Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
46Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PROTOCOLO EMPRESARIAL

PROTOCOLO EMPRESARIAL

Ratings: (0)|Views: 13,249 |Likes:
Published by aras13

More info:

Published by: aras13 on Nov 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/01/2013

pdf

text

original

 
Protocolo empresarial
1.
2.
3.
4.
Cada vez mais os executivos são colocados á prova quando têm de demonstrar que sabemcomo se comportar em situações de alta tensão protocolar. Mas saiba que tudo passa poruma boa dose de educação, boas maneiras e excelente bom senso As mudanças operadas no mundo reflectem-se em todos os domínios e o comportamentoda vida profissional teve de alterar-se radicalmente para se adaptar aos usos e costumes dofim deste milénio. Por isso, é agora mais do que nunca necessário estabelecer as regras e osprincípios comuns que devem reger o comportamento dentro e fora da empresa parafacilitar a cooperação e a convivência entre pessoas de meios diversos e culturas diferentes.Um funcionário executivo, homem ou mulher, pode ser muito competente, trabalhador einteligente, mas, se tiver má imagem e não souber comportar-se socialmente, poderá serprejudicado na sua carreira profissional. Essa carreira não se cumpre apenas, nem talvezsobretudo, portas adentro da empresa. Faz-se nomeadamente de encontros, conversas,reuniões, almoços e jantares de negócios. E, nela, o cônjuge também tem um papelcrescentemente relevante a desempenhar. A componente social de uma carreiraprofissional é por isso cada vez mais importante. E por isso tamm é que osconhecimentos de protocolo em geral, e do protocolo empresarial em especial, têm tantaimportância.
O que é, então, o protocolo? 
O cidadão comum associa o protocolo a um grande cerimonial e situações solenes e umpouco teatrais, em que pessoas algo pomposas e muito bem vestidas parecem obedecer auma «marcação» preestabelecida, que evita, quando evita, atropelos, precipitações ouconfusões.Mas, nos tempos que correm, o protocolo não se limita ás normas escritas que regem ocerimonial do Estado. Inclui também as normas de cortesia que facilitam a vida emsociedade, seja em casa, seja na empresa. A cortesia e o protocolo já foram comparados,aliás, a dois círculos concêntricos em que o maior " a cortesia " engloba o menor " oprotocolo. Ou seja, pode haver normas de cortesia fora do protocolo, mas não pode haverprotocolo sem cortesia. Assim como a cortesia serve para tornar mais fácil e agradável a vida em sociedade,evitando choques, melindres e problemas, também o protocolo serve para resolver " e nãopara criar " dificuldades. No entanto, podem surgir entre a cortesia e o protocolo, sobretudono mundo dos negócios, onde é a concorrência quem muitas vezes dita a lei. A partir do momento em que homens e mulheres passaram a trabalhar juntos, as regrastradicionais e imemoriais de protecção e deferência em relação á mulher foram postas emcausa. E, por isso, as regras de conduta protocolar tiveram de adaptar-se aos novos tempose á vida dentro das empresas modernas. Assim surgiu o chamado «protocolo empresarial»,que é um código de conduta que rege a maioria das situações da vida de uma empresa:reuniões, apresentações, programas de trabalho e programas sociais, etc.
 
Baseando-se no protocolo diplomático " com regras mais flexíveis e menos formais, vistoque as empresas são organismos em constante mutação e em interacção permanente comum universo de gente muito diversa ", o protocolo empresarial fundamenta-se também nacortesia, podendo definir-se como o conjunto de normas e etiqueta que regem aindumentária e o comportamento das pessoas em determinadas situações da vidaprofissional.O protocolo empresarial pode definir-se como o conjunto de actos de boa educação erespeito que facilitam o relacionamento interpessoal dentro das empresas ou, se se preferir,como o conjunto de formalidades que se devem observar no relacionamento das empresas.O protocolo empresarial consiste numa mistura, em doses iguais, de boa educação e bomsenso. E a sua sistematização ajuda quando é preciso algo mais do que boa educação ou bom senso para resolver situações insólitas.Oscar Wilde dizia que «estar dentro da alta sociedade é apenas um aborrecimento, masestar fora dela é uma verdadeira tragédia». Sem ir tão longe, e salvo melhor opinião, creioque, na maioria das profissões, o comportamento social tem um papel importante, e porisso os conhecimentos do protocolo empresarial ajudam a ter mais êxito.http://br.monografias.com/trabalhos913/protocolo-empresarial/protocolo-empresarial.shtml
PROTOCOLO EMPRESARIAL
O protocolo empresarial assume hoje particular importância face a um mundo cada vezmais globalizado, onde as trocas de mercadorias e serviços são constantes e em qualquer  ponto do globo.Diferentes culturas e costumes exigem assim que o protocolo possa desde logo decidir uma boa ou má imagem do profissionalismo da empresa.Podemos definir Protocolo Empresarial, como ” como o conjunto de actos de boaeducação e respeito que facilitam o relacionamento interpessoal dentro das empresas ou,se se preferir, como o conjunto de formalidades que se devem observar norelacionamento das empresas.” (Amaral, 1998:4)Além do relacionamento externo da empresa com o seu meio envolvente (entidades,clientes e fornecedores) o protocolo empresarial tem uma vocação também interna.Assim, desde a entrevista de recrutamento onde a boa imagem, pontualidade e boaeducação são desde logo sinais decisivos para o sucesso do candidato também oscolaboradores da empresa são alvo de naturais avaliações.
 
O trabalho de equipa, o espírito positivo, a pontualidade, a forma de vestir e o sigilo sãoassim factores fundamentais para a imagem pessoal com vista a facilmente se integrar na empresa.As reuniões de trabalho que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa do Mundoexigem também naturais cuidados e regras que são essenciais conhecer.Destacaria assim vários pontos que considero essenciais:Pontualidade – chegar atrasado demonstra falta de consideração pela pessoa ou negócio;Localização – siga indicação de onde se deve sentar;Telemóvel – no mínimo, em modo silencioso.A consultoraIsabel Amaral, detalha no seu site de Internet vários casos e situações que permitem resumir que o protocolo empresarial tem no bom senso e na boa educaçãodois pontos basilares.(http://ricardomena.wordpress.com/2007/03/15/protocolo-empresarial/).
PROTOCOLO
Mais tarde do que os políticos, os empresários descobriram a importância do protocolo –como afirmação de prestígio e de poder, mas também como instrumento privilegiado decomunicação. E é de justiça reconhecer que, ao menos em Portugal, o aparecimento doprotocolo empresarial é sobretudo obra dos que se empenharam em desenvolver, nasempresas, as questões da imagem, da comunicação e das relações públicas.É com efeito nos anos 80, com a criação de várias agências especializadas neste domínio,que o protocolo empresarial se começa a afirmar. Fê-lo, ao princípio, de forma tímida – atéporque o protocolo era, para os empresários e para as agências de comunicação, algo queassociavam inevitavelmente às pomposas e muitas vezes enfadonhas cerimónias dospolíticos.Mas a importância do protocolo empresarial foi sendo reconhecida. Por um lado, foi-seentendendo a sua necessidade para o correcto funcionamento das empresas propriamenteditas. Por outro lado, foi-se compreendendo o seu indispensável contributo para a melhoriada comunicação da empresa com os seus clientes, com os seus fornecedores e com o públicoem geral.

Activity (46)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
abitureira liked this
Mayara Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->