Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
10Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
SEITAS

SEITAS

Ratings: (0)|Views: 693 |Likes:
Published by mauriciolibras

More info:

Published by: mauriciolibras on Nov 29, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/11/2013

pdf

text

original

 
SEITAS – Pr. Tomé C. Faria
Introdução
Existem milhares de religiões neste mundo, e obviamente nem todas são certas. O próprio Jesusadvertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, e ensinando mentiras,para desviar as pessoas da verdade (Mateus 24.24).
O apóstolo Paulo também falou que existem pessoas de consciência cauterizada, que falammentiras, e que são inspirados por espíritos enganadores (1 Tm 4.1-2).
Nós chamamos essas religiões de seitas. Não estamos dizendo que todos os que pertencem auma seita são desonestos ou mal intencionados, existem muitas pessoas sinceras que caíramvítimas de falsos profetas. Para evitar que isto ocorra conosco, devemos ser capazes de distinguir os sinais característicos das seitas.
Em Judas somos convocados a se engajar numa batalha para proteger a fé que nos foi entregue.Que fé é esta? Esta é fé é a verdade do Evangelho que nos foi confiada, é o conjunto de verdadesrelacionadas à nossa salvação. O inimigo tem feito de tudo para perverter esta preciosamensagem, e tem com certeza alcançado inúmeras vitórias. Quando a mensagem do Evangelho épervertida, perde seu efeito de salvar, e é justamente esta nulidade que satanás deseja. Por istosomos, como crentes, convocados a defender nossa fé.
Também podemos e devemos ajudar as pessoas que caíram vítimas de alguma seita. Na carta deTiago está escrito que devemos procurar ganhar aqueles que se desviaram da verdade (Tiago5.19-20). Para isto, entretanto, é preciso que nós mesmos conheçamos profundamente nossaBíblia bem como as doutrinas centrais do Cristianismo. Mais que isto, devemos ter uma vida deoração, em comunhão com Cristo, para recebermos dEle poder e amor e moderação.
Como está a situação do planeta?
Hoje temos no planeta terra em torno de 6.000.000.000 de habitantes. Destes 2.000.000.000 sãocristãos de um modo geral. No entanto, destes, 1.3 bilhões são católicos ou ortodoxos, que seguem opapa. Temos então 700.000.000 de protestantes, dos quais 400.000.000 são reconhecidos comoevangélicos de modo geral.
Definições de Seita
1.
Na linguagem religiosa
tradicional
este termo tem um sentido pejorativo.
2.
No sentido
literal
, palavra seita designa um pequeno grupo fracionário reunido sob a liderança deum mestre, ou um grupo religioso que se separa de um corpo maior.
3.
No sentido
gramatical
da língua portuguesa define seita como:
1
 
SEITAS – Pr. Tomé C. Faria
a.Doutrina que se afasta da opinião geral.b.Conjunto dos indivíduos que a seguem.c.Comunidade fechada, de cunho radical.d.Facção, partido.
4.
No sentido
bíblico
o termo “seita” é comumente usado em associação com o termo “heresia”. Naverdade podemos dizer uma complementa o outro. Podemos dizer que:Heresia – É um desvio doutrinário.Seita – quem segue este desvio doutrinário.
5.
Etimologicamente
, o termo vem do verbo “secare” (cortar) ou do verbo “sequor” (seguir). Nogregz,o termo traduzido por seita é “hairesis”: um grupo de homens escolhendo seus própriosprincípios (seita ou partido. Ex - Seita dos Saduceus; dos fariseus). Dissensões originadas dadiversidade de opiniões e objetivos. O termo “hairesis” aparece nos textos de At 5.17; 15.5; 24.5;26.5; 28.22.
6.
No sentido
sociológico
esta palavra perde sua carga de desprezo para designar um grupo depessoas que voluntariamente participam de uma mesma crença.
7.
No sentido
cristão
, podemos definir seita como sendo uma entidade com um grupo de Carter religioso ou filantrópico que tem o objetivo de cultuar a Deus, mas que o sacrifício de Cristo não ésuficiente para salvar o homem da perdição eterna.
Como se reconhece uma seita?
Podemos observar que todas as seitas possuem
características peculiares
:
1.
Tem um
líder forte
com muita personalidade, capacidade de liderança e escrita.a.Testemunhas de Jeová – Charles Russelb.Mórmons – Josef Smith, Bryan Yong.c.Adventistas do Sétimo dia – William Miller e Ellem G. Wihte.d.Islamismo – Maomé.e.Espiritismo (moderno) Allan Kardeckf.Legião da Boa Vontade – Alziro Zarur.g.Universal do Reino de Deus – Edir Macedo.
2.
Elas
diminuem a pessoa de Cristo
. Embora muitas seitas falem bem de Jesus Cristo, não oconsideram como sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nem como sendo o único Salvador da humanidade. Reduzem-no a um homem bom, a um homem divinizado, a um esritoaperfeiçoado através de muitas encarnações, ou à mais uma manifestação diferente de Deus, igual
2
 
