Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
7Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
13__AULA___BENS_E_INTERVEN__O

13__AULA___BENS_E_INTERVEN__O

Ratings: (0)|Views: 1,282|Likes:
Published by Evandro Ricardo

More info:

Published by: Evandro Ricardo on Nov 21, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/24/2013

pdf

text

original

 
CURSOS ON-LINE – DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCÍCIOSPROFESSOR GUSTAVO BARCHETwww.pontodosconcursos.com.br
1
AULA 13: BENS E INTERVENÇÃO 
Encerrando nosso Curso, vamos trabalhar questões da ESAF sobre bens públicos eintervenção na propriedade privada.
Questão 01
(Procurador do Distrito Federal/2004) - Marque a assertiva correta.a) Consideram-se bens públicos apenas aqueles que podem ser utilizados livrementepelo público em geral.b) Os bens públicos de uso especial são inalienáveis e não podem ser adquiridos porusucapião.c) A venda de bens dominicais depende de autorização legislativa específica.d) Todos os bens públicos são inalienáveis.e) A alienação de bens de uso especial depende de autorização passada por decretoexecutivo.
Gabarito: B.Comentários:
a) Consideram-se bens públicos apenas aqueles que podem ser utilizados livrementepelo público em geral (errada).Na Administração Pública temos duas espécies de bens, os
bens públicos
e os
bensprivados
. Para fins de provas da ESAF, bens públicos são aqueles que compõem opatrimônio das pessoas jurídicas de direito público (União, Estados, Distrito Federal,Municípios, suas autarquias e fundações públicas de direito público). Bens privados,dentro do mesmo contexto, são os bens que integram o patrimônio das entidadesadministrativas de direito privado (empresas públicas, sociedades de economia mistae fundações públicas de direito privado).Bens públicos são aqueles que estão disciplinados por um regime jurídicodiferenciado, exorbitante do direito comum, marcado essencialmente por quatrocaracterísticas:
inalienabilidade
(ou alienabilidade condicionada),
imprescritibilidade
,
impenhorabilidade
e
não-onerabilidade
. Ao longo doscomentários da aula trataremos destas quatro características. Bens privados, deforma oposta, são aqueles sujeitos ao mesmo regime jurídico dos bens depropriedade de particular, o qual tem suas linhas mestras no Código Civil.Para afastar quaisquer dúvidas: os comentários que se seguem, salvo disposiçãoexpressa em contrário, são aplicáveis apenas aos bens públicos, aqueles quecompõem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público.
 
CURSOS ON-LINE – DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCÍCIOSPROFESSOR GUSTAVO BARCHETwww.pontodosconcursos.com.br
2
Quanto à destinação, temos três modalidades de bens públicos: os
de uso comumdo povo
, os de
uso especial
e os
dominiais
(ou dominicais).Os bens de uso comum do povo, como o próprio nome indica, são aqueles que têmpor destinação a utilização pela população em geral. O uso, evidentemente, estásujeito à regulamentação pelo Poder Público, e eventualmente poderá até mesmo seroneroso. O essencial, para caracterizar tais bens, é sua destinação à coletividade emgeral.Entre podemos citar os mares, praças, rios, logradouros públicos etc.Como segunda modalidade, temos os bens de uso especial, assim consideradosaqueles destinados
à execução das atividades administrativas e à prestaçãodos serviços públicos em geral
. Segundo a Professora Maria Sylvia Zanella DiPietro, bens de uso especial “são todas as coisas, móveis ou imóveis, corpóreas ouincorpóreas, utilizadas pela Administração Pública para realização de suas atividadese consecução de seus fins”.São bens de uso especial, entre outros, os imóveis onde se situam as repartiçõespúblicas; as universidades; bibliotecas e os museus; os quartéis; os hospitaispúblicos etc.Os bens dominiais, por sua vez, são aqueles que não estão sendo utilizados pelacoletividade em geral ou para a prestação de serviços públicos. São bens utilizadospelo Estado, basicamente, para a obtenção de recursos financeiros.Entre tais bens podemos citar os terrenos da marinha, os prédios públicos sem uso,as terras devolutas etc.b) Os bens públicos de uso especial são inalienáveis e não podem ser adquiridos porusucapião (certa).Os bens públicos de uso especial e de uso comum do povo têm, dentre outrascaracterísticas, a inalienabilidade e a imprescritibilidade.A inalienabilidade significa que tais bens, enquanto afetos à sua destinação específica(coletividade ou serviços administrativos), não podem ser alienados pelo PoderPúblico. Alguns autores denominam tal característica de alienabilidade relativa oucondicionada, já que, se perderem tal destinação, os bens de uso comum e de usoespecial podem ser alienados. A ESAF prefere a terminologia tradicional:inalienabilidade. Os bens dominicais são alienáveis, pois não estão sendo utilizadosem alguma finalidade especial.A imprescritibilidade significa que os bens públicos (e aqui incluídos os dominiais)não podem ser adquiridos por usucapião. Seja qual for o tempo em que o particularfique na posse de um bem público, jamais terá direito a adquirir sua propriedade.c) A venda de bens dominicais depende de autorização legislativa específica(errada).Esta é uma questão importante da ESAF.
 
