Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
215Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
fichamento

fichamento

Ratings: (0)|Views: 110,833|Likes:
Published by Claudia Mascarenhas

More info:

Published by: Claudia Mascarenhas on Dec 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/13/2013

pdf

text

original

 
FICHAMENTO ‘UMA ARTE’
Um fichamento é um trabalho intelectual, individual, onde o aluno temoportunidade de sistematizar suas leituras, de tal forma que tenha consigo ummaterial de consulta permanente, ao qual ele poderá recorrer em diferentesmomentos de sua vida acadêmica ou profissional. O termo lembra que o exercíciode registrar esses elementos se deu, por um tempo considerável, sobre fichas. Ofichamento no âmbito da atividade de estudo e pesquisa visa à documentação e àclassificação de um conteúdo.O fichamento é uma maneira excelente de manter um registro de tudo que vocêlê. Depois de você fazer um bom fichamento de um texto, ou livro, você nuncamais precisará recorrer ao original novamente. O que fará com que você ganhetempo.Além disso durante o processo de fazer o fichamento você pode adquirir umacompreensão maior do conteúdo do texto. Ele é basicamente o arquivo do textoque você lê contendo a referência e o que você entendeu do conteúdo do texto deuma obra, de um texto ou mesmo de um tema.Muitos alunos se mostram ansiosos sobre o que significa na prática fazer umfichamento. Alguns acham que fichamento é o mesmo que resumo, e a dúvida fazsentido porque, como vimos, até mesmo o dicionário acima citado indica quefichar é resumir.Outros ao contrário, consideram que fichamento nada tem a ver com resumo e sódiz respeito à interpretação do texto e, assim, esses termos - resumo einterpretação - aparecem também como objeto de vida, exigindoesclarecimento.Além desses termos, é preciso que se explicite um pouco mais, se formos seguir a definição do dicionário, o que pode ser entendido como "relevante" ou"importante" em um texto. A relencia deve ser avaliada tendo em vista opropósito do texto.Opcionalmente, para fazer o fichamento de uma obra ou texto você poderá:
 
1. Ler o texto inteiro uma vez ininterruptamente2. Ler o texto novamente, grifando, fazendo anotações e procurando entender oque o autor quer dizer em cada parágrafo.3. Fazer o fichamento O fichamento, feito da maneira mais ampla, pode conter:
Indicação da referência bibliográfica.Resumo do texto.Registro de comentários e críticas ao texto.Registro de idéias que tivemos a partir do texto.Transcrições do texto que poderão ser usadas posteriormente como citação emnosso próprio trabalho.
Referências bibliográficas
O primeiro elemento do fichamento deve ser a identificação do texto lido, ouseja, devemos registrar a referência bibliográfica. É importante registrarmos areferência bibliográfica no fichamento porque isso nos permite saber, a qualquer momento em que consultamos nossas anotações, qual é a origem ou a fonte dasanotações.A referência bibliográfica é o conjunto de elementos que identificam um texto.Assim: autoria do texto lido, título do texto, edição, local da editora, editora, ano depublicação são elementos considerados essenciais para referenciar um livro queestamos lendo. Mas, se estivermos lendo um artigo de revista, de jornal, oupublicado em atas de congresso e o texto que estamos lendo estiver em meioconvencional (papel) ou em meio eletrônico, esses fatores devem ser levados emconsideração quando formos construir a referência.
Resumo
Podemos dizer, resumidamente, que, em termos gerais, para elaborar o resumoque consta do fichamento o estudante/leitor deve:.
identificar o objetivo do texto;. identificar a estrutura lógica do texto/revelar o plano lógico da obra em estudo;
 
. captar os conceitos fundamentais;. ser fiel às idéias do autor;. ser escrito na linguagem própria de quem está fazendo o resumo.
Registro de idéias e problematização
Esta parte do fichamento é aquela em que o leitor registra as idéias que vai tendoa partir da leitura do texto. A problematização do texto pode ser entendida, aqui,como questões que são levantadas sobre o tema do texto. Essas questões podemdar origem a discussões e, podem, também, gerar a necessidade de pesquisaadicional.A problematizaçao do texto feita pelo aluno não deve ser confundida com aproblematização do tema feita pelo autor, problematizaçao que é objeto de estudono exercício do resumo
.
A transcrição para citação
É interessante fazer sínteses em torno de alguns temas de interesse do aluno e/oude temas destacados pelo autor, inclusive conceitos; temas/conceitos relacionadoscom a disciplina para a qual o texto foi lido. Esse registro de trechos de texto lidono fichamento pode ser: literal e não-literal. Dessa forma, podemos fazer citaçõesliterais e não-literais, estas também chamadas conceituais ou paráfrases.
Procedimentos para a transcrição
A NBR 10250 que trata dos procedimentos relacionados às citações padronizaos modos pelos quais devemos registrar as supreses, interpolões,comentários, ênfase ou destaque que aplicamos nas transcrições:a) supressões: [...]b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]c) ênfase ou destaque: grifo, negrito ou itálico.No caso em que reproduzimos uma frase que contém elementos em destaque

Activity (215)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
jasdesigner liked this
paullo_poeta4567 liked this
Paulo Kobayashi liked this
Mônica Cunha liked this
Nancy Anjos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->