Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
P. 1
APOSTILA PRODUÇÃO DE TEXTOS

APOSTILA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Ratings: (0)|Views: 36,845|Likes:
Published by api-19526962

More info:

Published by: api-19526962 on Dec 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
 
Programa CIEE de Educação a Distância
 
1
CURSO: PRODUÇÃO DE TEXTOS E REDAÇÃO EMPRESARIALSUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................. 02Aula 1 – Desenvolvendo idéias................................................................................. 03Organizando idéias...................................................................................... 03Comunicação através da escrita.................................................................. 04Criando estrutura para as idéias.................................................................. 05Aula 2 – Formas simples para escrever bem............................................................ 09As qualidades de um texto........................................................................... 09Problemas comuns na comunicação escrita................................................ 10Tipos de textos (descrição, narração e dissertação).................................... 12Aula 3 – Correspondência comercial......................................................................... 16A carta e suas partes................................................................................... 16Aviso, bilhete, cartão, convite, circular, convocação, mala direta................ 22Memorando, protocolo, recibo, requisição, telegrama, relatório, ata............ 25Aula 4 – Correspondência oficial............................................................................... 32Atestado, declaração, comunicado, ofício.................................................... 32Contrato, procuração, requerimento, despacho........................................... 36Aula 5 – Normas especiais para elaboração de textos.............................................. 39Informações úteis......................................................................................... 39Pronomes de tratamento, abreviaturas, siglas e símbolos........................... 43Mensagens eletrônicas (e-mail)................................................................... 54Referências Bibliográficas......................................................................................... 57
 
 
Programa CIEE de Educação a Distância
 
2
INTRODUÇÃO
“A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social”.Juan BordenavePara que haja comunicação é necessário um contexto, um canal de comunicação, amensagem, o emissor (que envia) e o receptor (que recebe).A finalidade de escrever é comunicar totalmente o que você quer dizer. Não bastaescrever, é preciso comunicar.No meio profissional, todos devem procurar desenvolver uma escrita correta, casocontrário sua carreira pode ficar paralisada. Se você não souber fazer uma composiçãocoerente, ordenada, inteligente e interessante, não saberá como escrever de maneiraeficaz no mundo profissional.Para aprender a escrever não basta aprender a pensar; é necessário aprender aencontrar idéias originais e saber articulá-las. Falar silenciosamente consigo mesmoenquanto escreve, isso ajuda a conseguir o significado que se deseja no papel.Ao final deste curso, você será capaz de escrever cartas, memorandos, relatórios eapresentações, facilmente e de maneira lógica, empregando um estilo expositivo quequalquer leitor será capaz de entender e achar interessante.Escrever não é tão difícil quanto parece!
 
 
Programa CIEE de Educação a Distância
 
3
AULA 1 – Desenvolvendo idéiasOrganizando idéias
A produção de um texto dever sempre levar em consideração o conhecimento jáexistente.Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, refazer, reestruturar eaperfeiçoar nossas idéias. Mas às vezes temos dificuldade para expressá-las, porque:
 
não amadurecemos nossas idéias suficientemente;
 
não temos as informações e os dados necessários para desenvolver nossasidéias;
 
não estamos explorando nossa capacidade de pensar.Aprende-se a escrever, escrevendo. Não comece um texto sem antes fazer um esboço,mesmo sabendo que este inicialmente só vai ter a função de roteiro e que sofrerámodificações antes e durante a redação.Um método simples para encadear idéias começa com a anotação de todas elas, semse preocupar com uma seqüência. Escreva tudo que tem em mente numa folha depapel, não se preocupe com a lógica, nem com a gramática. Isso surgirá mais tarde noprocesso quando for avaliar e organizar as idéias.Pensar supõe diálogo e ao escrever precisamos sempre ter presente que nossa metasão os leitores. Quando se sabe para que o receptor precisa das informações que setem a transmitir, é possível chegar à organização ideal do texto. Isso permitedimensionar o valor que cada uma das informações tem para o leitor naquele momento,o que é fundamental para se determinar quais as que merecem maior destaque, quaisas que devem ficar em segundo plano ou mesmo que detalhes devem ser desprezados.Se você tiver informações, será capaz de deixar as idéias fluírem.

Activity (95)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jorge Ramos liked this
Gilson Meira liked this
krisjoia liked this
Aninha Gianoti liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->