Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
11Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Escalas em Geografia ( 1 )

Escalas em Geografia ( 1 )

Ratings: (0)|Views: 4,909|Likes:
Texto didático sobre escalas gráficas e numéricas com questões dos principais vestibulares
Texto didático sobre escalas gráficas e numéricas com questões dos principais vestibulares

More info:

Published by: Silvio Araujo de Sousa on Dec 06, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/10/2012

pdf

text

original

 
Geografia
- Escalas ( I )
E. E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes
- Guarujá - SP - Prof. Silvio Araujo de Sousa - tema 4 - aula 6
1. Considerações preliminares
 
Para confeccionar um mapa de uma certa área geográfica, a nossa medida de referência será sempre asdimensões reais da área em estudo e reduzi-lá de modo a caber em um plano de dimensões menores,que será o nosso mapa. É neste ponto que entra o uso e aplicação da "escala", pois a escala do nossomapa terá a finalidade de demonstrar as relações entre as dimenções reais da área e as apresentadas noplano reduzido.
 
2. Principais tipos de escalas
 
a) Escala NuméricaA imagem apresentada na figura 1 é um exemplo clássico deescala numérica, cuja expressão numérica deve ser lida como "umpor trinta milhões", e nos informa que 1 cm medido no mapa,corresponde a 30 milhões de cm na área real.
(obs. 30.000.000cm=300km)
 A escala numérica terá sempre esta formatação mostrada nasequência, com pequenas variações. No exemplo mostrado (umpor trinta milhões) 1:30.000.000 = ,observe que toda escala numérica terá sempre o valor unitário (1)no numerador, correspondente a 1 cm medido no mapa. Já odenominador terá diferentes valores, dependendo de quanto foi aredução das medidas reais, neste exemplo o denominador indicaque a medida real foi reduzida em 30.000.000 de vezes.Assim, no exemplo da figura 1, a distância entre Brasília e o Rio deJaneiro medida no mapa é de 3 cm, logo sabendo que com essaescala cada 1 cm no mapa corresponde a 300 km na realidade, pronto está calculada a distância entreestas duas cidades, (3x300=900), ou seja 900 km.Agora é sua vez de calcular a distância entre Brasília e Florianópolis, cuja medida no mapa foi de 4 cm.b) Escala GráficaA escala gráfica apresenta avantagem de permitir umainterpretação visual e diretadas informações, poisgraficamente apresentasegmentos de retas comdivisões de 1 centímetroacompanhado do respectivovalor em quilômetros.A figura 2 mostra noprimeiro mapa em suaescala gráfica que cada 1centímetro (cm) medido nomapa corresponde a 100quilômetros (km) narealidade. Na mesma figura2, no segundo mapa, daIlha de Fernando deNoronha nos mostragraficamente que cada 1 centímetro (cm) medido no mapa, corresponde a 1 quilômetro (km) narealidade.
figura 1
 
Exemplo de escala numéricafigura 2
 
Exemplo de escala gráfica
sousaraujo
 
3. Aplicação
 Com o conhecimento adquirido aplicado ao primeiro mapa da figura 2, é possível saber a distância realentre a cidade de Natal no Rio Grande do Norte e a Ilha de fernando de Noronha, cuja medição no maparevelou ser de 2,5 centímetros (cm), logo a distância real é ...250 quilômetros (km).Na mesma figura 2, porém no segundo mapa, a questão é obter a distância real entre os pontos A e B,em linha reta da Ilha, observando que a escala gráfica é outra e a medição no mapa mostrou umadistância medida entre os pontos A e B, de 5,5 centímetros (cm), logo a distância real será de...5,5quilômetros (km).
4. Escala de Redução
 A escala de um mapa será sempre uma escala de redução e para saber quantas vezes o tamanho real daárea geográfica foi reduzido de modo que tornasse possível sua representação num mapa bastatransformar para uma escala gráfica em numérica, vamos demonstrar isso voltando ao exemplo da figura1, com uma escala numérica de 1:30.000.000 (um por trinta milhões), significa que a medida real foireduzida trinta milhões de vezes para que fosse possível a sua representação no mapa.
5. Relação entre denominador, escala e riqueza de detalhes
 Esta relação entre escala eriqueza de detalhes éestabelecida pelodenominador, sendo umarelação inversamenteproporcional, ou seja,quanto maior odenominador, menor seráa escala e também menorserá a riqueza de detalhes,e o inverso tambémprocede, quanto menor odenominador maior será aescala e também a riquezade detalhes, as figuras 3 e4 mostram um quadroresumo.
6. Como ampliar ummapa ?
 Para ampliar o mapa, istoé aumentar a riqueza dedetalhes, devemos proceder da seguinte forma: Diminuir odenominador que significa estarmos aumentando a escala e consequentemente a riqueza de detalhes.Exemplo: Num mapa de escala 1:100.000 (um por cem mil), queremos ampliar o mapa 5 vezes, logo odenominador será reduzido 5 vezes, ficando a nossa escala em 1:20.000 (um por vinte mil).
7. Como reduzir
 Para reduzir o mapa, isto é reduzir a riqueza de detalhes, devemos adotar um procedimento inverso doque foi adotado para ampliar, aumentar o valor do denominador, e consequentemente estaremosdiminuindo a escala e a riqueza de detalhes.Exemplo: Num mapa de escala 1:100.000 (um por cem mil) para reduzi-lo 5 vezes, aumentaremos odenominador 5 vezes, logo a nossa escala será de 1:500.000 (um por quinhentos mil).
8. Como escolher a melhor escala?
 
figura 4
 
figura 3
 
Exemplo de escala numérica
Área geográfica (terreno)
 
EscalaCidade de São Luís 1: 9.000Maranhão 1: 1.000.000Brasil 1: 9.000.000América do Sul 1: 19.000.000Planeta Terra (Múndi) 1: 40.000.000
sousaraujo

Activity (11)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Sonaira Oliveira Silva added this note|
legal!
Ediane Simões liked this
Andréia Padovan liked this
Andréia Padovan liked this
Sphatacus liked this
marifrigini liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->