Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
74Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
dicionario de termos bancarios

dicionario de termos bancarios

Ratings:

4.85

(34)
|Views: 22,729 |Likes:
Published by sandra melo

More info:

Published by: sandra melo on Mar 27, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC or read online from Scribd
See more
See less

07/22/2013

 
PEQUENO DICIONÁRIOECONOMÊS - PORTUGUÊS
Disponivel em: 
 - capturado em 24/3/03
AAÇÃO
Ação é um título mobiliário que corresponde ao direito de uma fração de umaempresa, representando uma parte do capital social dela. Quem possui ações detémuma parte da empresa, e por isso recebe parte proporcional dos lucros. As açõespodem ou o ser negociadas em Bolsas de Valores, trata-se de um títulonegociável, que representa a menor parcela em que se divide o capital de umasociedade anônima. 
Ação ao portador 
Ação ao portador é aquela que não apresenta o nome do proprietário, que pertencea quem detém seu poder. Desde 1990 o Brasil não tem mais ações ao portador,como forma de coibir o uso destes papéis na lavagem de dinheiro e na evasão fiscal.
Ação cheia (com)
Ação cujos direitos (dividendos, bonificação, subscrição e outros) ainda não foramexercidos. 
Ação de primeira ou segunda linhas
As de primeira linha são ações das empresas mais tradicionais, de grande porte, eque têm maior liquidez - facilidade de negociação. Correspondem às
blue chips
, dotermo em inglês. As de segunda linha são ações com menor liquidez, emboratambém possam incluir empresas sólidas.
Ação com valor nominal
Ação que tem um valor impresso, estabelecido pelo estatuto da companhia que aemitiu. 
Ação escritural
É uma ação que circula no mercado de capitais sem a emissão de certificado. Éescriturada por um banco, o qual é o depositário das ações da empresa e processaos pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários. Apesar de um mero reduzido, ainda existem no mercado ões com emiso decertificados.
Ação listada em bolsa
Ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
 
DICIONÁRIO DE ECONOMIA
Ação Nominativa
Ação que identifica o nome de seu proprietário. Ele terá efetivamente a posse daão depois do laamento no Livro Registro das ões Nominativas, que écontrolado pela empresa.
Ação Objeto
Valor mobiliário a que se refere uma opção.
Ação Ordinária
Ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa:confere a seu titular o direito de voto em assembléia.
Ação Preferencial
Ação que oferece a seu detentor prioridade no recebimento de dividendos e/ou, nocaso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concededireito a voto em assembléia. A ação preferencial (PN) não dá direito ao acionista departicipar da administração da empresa. Para compensar, o acionista tempreferência de receber os dividendos (lucros) da empresas antes dos outrosacionistas que detêm ordinárias. Além disso, o valor do dividendo da preferencialdeve ser no mínimo 10% superior ao da ordinária. As ações preferenciais apenasproporcionam direito a voto em situações especiais: quando a empresa deixa depagar dividendos por três anos consecutivos, até que a empresa volte a pagar dividendos, e quando estiver em votação alteração dos direitos dos preferencialistas.
Ação sem valor nominal
Ação para a qual não se convenciona valor emissão, prevalecendo o preço demercado por ocasião do lançamento.
Ação vazia (ex)
Ação cujos direitos (dividendo, bonificação, subscrição) já foram exercidos.
Acionista
Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.
Acionista majoritário
É o indivíduo, ou conjunto de indivíduos, que possui o efetivo controle administrativoda empresa, por conta da posse de número suficiente de ações ordinárias (ON).
Acionista minoritário
É o indivíduo que não detém o controle da empresa. É o caso do que possui açõesordinárias (ON), com direito a voto, mas em quantidade insuficiente para ser ocontrolador, e também o caso do que detém ações preferenciais (PN), qualquer queseja a quantidade, porque este acionista não tem direito a voto.
ACC - Adiantamento de Contrato de Câmbio
 2
 
DICIONÁRIO DE ECONOMIA
É uma linha de crédito para empresas exportadoras que já tenham vendido suamercadoria para outros países. É um crédito que custa menos que os empréstimosem moeda nacional. O exportador assume o risco de alguma variação cambialbrusca para cima ampliar muito seu endividamento. O risco desta operação éreduzido, no entanto, porque a empresa também vai receber seus créditos docomprador em dólares. Casando suas receitas com suas dívidas, a empresa corremenos risco.
ADR -
 American Depositary Receipt 
É um certificado, emitido por bancos norte-americanos, que representa ações deuma empresa fora dos Estados Unidos. Muitas empresas brasileiras têm suas açõesnegociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque através deste instrumento. Aempresa ganha visibilidade no mercado internacional e pode ter maior facilidade emcaptar recursos no exterior, através de empréstimo ou mesmo emissão de novasações. Os grandes investidores estão sempre comparando os preços das ações deuma empresa no Brasil com seu preço equivalente em Nova Iorque, com base nosseus ADRs. Quando há uma distorção de preços - ou seja: quando fica mais baratocomprar num lugar e vender em outro com lucro -, o que também é chamado dearbitragem, os investidores aproveitam para ampliar seus ganhos, comprando ondeestá barato e vendendo onde está caro.
 After market 
Nome do pregão eletrônico realizado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) ànoite, após o fechamento do pregão normal, até as 22 horas.
AGE - Assembléia Geral Extraordinária
Reunião de acionistas de companhia de capital aberto com o objetivo de discutir assuntos do interesse social da empresa. A reunião é convocada e instalada naforma da lei e dos estatutos, porém sua convocação não é obrigatória.
Ágio
É a diferença a mais, na compra de um título, ação, bem ou moeda, entre o valor nominal (oficial) e o valor pago pelo comprador.
AGO - Assembléia Geral Ordinária
Reunião convocada obrigatoriamente pela diretoria da companhia de capital abertopara a verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios dediretoria e eleição do conselho fiscal da diretoria. Deve ser realizada até quatromeses depois do encerramento do exercício social.
Alavancagem
Termo utilizado no mercado financeiro para designar a obtenção de recursos pararealização de determinadas operações. Trata-se de uma estratégia na qual oinvestidor pretende aumentar as possibilidades de rendimento atras de3

Activity (74)

You've already reviewed this. Edit your review.
Fabrício Sanches added this note
Material muito útil e bom. Poderia, por gentileza, encaminhar no meu e-mail: fabricio.sanches@ifms.edu.br
Camila Santa Cruz added this note
Me envie também por favor. mila241093@hotmail.com . muito obrigada!
1 thousand reads
1 hundred reads
claudiotereso liked this
arthur_feital liked this
Ozeni Madureira liked this
Johny Faria liked this
Andre Luiz liked this
nandano liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->