Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
119Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exemplos - Tipos de Pesquisa

Exemplos - Tipos de Pesquisa

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 37,859|Likes:
Published by Maristela Rebonato

More info:

Published by: Maristela Rebonato on Nov 15, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
EXEMPLO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Teoria e Método da Psicologia Social no Brasil: Avaliação dos Textos Publicadospelas Revistas da ABRAPSO, SBPOT e SBPP
Odair Furtado
 Nesta mesa iremos debater aspectos que definem a Psicologia Social no Brasil a partir das nossas principais publicações neste campo. Trata-se de trabalho desenvolvidodurante a disciplina de Psicologia Social Contemponea do Programa de s-Graduação em Psicologia da UnB. Nosso objetivo foi identificar e analisar a produçãocientífica na área de Psicologia Social da revista Psicologia e Sociedade (ABRAPSO),da revista Psicologia: Organização e Trabalho (SBPOT) e da revista Psicologia Política(SBPP) desde o início de sua publicação. Estas revistas são as mais representativas daPsicologia Social no Brasil e congregam nossos melhores e mais produtivos autorescientíficos. Há que se considerar que já há número suficiente de números publicados para que se tenha noção e possibilidade de um balanço que nos permita identificar astendências atuais, o estado da arte da Psicologia Social no Brasil. Utilizamos comométodo a leitura sistemática dos artigos e sua categorização conforme a corrente teórica,conforme o método adotado, conforme o tema abordado e conforme a bibliografiautilizada. Com isso pudemos definir um quadro representativo da Psicologia Social brasileira a partir de suas publicações. Ao mesmo tempo trata-se também de contribuir com a história recente da Psicologia Social no Brasil, na medida que foi possível traçar um panorama da Psicologia e Sociedade desde final dos anos 70 e a maneira como sedesenvolveu a Psicologia Social neste período a partir da publicações dos periódicos daABRAPSO.
Outros Autores:
Lucia Henriques Sallorenzo, Cynthia R. Corrêa Araujo Ciarallo e Elisabeth ZulmiraRossi
 
EXEMPLO DE PESQUISA DOCUMENTAL
Trabalho Prisional e Reicidência Criminal
Gustavo Henrique Hoffmann
Esta pesquisa de iniciação cientifica foi propiciada pela prática de ExtensãoUniversitária da FURB, onde o contato com a realidade prisional de Blumenau colocoucomo problema social e científico a criminalidade e a reincidência criminal. Destaforma problematizou-se a seguinte questão: quais as relações entre reincidência criminale inserção social do egresso prisional no mercado de trabalho? Essas relações foram possíveis de inferir a partir de uma análise documental das práticas sociais judiciáriasexpressas pelos documentos jurídicos de 50 reincidentes criminais dispostos no PresídioRegional de Blumenau em 2002. Os resultados foram analisados interpretativamenteatravés do marco teórico da criminologia crítica e de Foucault. A análise documentalapresentou duas instituições do aparelho judiciário, Presídio e Varas Criminais, querelacionam inserção social do egresso prisional no mercado de trabalho e prática dedelitos geradora da reincidência criminal. Ambas instituições formatam complexos jogos de poder-saber que engendram subjetividades distintas em seus interstícios. AsVaras Criminais encarregados do julgamento do sujeito jurídico, o infrator, apresentamrelações que auxiliam na condenação deste sujeito. O presídio, encarregado de penalizar o infrator, cria em seu interstício o delinqüente, sujeito psicológico-ético do crime. Asrelações estabelecidas pelo Presídio estão orientadas pelas prescrições legais da LEP e para autoconservação institucional. A análise das práticas sociais judiciárias permiteinferir que existem complexos mecanismos de poder-saber que funcionam no interior destas instituições onde nada entre reincidência criminal e inserção social do egresso nomercado de trabalho são constituídas pelos fins de reinserção social ou ressocializaçãodo egresso prisional.
Outros Autores:
Márcia Cristina Gonçalves de Oliveira Frassão
 
EXEMPLO DE PESQUISA EXPERIMENTAL
O efeito da música na redução de ansiedade em pacientes submetidos a cateterismocardíaco
 Danielle Misumi Watanabe
Ansiedade é uma resposta normal do ser humano frente ao desconhecido. Contudo,quando exagerada pode levar à ocorncia de doenças, constituindo-se em umimportante alvo de cuidados. O cateterismo cardíaco, embora seja um exame, é um procedimento médico invasivo que envolve sentimentos de incerteza, estresse, medo eansiedade. Estudos revelam que a música envolve uma resposta de relaxamento, podendo ser um método de intervenção para redução da ansiedade. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da música na redução dos níveis de ansiedade em pacientes submetidos a cateterismo cardíaco pela primeira vez. O estudo foi realizadono período de setembro a novembro de 2004. Participaram do protocolo 70 pacientes deorigem ambulatorial, independente do sexo, divididos em 2 grupos: um grupo controlesubmetido ao procedimento da maneira convencional e um grupo intervençãosubmetido ao procedimento com um fundo musical. Foi utilizado o Inventário deAnsiedade Beck e um questionário de avaliação do procedimento aplicado no pré e póscateterismo imediato. Os resultados indicaram uma redução do nível de ansiedade deantes para depois do procedimento em ambos os grupos, contudo, maior no grupo deintervenção. Constatou-se também que os pacientes não eram tão ansiosos mesmo antesdo exame. Concluiu-se que a música se mostrou um bom método de intervenção, sendode fácil aplicabilidade, fácil aderência e boa tolerância. O efeito positivo constatadoreforça os resultados de pesquisas anteriores, porém este estudo traz a inovação domomento em que o estímulo foi aplicado.
Outros Autores:
Cintia Emi Watanabe Bellkiss Wilma Romano

Activity (119)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Maria Luiza liked this
Fabiana Diniz liked this
Rosi Peixoto liked this
Ana Katia Reis liked this
Catia Pereira liked this
Sheyla Ponzio liked this
Aline Mota liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->