Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
226Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Procedimentos lactário

Procedimentos lactário

Ratings: (0)|Views: 73,671|Likes:
Published by Thais Licca
Procedimento lactário de hospital
Procedimento lactário de hospital

More info:

Published by: Thais Licca on Dec 07, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/13/2013

pdf

text

original

 
INTRODUÇÃO
Lactário é a área destinada ao preparo e distribuição de fórmulas lácteas enão lácteas, e dietas enterais. Esta área deve apresentar rigorosas técnicas deassepsia e controle da temperatura de produção do alimento, visandopossibilitar ao paciente uma alimentação segura do ponto de vistamicrobiológico (MEZOMO, 2002).Sua eficiência dependerá da correta localização no hospital, previsão deamplo espaço, distribuição exata das áreas de trabalho, instalação deequipamentos necessários e de uma boa administração, para que as técnicaspossam ser desenvolvidas satisfatoriamente e as mamadeiras preparadas semimproviso e contaminação (MEZOMO, 2002).As leis que regulamentam as atividades de nutrição em lactário sãopreconizadas pela Resolução CFN Nº 380/2005, RDC nº 189/2003, RDC nº307/2002, RDC nº 50/2002, RDC nº 60/2002 (Nutrição Enteral) (ANVISA,2009).
 
LACTÁRIO
Localização físicaO lactário fica localizado próximo a Unidade de Alimentação e Nutrição,possui amplo espaço e distribuição adequada das áreas de trabalho, poispossui a sala de limpeza, área destinada à higienização e esterilização préviados frascos de mamadeiras, bicos, arruelas e protetores; sala de preparo,destinada à pesagem, preparo das fórmulas, rotulagem das mamadeiras comesterilização prévia, da esterelização terminal das mamadeiras, envasadas, doresfriamento e da distribuição destas últimas, após autoclavagem e ante-sala,destinada à paramentação e higienização das mãos das lactaristas quetrabalham na sala de preparo.Condições físicas e ambientaisPossuí boas condições físicas e ambientais, com equipamentos novos, emótimas condições de higiene. A temperatura do ambiente controlada o tempotodo pelo um ar condicionado digital.Layout e fluxo (mamadeiras): setores existentes/ equipamentosO lactário, conforme citado no item 5.1, possui a área suja, que recebe asmamadeiras e as higieniza, e área limpa, onde são envazadas as dietasenterais, mamadeiras e dosagens de suplementos.Os equipamentos existentes são: Autoclave (Ortosíntese®), geladeira demamadeira (Consul®), refrigerador de dietas (Incomar®), microondas(Eletrolux®), banho-maria (LF®), ar-condicionado (Fujtsu®), purificador deágua (IBBL®), fogão elétrico (Layr®), balança de precisão (Shimadzu®) ebomba de infusão (Santronic®), além das bancadas onde são preparadas asdietas.
 
Fluxo das mamadeirasRecebimento e higiene de mamadeirasAs mamadeiras são recebidas na sala denominada área suja, onde sãolavadas com água, detergente e hipocloridrico, em seguida são colocadas naautoclave para a esterilização. Depois de esterilizadas são retiradas na árealimpa para um novo preparo.Identificação
 
A identificação é feita através de etiquetas feitas no 1° andar pelasnutricionistas da área clinica. As lactaristas preparam e rotulam as dietasenterais, mamadeiras e dosagem de suplementos de acordo com asinformações das etiquetas (ml e horário administrado).

Activity (226)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Dárcia Lima liked this
iaiafgdo liked this
Syrlangyla Ramos liked this
Juliana Oliveira liked this
Fernanda Santos liked this
Rafaela Vannuchi liked this
Lidiane Almeida liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->