SEITAS – Pr. Tomé C. Faria
a outros líderes religiosos como Buda ou Maomé. Freqüentemente, as seitas colocam outraspessoas no lugar de Cristo, a quem adora e em quem confiam.
3.
As seitas
são exclusivistas quanto à salvação
. Insistem que a verdade está com eles, e que sãoa única igreja ou religião verdadeira. Pregam que somente os membros do seu grupo religiosopoderão se salvar. Enquanto que os cristãos reconhecem que a salvação é dada a qualquer umque arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como Salvador (não importa adenominação religiosa), as seitas ensinam que não há salvação fora de sua comunidade.
4.
As seitas ensinam a
salvação pelas obras
. Essa é uma característica universal de todas as seitas.Por acreditarem que o homem é intrinsecamente bom, pregam que ele pode acumular méritos e vir a merecer o perdão de Deus, através de suas boas obras praticadas neste mundo. Embora asseitas sejam muito diferentes em sua aparência externa, são iguais neste ponto. Algumas falam emfé, mas sempre entendem a fé como sendo um ato humano meritório. E nisto diferem radicalmentedo ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé.
5.
Elas têm
outra fonte de autoridade além da Bíblia
. Enquanto que os cristãos admitem apenas aBíblia como fonte de conhecimento verdadeiro de Deus, as seitas adotam outras fontes. Algumasforjaram seus próprios livros; outras aceitam revelações diretas da parte de Deus; outras aceitam apalavra de seus líderes como tendo autoridade divina. Outras falam ainda de novas revelaçõesdadas por anjos, ou pelo próprio Jesus. E mesmo que ainda citem a Bíblia, ela tem autoridadeinferior a estas revelações. Crêem na Bíblia, mas, tem seus próprios livros que os consideraminspirados. (autoridade extra-bíblia)a.Testemunhas de Jeová – Tradução Novo mundo das Escrituras, Sentinela e Despertai.b.Adventistas do Sétimo dia – Revelações a Ellen White.c.rmons – O livro de rmon.d.Islamismo – Alcorão.
6.
As seitas se consideram
o grupo fiel
dos últimos tempos. Desenvolvem um pensamentoescatológico que lhes é central. Acreditam que seu grupo é o cumprimento das profeciasconcernentes aos tempos do fim. Elas ensinam que receberam algum tipo de ensino secreto queDeus havia guardado para os seus fiéis, perto do fim do mundo. É interessante que ao nosaproximarmos do fim do milênio, cresce o número de seitas afirmando que são o grupo fiel queDeus reservou para os últimos dias da humanidade.
Aprendendo a identificar uma seita através da matemática.
1.
Adição
. As seitas sempre adicionam algo a Palavra de Deus. (2Tm 3.15). Podemos ver queadicionar algo a Palavra é uma característica comum a todas as seitas, pois não tem a Bíblia comoúnica fonte de ensino, de fé e pratica.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->