Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
24Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Etiologias do AVC Isquémico

Etiologias do AVC Isquémico

Ratings:

4.73

(15)
|Views: 22,844|Likes:
Published by enfermagemPT

More info:

Published by: enfermagemPT on Mar 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
See More
See less

07/11/2013

 
 Etiologias do AVC Isquémico Aterosclerótica
A aterosclerose afecta as principais artérias intracranianas e extracranianas. O lúmendos vasos estreita-se, constituindo um local-alvo para a formação de trombos. Podemocorrer acidentes isquémicos transitórios, em cerca de metade dos doentes, antes doAVC.
Trombos de pequenas artérias Penetrante /Lacunar 
A trombose de uma pequena artéria dá origem a uma pequena zona de tecido afectada,nas estruturas de massa branca, profundas, do cérebro, designadas por lacuna. Esta,habitualmente, ocorre nos gânglios basais, cápsula interna, ponte-de-varólio ou tálamo.
Cardiogénica/Embólica
A maioria destes AVCs são consequência de êmbolos, geralmente de origem cardíaca,que se soltam e deslocam na circulação arterial, até chegarem a um vaso demasiadoestreito para permitir a sua passagem. A fibrilhação auricular é a causa mais comum dosêmbolos.
Outros
O AVC isquémico também pode ser provocado por vasospasmos, inflamação, perturbações da coagulação e efeitos de abuso de drogas, especialmente cocaína.
 Idiopática
 Não está estabelecida uma causa identificável em cerca de 30% da totalidade de AVCsisquémicos.
Quadro n.º2 – Etiologias do AVC isquémico (Phipps, 2003; p.1976)
Factores de risco do AVC 
 
 Não-Modificáveis Idade
Entre 60% a 75% da totalidade de AVCs ocorrem em pessoas com mais de 65 anos.
 Sexo
 No homem, a incincia de AVC é ligeiramentesuperior (19%), provavelmente, devido à falta devigilância de hipertensão e insuficiência cardíaca.Contudo, nos Estados Unidos da América, na população com idade superior ou igual a 65 anos, amortalidade é superior na mulher em relação aohomem.
 Raça
Os afro-americanos são duas vezes mais propensos adesenvolver AVC tromtico, e três vezes mais propensos a desenvolver AVC hemorrágico.Desconhece-se se este é um risco directamenterelacionado com a raça.
 
 Modificáveis Hipertensão
A hipertensão é um dos principais factores de risco deAVC, especialmente em associação com aaterosclerose. O aperfeiçoamento do diagnóstico e dotratamento da hipertensão veio reduzir a incidência e amortalidade por AVC, nas últimas duas décadas.
 Doença Cardíaca
A doença cardíaca é um dos factores que maiscontribui para o AVC, quer por aterosclerose ou por ser uma fonte comum de êmbolos
 Diabetes
A diabetes está associada ao aumento da taxa dealterações micro e macrovasculares, as quaiscontribuem para a aterosclerose.
Outros
Tabagismo;Contraceptivos orais (especialmente se for fumadora);Ingestão de bebidas alcoólicas;Antecedentes familiares de acidentes isquémicostransitórios ou AVCObesidade;Sedentarismo;Triglicéridos e colesterol sérico, elevados
Quadro n.º3 –Factores de risco do AVC (Phipps,2003; p.1976, e, Filomena da Luz B. Gomes Leal
in
ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA, 2001; p.132)
2.1 – ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM AO DOENTE COM ALTERAÇÃO DAMOBILIDADE POR HEMIPLEGIAA hemiplegia é uma alteração da mobilidade, sendo uma das sequelas maiscomuns de um AVC. No doente com AVC estão presentes diversos deficits neurológicosque variam conforme a localização, dimensão da área isquémica e volume da circulaçãocolateral
1
.
1
Segundo os apontamentos de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Morgana Cléria liked this
Thompson Viana liked this
Rute Filipa liked this
Davi Brito added this note|
nossa
Thais Araujo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->