Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
20Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Manual Aquario - Filtro Biologico Do Fundo

Manual Aquario - Filtro Biologico Do Fundo

Ratings: (0)|Views: 10,778|Likes:
Published by Fisicultor

More info:

Published by: Fisicultor on Nov 18, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/10/2012

pdf

text

original

 
Manual de Instruções de seu AquárioFiltro Biológico de Fundo
Descobrindo seu aquário
Um aquário não é apenas um recipiente de vidro com pedrinhas, plantinhas e bombinhasdentro. Trata-se de um micro mundo, um microcosmo mesmo. Este mundo dependeexclusivamente de você para ir bem ou mal. Podemos dizer que os aquaristas são "deuses"de seu aquário e não simplesmente donos, tal a dependência que este pequeno mundo temde seu proprietário.O objetivo de qualquer aquarista deve ir muito além do desejo de manter vivos os animaispor muito tempo. O principal objetivo de qualquer aquarista que se preze deve ser manteros animais como se estes estivessem na natureza. É o mínimo que podemos fazer quandosabemos que os colocaremos em um ambiente de espaço limitado e instável.Se estes animais estivessem na natureza, estariam em um ambiente de espaço ilimitado,certamente correndo menos riscos e muito bem alimentados.
Importante:
Nunca se esqueça. Estamos falando de um aquário de água doce, destinado àmanutenção de peixes variados e compatíveis entre si com sistema de filtragem biológica defundo (UGF - Under Gravel Filter) . É importante saber disso, pois quando for atendido porum lojista, ele irá lhe fazer esta pergunta para que seja possível um atendimento melhor emais adequado. Você deve saber que seu sistema de filtragem é um tanto quanto limitado e, dependendo do ponto de vista, um tanto quanto arcaico, mas funciona perfeitamente bem,se a manutenção correta for efetuada e se você possuir os equipamentos adequados para osistema. Lembre-se que nada o impede de mudar o sistema de filtragem no futuro, oumesmo adquirir equipamentos mais modernos. Encare este seu aquário como um bomaprendizado. O primeiro passo para que se torne um excelente aquarista.
Montando o Aquário
Seu aquário deve possuir:- Filtro Biológico - placas pretas furadas e encaixáveis de tamanhos variados- Tubos pretos ou transparentes conectáveis- Bomba(s) Submersa (s) ou Compressor de ar- Cascalho- Plantas artificiais- Enfeites plásticos ou cerâmicos (opcional)- Pedras grandes de decoração (opcional)- Calha de iluminação- Lâmpada (s)- Termômetro com ventosa para fixação- Termostato/aquecedor (opcional no ato da compra do aquário, mas obrigatório no inverno)- Tubo de Tetra Aquasafe
 
- Filtro Externo (opcional no ato da compra do aquário, mas indispensável para um aquárioperfeito).- Sifão (opcional de compra imediata, mas obrigatório para manutenção periódica)- Teste de pH, corretivos acidificantes e alcalinizantes (opcional de compra imediata, masobrigatório para que se saiba o pH e que haja um controle)Para montá-lo, comece pelo cascalho. Lave bem todo o cascalho em um balde ou bacia, depreferência sem prévio uso, ou que não tenha sido usado produtos de limpeza comodetergente, por exemplo. Deixe a água da torneira encher este balde onde já está ocascalho, esfregue e despeje a água fora. Repita a operação várias vezes, até que vocêperceba que a água agora permanece limpa, mesmo que você esfregue.Em seguida, monte o filtro biológico conectando as placas pretas por todo o fundo doaquário. Não tem importância se uma parte do aquário ficar sem placas.Você notará que, dependendo do tamanho do aquário, haverá uma, duas ou três destasplacas que apresentarão um redutor (uma placa-torre). Esta placa diferenciada serve paraque você encaixe os tubos pretos. É por aí que a água vai sair. Coloque então os tubospretos até uns 10cm da superfície. Coloque a(s) bomba(s) sumbmersa (s) na superfíciedeste tubo.No caso de compressor de ar, coloque os tubos até quase a superfície. Passe a mangueiratransparente pelo furo da peça chamada "cotovelo". Então prenda a pedra porosa na pontada mangueira e encaixe o cotovelo na ponta da torre. Certifique-se que a pedra porosapresa à mangueira esteja próxima ao fundo do aquário, mas não encostada no fundo. Uns 3a 4 cm seria o ideal. Prenda a outra ponta da mangueira ao compressor de ar. Note que estesistema de compressor de ar é arcaico e extremamente barulhento. Quando puder, compreuma bomba submersa e guarde o compressor para ser usado em algum ornamento que usebolhas.Agora, despeje o cascalho no aquário. Cuidado! Faça isso lentamente evitando deixar ospedriscos baterem no vidro da frente ou mesmo cair com muita violência sobre as placaspretas. Você pode usar um saco plástico ou uma tigela para amortecer o impacto docascalho. Ajeite com a mão o cascalho no fundo do tanque para que não fiquem elevaçõesdisformes. Normalmente, costuma-se fazer uma espécie de uma rampa, ou seja, maiscascalho no fundo e menos cascalho na frente, mas isso não é relevante.Pegue a mangueira de água e comece a encher o tanque lentamente. Quando o nível daágua atingir o meio do tanque, dê uma olhada na água. Se estiver muito turva, retire estaágua e encha o aquário novamente. Ou então, com o uso de suas mangueiras, permaneçapor alguns minutos enchendo e esvaziando o aquário. Assim você elimina o excesso dedetritos e a água fica cristalina.Ainda com a água pela metade, "plante" as plantinhas artificiais ao seu gosto e coloque aspedras grandes e troncos (opcional).Plantadas as plantinhase colocados os objetos de decoração, passe a encher novamente oaquário.Evite comprar plantas naturais, pois este sistema não é adequado para elas.
 
