Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
61Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Historia Do Direito Idade Media Parte i

Historia Do Direito Idade Media Parte i

Ratings: (0)|Views: 21,689|Likes:
Published by bugana

More info:

Published by: bugana on Nov 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, PPS, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/29/2013

pdf

text

original

 
HISTÓRIA DO DIREITO
Geral e Brasil 
Flávia Lages de Castro
Capítulo VII – A Europa Medieval
LUMEN JURIS editora, 2003
 
A Europa Medieval
A Idade Média é o período histórico da Europa que se estendeu doséculo V d. C. até o século XV, ou seja, da queda do ImpérioRomano do Ocidente em 476 até a tomada de Constantinopla pelosturcos em 1453. Estes mil anos não foram uniformes, podemosvislumbrar pelo menos dois momentos específicos a título deestudo: a Alta Idade Média (do século V ao século IX) e a BaixaIdade Média (do século IX ao XV)A Alta Idade Média é um período de desconstrução e construção.Por isso mesmo ele é cheio de vieses e detalhes. Neste tempo dahistória européia os homens tiveram que conviver com o fim domundo que conheciam, o mundo romano e, ao mesmo tempo, coma construção de um novo mundo, agora tendo como elementos asculturas germânicas e a Igreja (Católica).
 
Sistema Feudal
Este sistema apóia-se no Direito e dele não pode afastar-se, mas envolve omeio de vida, força, fé, interesses, terra, divisão social e tudo quanto o ser humano é capaz de criar.Dentre todas estas questões que envolvem este termo uma palavra éprimordial para seu entendimento: sobrevivência. Quase tudo no SistemaFeudal tem algo a ver com a questão da sobrevivência. Seja a luta pelasobrevivência usando armas, seja a sobrevivência básica da alimentação, aíse encontra a semente do feudalismo.Destaca-se, no feudalismo, a questão da sobrevivência, qualquer indivíduo,por mais terras que tivesse, necessitava defendê-las e, por conseguinte, a simesmo e a sua família. A defesa somente poderia ocorrer através das armas,que era a linguagem do período. Como não se podia contratar “capangas”,pois não havia como pagar; a fim de sobreviver o indivíduo deveria oferecer “algo” a quem pudesse ajudá-lo a defender-se e a suas terras. Este “algo” eraum meio de obtenção de sobrevivência básica, alimento que somente poderiaocorrer através da posse de terras.Sobreviver não era somente defender-se, era também ter capacidade deatacar, conquistar mais terras para, num círculo viciosos, ter mais feudos adoar para vassalos e ter maior exército, para conquistar mais terras e assimpor diante.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->