Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
9Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de Primeiros Socorros - 1

Apostila de Primeiros Socorros - 1

Ratings: (0)|Views: 2,642|Likes:
Published by guilhermeswat
Um excelente material sobre primeiros socorros (atendimento pré-hospitalar)
para leigos e também muito útil para o profissional de saúde.
Um excelente material sobre primeiros socorros (atendimento pré-hospitalar)
para leigos e também muito útil para o profissional de saúde.

More info:

Published by: guilhermeswat on Nov 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/11/2013

pdf

text

original

 
 
Um excelente material sobre primeiros socorros (atendimento pré-hospitalar)para leigos e também muito útil para o profissional de saúde.
PRINCÍPIOS DA REANIMAÇÃO
Para que a vida possa ser preservada, faz-se necessário que mantenhamos um fluxo constantede oxigênio para o cérebro. O oxigênio é transportado para os tecidos cerebrais através dacirculação sangüínea. O coração é a bomba que mantém esse suprimento e, se ele parar(parada cardíaca), ocorrerá à morte, a menos que se tomem medidas urgentes deressuscitação (reanimação).As manobras de reanimação cardiopulmonar resumem-se na seqüência de origem norte-americana denominada “ABC da vida”, a qual podemos adaptar a nossa língua:
A
= Airway = Abertura das vias aéreas
B
= Breathing = Respiração
C
= Circulation = CirculaçãoA correta aplicação das etapas da reanimação cardiopulmonar (RCP) poderá manter a vida atéque a vítima se recupere o suficiente para ser transportada para uma unidade hospitalar ou atéque possa receber tratamento pré-hospitalar por uma equipe especializada.As manobras de suporte básico de vida (SBV) são diferentes das manobras de suporteavançado de vida (SAV). Esta última consiste no emprego de profissionais devidamentecapacitados e no uso de equipamentos adicionais tais como: monitores cardíacos,desfibriladores, terapêutica líquida intravenosa, infusão de medicamentos, entubaçãoorotraqueal, etc.Atualmente, o conceito da “Corrente da Sobrevivência” da AssociaçãoAmericana do Coração, nos informa que as chances de sobrevivência das vítimas de paradacardíaca poderão crescer muito se observarmos os quatro elos da corrente, ou seja:
1º Elo = ACESSO RÁPIDO AO SEM
- Compreende desde os primeiros sinais de um problemacardíaco, seu reconhecimento, o acionamento de equipes especializadas através do fone 193 -192, até o despacho de profissionais médicos ou socorristas para o atendimento da emergênciano local.
2º Elo = RCP IMEDIATA
- As manobras de RCP são mais efetivas quando iniciadasimediatamente após o colapso da vítima. É fundamental que se desenvolvam programas detreinamento para capacitar as pessoas da comunidade na identificação de problemas cardíacos,na forma de acionamento dos serviços de emergência e na execução das manobras de RCP aonível de suporte básico da vida.
 3º Elo = RÁPIDA DESFIBRILAÇÃO -
Uma rápida desfibrilação é o elo da corrente queprovavelmente represente a maior chance de sobrevivência numa emergência cardíaca. AAssociação Americana do Coração recomenda que as manobras de desfibrilação externa sejam
20/11/2009Publi Saúde - Apostila de Primeiros Sopublisaude.com.br/portal/index2.php?1/2

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Darlan Costa liked this
Darlan Costa liked this
Chico Lobato liked this
FragosoTST liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->