Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
192Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
exemplo de projeto interdisciplinar

exemplo de projeto interdisciplinar

Ratings: (0)|Views: 39,320 |Likes:
Published by api-19526962

More info:

Published by: api-19526962 on Dec 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
Edição Maio de 1999
 
O colégio mineiro Nossa Senhora das Dores mostra como conseguiu unir várias disciplinas sob um mesmo tema. Os alunos adoraram e as aulas nuncamais foram as mesmas
Ricardo Prado
 
as mãos do professor MarcoAurélio Alves está uma provasobre o ciclo da cana-de-açúcar feita por um aluno da 5asérie. A primeira pergunta uneinterpretação de texto ereligião. A seguinte refere-se àsua matéria, História. A terceiramistura elementos deGeografia e Ciências. Todastendo como base o poema OAçúcar, de Ferreira Gullar. Por trás do formato ousado destaprova existe uma palavra quepode ser tanto mágica quantogeradora de muita confusão, semal aplicada:interdisciplinaridade, a fórmula em que se misturam conteúdos de várias disciplinas abraçadas por um tema comum.
Dr2
 
Por onde passa, ela acaba com ospequenos quintais de cada matéria, abrindoa visão dos alunos ao mostrar que o queeles aprendem em uma disciplina pode ser usado em outra. Quando dá certo, aexperiência é eletrizante. "Estamos vivendouma espécie de ‘revolução’ aqui", comentaMarco Aurélio, Coordenador de CiênciasHumanas do Colégio Nossa Senhora dasDores, em Belo Horizonte. Vamos ver,então, como se deu a experiência.
Giovani Pereira
A aluna-mucama em aulasobre o ciclo da cana-de-açucar e o Mosteiro doCaraça, tema do ciclo do ouro
Tudo começou quando a direção do "Das Dores" (como a escola é chamada pelos alunos), depoisde uma palestra sobre Pedagogia de Projetos feita pela pedagoga Keyla Matsumura, estimulou osprofessores a criarem formas de unir várias disciplinas. Marco Pollo Ferreira Alves, que lecionaGeografia, lançou a idéia de levar a turma da 5ª série ao Mosteiro do Caraça, que faz parte de umParque Natural localizado a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Como vem escrevendo uma tesesobre excursões interdisciplinares para o Instituto Jose Verona, de Cuba, percebeu que aquela eraa oportunidade de unir seu projeto ao da escola. Mal sabia que ali estava a ponta de um iceberg.
 
"Fizemos uma reunião e decidimos adotar o livro Ecologia, da Editora Lê (ao lado) paratrabalharmos o tema do meio ambiente em sala de aula. Depois, partiríamos para o trabalho decampo, juntando alguns colegas que se interessassem", explicou Marco Aurélio. Realizandoencontros no período da tarde, os professores acertaram o calendário e o que cada um ensinariaantes e depois da excursão.A saída aconteceu em março, de trem — o que, para muitos alunos, foi uma grande novidade.Duas horas depois, a turma chegava ao Mosteiro do Caraça. Anotando, observando detalhes,fotografando e relacionando tudo com o livro paradidático lido, os alunos da 5ª série tiveram um diabem movimentado.
Arquivo pessoal
Do livro ao trabalho de campo: foto de aluno feita noCaraça (acima)
 
Baixada a agitação dos alunos com a ida ao Caraça, cada professor procurou sedimentar algunsconceitos. Marco Pollo, de Geografia, distribuiu mapas da região para que os grupos identificassemcada local, descrevendo o relevo e a vegetação. Marco Aurélio e Karina Menezes, professores deHistória, enfocaram o ciclo do ouro e a visita de D. Pedro II ao lugar. Giovana Dantas e CarlotaÁlvares, de Ciências, trabalharam a fauna e flora e as lições de ecologia observadas pelos alunos.Nas aulas de Ensino Religioso mostrou-se a relação entre homem e natureza, enquanto WellingtonAde, de Matemática, trabalhou as figuras geométricas do conjunto arquitetônico. Por fim, entraramAndréa Godinho e Letícia Pellegrino, de Português. Mais que corrigir os alunos, elas ensinaram aimportância de se refazer o texto em busca do melhor estilo, da palavra ideal.
 
"Por suas características de conteúdo, Ciências, História e Geografia costumam ser os ‘carros-chefes’ dos projetos interdisciplinares. E Português é o suporte, pois todo projeto implica emprodução de textos. Já matérias como Matemática ou Educação Física são mais difíceis de seremintegradas", admite a Supervisora de Ensino Maria Flor de Maio Duarte.
O plano inclinado nasceu na Matemática e foi para aGeografia
Juntar vários professores em um único projeto pode tumultuar a rotina da escola. "O maior risco dese trabalhar com projeto interdisciplinar é ele ficar desatrelado do conteúdo programático. É precisoenriquecer o trabalho dos professores, e não desviá-los do programa", alerta a supervisora Flor.Por isso, ela aponta um atalho seguro para uma primeira experiência: começar com duas ou trêsmatérias casadas.É o que estão fazendo os professores de Geografia e Matemática. Existe uma lei ambiental queproíbe desmatamento em terrenos com inclinação entre 25 e 45 graus, para evitar desabamento deencostas. Os alunos criaram os ângulos com o transferidor e, depois, produziram maquetes paraas aulas de Geografia. "O interesse dos alunos foi tal que eles estão estudando ângulos, que ématéria da 6ª série", comentou Wellington, revelando a reação em cadeia que a Pedagogia deProjetos provoca nos alunos.

Activity (192)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jaqueline Erdens Reis added this note
Gostei
Marilene Rangel added this note
È de fundamental importância a construção coletiva do currículo na escola, em que todos possam dar sua contribuição, aproveitando os múltiplos conhecimentos, que devem ser tecidos e entrelaçados com as vivencias e experiências oriundas das diversas áreas , considerando as necessidades do publico alvo, bem como aproveitando para construir teias a partir das habilidades da própria comunidade, qu
Rejane Souza liked this
thaaiscsousa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->