Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
277Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
QUIMICA

QUIMICA

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 71,754|Likes:
Published by ubirajara chagas

More info:

Published by: ubirajara chagas on Nov 21, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/24/2013

pdf

text

original

 
Onde a química está?
Para responder essa questão não precisamos sequer nosdeslocar. Aquímica é o ramo da Ciência que estuda os materiaise suas transformações. Por isso, ela está ao nosso redor e, ao mes-mo tempo, faz parte de nós mesmos.Será possível imaginar quantos materiais diferentes fazemparte do nosso cotidiano?Aágua que abastece nossas casas, para ser consideradapotável, deve passar por muitos processos que foram cuidadosa-mente pesquisados e avaliados e, ao abrir um registro ou torneira,um ato tão comum, estamos nos utilizando de inúmeros trabalhosde pesquisa e de controle de qualidade, realizados por muitaspessoas, inclusive químicos.
11
Capítulo 1
Nos Domínios da Química
“Felizmente a Ciência, como a natureza à qual pertence,não é limitada pelo tempo ou pelo espaço. Ela pertence aomundo, e não a um país ou época. Quanto mais sabemos, maispercebemos nossa ignorância e o quanto ainda temos pordescobrir. Portanto o sentimento do herói macedônio(Alexandre, o Grande) nunca pode ser aplicado, pois haverásempre novos mundos a serem conquistados.”
Sir Humphry Davy, 30/11/1825,
in 
Partington, J. R.
AShort History oChemistry 
, Nova Iorque: Dover Publications, 1989.
 
Sendo a água um dos muitos materiais essenciais ao surgi-mento e manutenção da vida, é possível compreender aimportância social da química.Infelizmente, há muitas pessoas que atribuem exclusivamente àquímica a existência de poluentes ou tóxicos, porém ela é muitomais que isso.Se, por um lado, as substâncias podem agredir o meioambiente, por outro é o conhecimento dos conceitos de quími-ca que nos tornará mais conscientes das questões sociais,cidadãos mais exigentes e aptos para buscar soluções.Aquímica nãoé, portanto, uma ciência isolada, principal-mente nos tempos atuais, pois a busca de respostas para a sus-tentabilidade do planeta é bastante complexa.
O Método Científico
ACiênciaé uma forma de interpretação da natureza que sefundamenta na observação, experiência dos fatos e interpretaçõesracionais e lógicas. Seu desenvolvimento ocorre em um cicloconhecido como Método Científico.
12
Capítulo 1
experiências,observações, medidasnovas hipóteses,leis e teoriasprevisões,novas experiênciasteorias(modelos)Leishipótesesexperiências
 
As observações de um fenômeno podem ser avaliadas pormeio de medidas (tempo, distância etc). As
leis 
são decorrênciada observação da repetição de fenômenos. Por exemplo, a cada76 anos o cometa de Halley se aproxima da Terra. Já a
hipótese 
éuma explicação provisória que precisa ainda de novas experiên-cias e, se não for contestada, torna-se
teoria
.No entanto, em outro momento histórico e/ou lugar, um outrocientista poderá ainda experimentar e sugerir novas hipóteses cor-roborando ou contestando a teoria.Averdade é que o intelecto humano nunca pára de formularexplicações, porém a compreensão da realidade absoluta ainda éo grande estímulo que move a ciência.Para se aproximar dessa realidade o homem cria modelossimulando, em nível macroscópico, fenômenos que ocorrem mi-croscopicamente.
 Algumas definições importantes
Quase tudo aquilo que nos cerca é considerado matéria: o arque respiramos, a água, o solo, o ferro, o ouro etc.
Matéria:
é tudo o que tem massa e ocupa espaço no Universo.
Corpo:
é uma porção limitada de matéria.
Objeto:
é um corpo produzido para ser utilizado pelo homem.Exemplos: a madeira é um tipo de matéria, pois um pedaçode madeira constitui um corpo e uma mesa um objeto. O ele-mento químico ferro, encontrado na natureza na forma de mi-nério, sem forma ou função definida‚é chamado de matéria; jáum prego, que é uma porção limitada dessa matéria, ou seja, oferro extraído desse minério‚é considerado objeto. Aáguaé ma-téria; já uma gota d’águaé uma porção limitada de matéria;logo, a águaé considerada corpo.Os corpos podem ser formados por apenas um tipo de maté-ria, assim como os pregos são formados por ferro, anéis podemser formados por prata ou então por um conjunto de materiais di-ferentes misturados, bem como pneus ou tijolos.Os materiais são formados, muitas vezes, pela união de mui-tas substâncias.
13
Capítulo 1

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->