Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
70Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Organização do corpo humano

Organização do corpo humano

Ratings:

2.0

(1)
|Views: 26,855 |Likes:
Published by api-3702656

More info:

Published by: api-3702656 on Dec 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
Níveis de Organização do Corpo Humano
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. Ascélulas estão organizadas em grupos, que ³trabalhando´ de maneira integrada,desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são ostecidos.Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais:tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.As célulaspossuem níveis de organização, que são:
 TECIDOS:
são conjuntos de células semelhantes que desenvolvem as mesmasatividades. Ex.: tecido epitelial (restimento como a pele
)ORGÃOS:
são conjuntos de tecidos que juntos desempenham uma determinadafunção. Ex.: estômago (tec. Muscular + tec. Epitelial = digestão)
 SISTEMAS:
são conjuntos de órgãos que juntos desempenham uma determinadafunção. Ex.: sistema digestório (boca + estômago + intestinos = digestão dosalimentos) 
Tecido epitelial
As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não hásubstâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principalfunção revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa dapele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.O tecido epitelial também forma as glândulas ± estruturas compostas de uma oumaIs células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias comohormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.
 
 
Tecido conjuntivo
As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elasé preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo éunir e sustentar os órgãos do corpo.Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem característicaspróprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles:tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.
O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenamgordura
. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, etambém está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são:fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda decalor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos(pancadas, por exemplo).
 
 Imagem de microscópio óptico de tecido adiposo. Note que as linhas são asdelimitações das células e os pontos roxos são os núcleos dos adipócitos. A parteclara, parecendo um espaço vazio, é a parte da célula composta de gordura.
Tecido cartilaginoso
forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traquéia e estápresente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível.Nariz e orelha são formados por cartilagem.Células cartilagíneas vista ao microscópio óptico.

Activity (70)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Daviid Siilva added this note
Muito bom não me ajudou em nada
Daiane Ribeiro liked this
Ricardo Henrique Ortiz added this note
me ajudou muito,parabens.
Jairo Witt added this note
eu gostei
Isabelly Oliveira added this note
Gostei, e me ajudou bastante
Gabi Lemes liked this
afc5320 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->