Quando a água atingir a faixa de até 3 cm antes da superfície, ligue as bombas à tomada,não sem antes verificar a voltagem.Posicione o filtro externo atrás do tanque e ligue-o à tomada. Certifique-se que o refil estácolocado no local apropriado dentro do filtro.Marque a temperatura desejada em seu termostato. Para peixes tropicais, a média é de 28graus. Alguns termostatos não possuem o sistema de temperatura programável enecessitam de regulagem. Se este for o caso, fale com um lojista pedindo explicações.Ajuste seu termômetro em um local visível para você, colando a ventosa em uma dasparedes do aquário.Coloque as tampas de vidro no aquário e posicione a calha de iluminação (se houver) com alâmpada devidamente acoplada e testada. Pode acender a luz.Existem 3 tipos básicos de iluminação para aquários. O mais comum e econômico seriam aslâmpadas incandescentes, normalmente de 15W. O segundo método seria os tubosfluorescentes, que, sem sombra de dúvidas são mais bonitos e eficientes, mas não cabemem qualquer aquário e são um pouco mais caros. O terceiro método, é o das lâmpadas PL,que são econômicas e iluminam muito mais que as lâmpadas incandescentes comuns. Usamo mesmo bocal das incandescentes, mas produzem luz fluorescente. É a grande sensação domomento, especialmente para aquários pequenos, pois são econômicas, muito duráveis,produzem um visual belíssimo e são facílimas de instalar.Verifique se tudo está ao seu contento. Se quiser, a qualquer momento poderá adicionarmais plantas, mas enfeites ou mudar a decoração das pedras grandes, se houver. Cuidadoapenas para não transbordar o aquário ao colocar o braço dentro dele. Deixe uma margemde segurança no nível da água. Além disso, sempre lave bem as mãos antes de colocá-lasna água do aquário.Pingue agora a dosagem recomendada de AquaSafe em seu aquário. Lembre-se : Adosagem indicada é de 5 ml para cada 10 litros de água doce. Isso ajudará a equilibrar oseu pH, a eliminar alguns elementos tóxicos da água, elementos estes que vêm com a águade torneira como cloro, cobre, e metais pesados.
E agora?
Bem, agora vem a parte mais dolorosa do aquarismo. Esperar.Todos reconhecemos o quanto é duro ficar esperando o aquário "maturar" , mas éimportantíssimo que você tenha paciência, pois seu aquário ainda não tem condições dereceber habitantes.O motivo é simples. O principal objetivo do aquarista é desenvolver bactérias benéficas.Estas bactérias nascem e se reproduzem em nosso aquário e são as principais responsáveispela filtragem do aquário. É isso mesmo! São bactérias benéficas. Elas levam um tempopara se reproduzir e proporcionar segurança aos nossos habitantes. Em geral, demoramcerca de 6 meses para proporcionar o que chamamos de equilíbrio total.Ah, sim, certamente a estas horas, algum aquarista já caiu de costas ou já deu um murrona mesa, xingou o cachorro, mandou a esposa parar de falar, e muito provavelmente jáxingou a mãe do dono da loja de aquário, mas calma! O fato de levar 6 meses para umaquário atingir o equilíbrio pleno, não significa que você precise esperar todo este tempopara colocar o primeiro peixe. Em geral, uma semana é suficiente para que comece acolocar os primeiros "hóspedes".Ah, agora sim... O aquarista já se levantou, colocou Enya ou Kenny G no som, afagou ocachorro, deu um beijo na esposa, exclamou que o dia está lindo e abençoou todas as mãesdo nosso país, mas calma! Não é porque é possível colocar peixes no aquário comaproximadamente uma semana, que você vai sair por aí comprando peixesdesenfreadamente. Você colocará 2 ou 4 peixes, dependendo do tamanho do aquário e daespécie escolhida. Um vendedor da loja de aquários saberá lhe oferecer as melhores opções.Após mais uma semana ou 15 dias você, provavelmente poderá colocar mais 2 ou 4 peixes.Se você tiver pressa, existe um produto que pode ser bastante útil. Chama-se Bactozym.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->