CURSOS ON-LINE – DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCÍCIOSPROFESSOR GUSTAVO BARCHETwww.pontodosconcursos.com.br
3
Os requisitos para a alienação de bens públicos, segundo o art. 17 da Lei deLicitações, no que tange a imóveis, são: interesse público justificado, avaliaçãoprévia,
autorização legislativa
 
específica
e licitação, em regra na modalidade deconcorrência. No caso de bens móveis, a Lei exige interesse público justificado,avaliação prévia e licitação, nas modalidades da Lei 8.666/93.Já para a alienação de bens da sociedade de economia mista e da empresa pública,que são bens privados, a lei não exige autorização legislativa específica.Apesar desta disciplina legal, muitos autores entendem que não se faz necessária aautorização para a alienação de bens dominiais, pelo fato de eles não estaremafetados a nenhuma destinação específica. Como comprova esta alternativa, esta é aposição da ESAF.d) Todos os bens públicos são inalienáveis (errada).Como já dito, a inalienabilidade não se aplica aos bens dominiais.e) A alienação de bens de uso especial depende de autorização passada por decretoexecutivo (errada).A autorização para a alienação de bens públicos é feita por ato do Poder Legislativo.
Síntese do Comentário:
1) temos duas espécies de bens, os públicos e os bens privados, os primeirospertencentes às pessoas jurídicas de direito público e os segundos às pessoas jurídicas de direito privado. A diferença entre um e outro é quando ao regime jurídico, pois os bens públicos apresentam quatro características peculiares:inalienabilidade, imprescritibilidade, impenhorabilidade e não-onerabilidade;2) com relação à destinação, temos três modalidades de bens públicos: os de usocomum do povo, os de uso especial e os dominiais;3) os bens de uso comum do povo são aqueles destinados à utilização pelacoletividade em geral, a qual pode se dar de forma gratuita (a regra geral) ouonerosa;4) os bens de uso especial são aqueles utilizados pela Administração para a execuçãode suas atividades e a prestação de serviços públicos;5) os bens dominicais, por sua vez, são aqueles que não estão vinculados a qualquerdestinação específica, sendo utilizados basicamente para a obtenção de renda;6) os bens de uso comum do povo e os especiais são inalienáveis (enquanto afetadosà sua destinação específica não podem ser alienados) e imprescritíveis (não podemser adquiridos por usucapião). Os bens dominiais não podem ser adquiridos porusucapião, mas são alienáveis;7) a ESAF entende que não é necessária autorização legislativa específica para aalienação de bens dominiais (para os de uso comum e especial é necessário).

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
lisaguiar liked this
maurell liked this
adamamai liked this
meu_sadruga liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->