Entramos,agora, na fase de tratamento dos dados obtidos. Podes começar porescolher as fontes que parecem mais interessantes e ricas eminformações e começa a analisá-las. Para trabalhares com material
 
encontrado na Internet, imprime ou faz download dos textos queparecerem realmente úteis. Dessa forma, não precisas ficar muitotempo ligado à Internet.
4.. Análise dos dados obtidos
Agora que já sabes o quê eonde pesquisar, que partir para a leitura e compreeno domaterial recolhido e dos apontamentos, que mais tarde servirão debase para o texto final. Reserva um caderno para escrever todas astuas observações e resumos. Folhas soltas são mais fáceis paraanotar, mas também mais fáceis de perder.
5.. Atenção e organização
Antes de começares a ler e aanalisar os materiais, deves encontrar a melhor maneira deorganizar a informação que recolheste. Podes, por exemplo, fazeranotões num caderno, tendo sempre o cuidado de indicar asfontes donde foram retiradas essas informões. Se preferiressublinhar as partes mais importantes no próprio texto, o teesqueças de tirar cópias do material. Procura não riscar ou escreverem livros e enciclopédias, principalmente quando eles sãoemprestados. Para entenderes bem o conteúdo de um texto, devesfazer mais que uma leitura. Lê cada um dos textos uma vez,prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, fazsegunda leitura e vai anotando ou sublinhando todas asinformações que considerares relevantes para o teu trabalho. Sesublinhares um texto, faz breves anotações ao lado (com uma ouduas palavras, no máximo). No final da leitura, isso ajudar-te-á alocalizar as ideias que melhor se encaixam no teu trabalho. Destamaneira, não corres o risco de te perderes no meio de umaquantidade muito grande de textos sublinhados.
6.. Preparação do texto final
Agora que já dispões de umagrande quantidade de informões sobre o tema pesquisado,procura traçar o plano do teu texto final.
Vamos ver um exemplo?
1- Numa pesquisa sobre água,começaríamos por apresentá-la como um líquido vital para os seresvivos no planeta, lembrando que se trata de um recurso naturalcada vez mais escasso. 2-Em seguida, destacaríamos os ciclos daágua e as regiões da Terra onde há maior abundância e escassez dolíquido. 3- Num capítulo à parte, poderíamos discutir a situação daágua em Portugal. 4-Para encerrar, mostraríamos uma ou duasiniciativas bem-sucedidas de aproveitamento e economia da águadoce existente. Depois de elaborado o plano, estás preparado paraa etapa final: a redacção do trabalho.
7.. A redacção final
Nesta fase deves procurar escrever,com palavras tuas, o que entendeste dos textos analisados. Parecedifícil? Pois fica sabendo que redigir um texto sobre um assunto queera quase desconhecido pode ser fascinante. assim vaisperceber a quantidade de coisas que aprendeste em o poucotempo!

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Carlos Fonseca liked this
edaplo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->