Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
70Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Organização do corpo humano

Organização do corpo humano

Ratings:

2.0

(1)
|Views: 46,960|Likes:
Published by api-3702656

More info:

Published by: api-3702656 on Dec 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
Níveis de Organização do Corpo Humano
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. Ascélulas estão organizadas em grupos, que ³trabalhando´ de maneira integrada,desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são ostecidos.Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais:tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.As célulaspossuem níveis de organização, que são:
 TECIDOS:
são conjuntos de células semelhantes que desenvolvem as mesmasatividades. Ex.: tecido epitelial (restimento como a pele
)ORGÃOS:
são conjuntos de tecidos que juntos desempenham uma determinadafunção. Ex.: estômago (tec. Muscular + tec. Epitelial = digestão)
 SISTEMAS:
são conjuntos de órgãos que juntos desempenham uma determinadafunção. Ex.: sistema digestório (boca + estômago + intestinos = digestão dosalimentos) 
Tecido epitelial
As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não hásubstâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principalfunção revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa dapele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.O tecido epitelial também forma as glândulas ± estruturas compostas de uma oumaIs células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias comohormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.
 
 
Tecido conjuntivo
As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elasé preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo éunir e sustentar os órgãos do corpo.Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem característicaspróprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles:tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.
O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenamgordura
. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, etambém está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são:fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda decalor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos(pancadas, por exemplo).
 
 Imagem de microscópio óptico de tecido adiposo. Note que as linhas são asdelimitações das células e os pontos roxos são os núcleos dos adipócitos. A parteclara, parecendo um espaço vazio, é a parte da célula composta de gordura.
Tecido cartilaginoso
forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traquéia e estápresente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível.Nariz e orelha são formados por cartilagem.Células cartilagíneas vista ao microscópio óptico.

Activity (70)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Daviid Siilva added this note|
Muito bom não me ajudou em nada
Daiane Ribeiro liked this
Gabi Lemes liked this
afc5320 liked this
Ricardo Henrique Ortiz added this note|
me ajudou muito,parabens.
Edna Rangel liked this
Jairo Witt added this note|
eu gostei

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->