Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
59Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO-RESUMO

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO-RESUMO

Ratings: (0)|Views: 23,948|Likes:
Published by Alciris Correa

More info:

categoriesTypes, Resumes & CVs
Published by: Alciris Correa on Dec 01, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/23/2013

pdf

text

original

 
DEVERES E PODERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICORESUMO
1
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 
DEVERES E PODERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICORESUMO
2Poderes e Deveres do Administrador Público:1.Princípios Básicos da Administração Pública:
De acordo com o o art.37 – Constituição Federativa de 05/10/88, estabelece normas ouregras obrigatórias para a boa Administração Pública:
a)Princípio da Legalidadeb)Princípio da Moralidadec)Princípio da Impessoalidaded)Princípio da Publicidadee)Prinpio da Eficnciaa) Princípio da Legalidade:
O administrador público durante toda a sua vida funcional , está sujeitos aos ditames da Lei,e exigências do bem comum .Caso venha a não cumprir os ditames legais , será enquadrado nasseguintes responsabilidades que são: Disciplinares, civis e criminais , conforme o caso.O administrador público não pode agir conforme a sua vontade pessoal, ele tem a obrigaçãode desempenhar a sua Função de acordo com o que determina a Lei.Em síntese se o resultado deseu ato violar a Lei , regulamentos ou qualquer ato normativo , é caracterizado por ilegalidade deação.
b) Princípio da Moralidade:
Deve se considerar sempre a finalidade de sua ação que é em bem comum a moraladministrativa impõe-se ao agente público como norma de conduta interna , a validade de qualquer ato público deverá passar pela distinção legal , justo, conveniente e importuno, mas sobretudohonesto.Em suma a moralidade integra o direito. 
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 
DEVERES E PODERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICORESUMO
3c)Princípio da Impessoalidade:
A Constituição Federal Brasileira , estabelece impessoalidade, entretanto alguns autoresreferem Finalidade. A Finalidade estabelece ao administrador Público que só execute atos para finslegais, ou seja, exclusivamente conforme a norma de direito. Implica em excluir a promoção pessoal de autoridade ou servidor de suas realizações administrativas. A finalidade real daAdministração Pública é o interesse público , e o não cumprimento é abuso de poder.d)
Princípio da Publicidade:
Configura-se como a divulgação do ato para o conhecimento de todos. Sabe-se que Lei e atocostuma gerar conseqüências e exige publicidade, porém essa publicidade não está relacionada aoagente público.e)
Princípio da Eficiência:
De acordo com a reforma federal , inclui-se no art.37 , que este dever de eficiência deveráser observado pela administração .Direta e Indireta . O dever de Eficiência refere-se a execução da boa da ministração com presteza, perfeição e rendimento funcional , exige resultados positivos esatisfatórios atendendo as necessidades públicas, este controle abrangerá aspectos qualitativos equantitativos.
2- DEVERES E PODERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO
a)Perante a Lei o administrador público possui direitos e administrativos:
2.1- DEVERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICOa)-Poder-dever de agir;b)-Dever de eficiência;c)-Dever de probidade;d)-Dever de prestar contas.
 
a) Poder - Dever de Agir:
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Activity (59)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
DarylDixon1909 liked this
agnaldo_carvalho liked this
Lídia Lacerda liked this
Carol Falcão liked this
Liége Petroni liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->