Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila 1 - Demonstrações Financeiras

Apostila 1 - Demonstrações Financeiras

Ratings: (0)|Views: 663 |Likes:
Published by eldosantos

More info:

Published by: eldosantos on Nov 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/26/2013

pdf

text

original

 
1
FESAM – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1.Campo de Atuação da Contabilidade
Warren Buffet diz que a Contabilidade é a “linguagem dos negócios”, o idioma dasempresas. E ele não deixa de ter razão, visto que a Contabilidade é uma ciênciaque fornece organiza as informações financeiras importantes para a gestão e atomada de decisões em toda entidade que lida com recursos monetários.A Contabilidade é hoje um instrumento vital que deve ser conhecido por todos quese interessam pela lucratividade das organizações, sejam elas orientadas para olucro ou para finalidades sociais.Em um mercado altamente competitivo e seletivo, a sobrevincia dasorganizações, seu crescimento e seu destaque frente aos concorrentes passamuitas vezes pela sua capacidade de gestão financeira e das decisões a seremtomadas no dia-a-dia da empresa. A eficácia desse processo depende da qualidadedas informões que o sistema contábil oferece aos administradores e dacapacidade de leitura e compreensão destes balanços, demonstrativos, fluxos etodas as ferramentas e
outputs
que são oferecidos pelo departamento contábil daempresa.A contabilidade pelo seu conjunto de princípios, normas e procedimentos própriosé uma ciência com objetivo de conhecer a situação patrimonial das pessoas e assuas mutações."É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro,a demonstração Expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim deoferecer informações sobre sua composão e variações, bem como sobre oresultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial" (Hilário Franco)"É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e deregistro relativo aos fatos da administração econômica".(1º Congresso Brasileiro de Contabilidade - 1924)
OBJETO DA CONTABILIDADE
É o patrimônio, estudando seus aspectos dinâmicos e estáticos.Aspectos estáticos: É a composição e os valores dos seus diversos elementos.Aspectos dinâmicos: As mutações patrimoniais no tempo.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentesda gestão do patrimônio das entidades econômicos - administrativas.
FINALIDADE DA CONTABILIDADE
A principal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informaçõeseconômicas e financeiras acerca da entidade, através do planejamento e controle.Planejamento - consiste em adotar um modelo de ações dentre diversos outrospossíveis. Pode abranger toda a entidade, com a mudança do comportamento atéhoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior daorganização.Controle - esligado à análise da obediência das definões adotadas pelaorganizão, verificando o desempenho da empresa e se suas metas foramatingidas.
CAMPO DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE:
Demonstrações Financeiras – Prof. Eldo Santos
 
2
FESAM – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O campo de atuação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito blico, como a Uno, osEstados, os Municípios, as Autarquias etc.Entidades econômico-administrativas: são organizações que reúnem os seguinteselementos: pessoas, Patrimônio, titular, ação administrativa e fim determinado.As entidades econômico-administrativas são classificadas:1. Entidades com fins econômicos (empresas) - visam o lucro.2. Entidades com fim sócio-econômico (instituições) - visam superávit quereverterá em benefício de seus integrantes. Ex.: associações de classe3. Entidades com fins sociais - (instituições) - visam atender às necessidades dacoletividade a que pertençam. Ex.: União, os Estados e os Municípios.
TÉCNICAS CONTÁBEIS
Para atingir sua finalidade são utilizadas as seguintes técnicas contábeis:a) ESCRITURAÇÃO - É a técnica pela qual as ocorrências com efeitos no patrimôniosão registradas.b) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - São os relatórios onde nos apresentamos asituação patrimonial das empresas, a composição dos itens patrimoniais e osaspectos positivos e negativos da empresa.c) ANÁLISE DE BALANÇOS - É a técnica pela qual se determina a capacidade depagamento da empresa, o grau de solvência, a evolução da empresa, a estruturapatrimonial e outrasd) AUDITORIA - Verifica ou revisa os registros, demonstrações e procedimentosadotados para a escrituração, visando a avaliar a adequação e a veracidade dassituações memorizadas e expostas.
1.1.A contabilidade como Sistema de Informação e Controle
 Todo sistema que, usando ou não o recursos da tecnologia da informação,manipula e gera informões pode ser considerado um sistema deinformações.O sistema de informações gerenciais de uma empresa tem como objetivointegrar todos os processos, cabendo à gerência a responsabilidade de operá-lo de forma consequente. Entre os seus demais elementos a saber:marketing, prodão recursos humanos e lostica eso sistema deinformações contábeis, como mostra a figura a seguir:Figura 1: Sistema de Informação ContábeisVejamos cada um dos elementos que compões um sistema de informaçõescontábeis:
Entradas (inputs):
são os fatos contábeis que se podem mensurar econômica efinanceiramente numa empresa e que corresponde a transações diversas,como compra e venda de mercadorias, pagamento de salários, recebimento devendas à vista ou a prazo.Demonstrações Financeiras – Prof. Eldo Santos
 
Entradas
Fatoscontábeis
Processamento
Registro /Análise
Saídas
Demonstraçõescontábeis
 
3
FESAM – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O processamento ocorre em duas etapas:
Registro de fatos nos livros contábeis, como por exemplo o diário, ondese lançam as transações por ordem cronológica, e o razão, onde estassão registradas separadamente por tipo de evento;
Análise e conciliação dessas informações.O registro dos fatos contábeis nos livros competentes é feito mediante acodificação utilizada para classificar os eventos segundo suas particularidades.Essa codificação é denominada contas contábeis, e o conjunto das diversascontas constitui o plano de contas contábeis.
Saídas (outputs):
consistem nas demonstrações contábeis, que, na prática, sãoo retrato da situão econômica e financeira das empresas perante asociedade. Segundo a Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6404/76), taisdemonstrações incluem:
O balanço patrimonial;
A demonstração do resultado do exercício;
A demonstração das origens e aplicações de recursos;
A demonstração das mutações do patrimônio líquido.A contabilidade é um sistema por excelência; mais especificamente, umsistema de informação e avaliação visando fornecer demonstrações e análisesde natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação àentidade objeto de contabilização.A entidade é a própria empresa em si. O usuário da informação contábil podeser toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse em avaliar a situação e oprogresso de determinada entidade, seja esta uma empresa com finalidadeslucrativas ou não, ou mesmo um patrimônio familiar.Existem dois tipos de usuários das informações contábeis: internos e externos.Cada um desses usrios está interessado num determinado tipo deinformação, como se vê a seguir:
UsuárioInformação desejada
 
Acionista Minoritário
Fluxo regular de dividendos
Acionista Majoritário
Fluxo de dividendos, valor de mercado da ação, lucro poração
Acionistapreferencial
Fluxo de dividendos mínimos ou fixos
Governo
Valor adicionado, produtividade, lucro tributável
Clientes
Pós-venda dos bens adquiridos
Fornecedores/Emprestadores
Geração de fluxos de caixa futuros
Alta e médiaadministração
Retorno sobre o ativo, retorno do patrimônio líquido,liquidez, endividamentosDemonstrações Financeiras – Prof. Eldo Santos

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Vitrugo_17 liked this
Vitrugo_17 liked this
Vitrugo_17 liked this
a1rt4 liked this
Cristian Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->