Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Contratura de Dupuytren

Contratura de Dupuytren

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 6,673 |Likes:
Published by enfermagemPT

More info:

Published by: enfermagemPT on Mar 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC or read online from Scribd
See more
See less

07/31/2013

 
 
Contratura de Dupuytren
Contractura de Dupuytren
3
 
 
Contratura de Dupuytren
Considerações GeraisGuillaume Dupuytren 
(Figura
1
 ),
(1777-1835), médico-cirurgião francêsnascido em Pierre-Buffière e morto em Paris, famoso pelas suas pesquisas em PatologiaCirúrgica. Foi cirurgião-chefe do Hôte-Dieu e médico de Luís XVIII e Carlos X. No seucurrículo figuram a primeira extirpação de uma mandíbula e de um colo de úteroafectados por cancro, além de ligação da artéria subclávia, criação de ânus artificial,cirurgia da fístula lacrimal e a descrição e tratamento da contratura da mão,que se tornou conhecida como
doença de Dupuytren.
Definição
A referida patologia foi caracterizada, em 1832, pelo francês, como a contraturaem flexão irredutível de um ou mais dedos (geralmente quarto e quinto) devido aoespessamento e encurtamento da aponeurose palmar (nervo cubital).Citando alguns autores, a contratura de Dupuytren: 
“consiste em um espessamento nódular indolor da fáscia palmar, que usualmente se origina na região sobrejacente à superfície palmar da terceira ou quarta articulação metacarpotalangianas. Uma proliferação progressiva desse tecido fascial pode levar a umacontratura gradual de todos os dedos em direcção a palma”(Lehmann [et al] 1984, p:641).
Segundo Kottke
[et al]
(1984, p: 345)
“a doença de Dupuytren é umacontratura da fáscia palmar de origem desconhecida provavelmente em parte genética”.
 4
Fig. 1
-Guillaume Dupuytren
(1777-1835)
 
 
Contratura de Dupuytren
De acordo com Brunner e Suddarth (1980, p:1108)
“é uma contraturalentamente progressiva da fáscia palmar que produz flexão dos dedos mínimo e anelar,e, frequentemente, do dedo médio, deixando-os mais ou menos inutilizados”.
Segundo Vaz (1995, p:2653) a Doença de Dupuytren:
 
trata-se de uma entidade relativamente comumcaracterizada por um espessamento nodular e contracção da fascia palmar levando um ou mais dedos a uma flexão mantida ao nível dasarticulações metacarpofalângicas. O dedo é o mais afectado seguido do 5º, 3º e 2º, por esta ordem.”
Segundo Phipps
[et al]
(1995, p: 2137) caracteriza-se por: 
“ hiperplasia e fibrose progressiva da fáscia palmar, na fasecubital da mão, provocando encurtamento progressivo das faixas pré-tendinosas, no dedo anelar e, por vezes, no dedo mínimo, comdeformidade apenas moderada no dedo médio”.
Incidência e Etiologia
A Contratura Dupuytren é uma patologia característica de pessoas de origemeuropeia, sendo a sua incidência duas vezes superior no sexo masculino e rara em nãocaucasianos e torna-se progressivamente mais vulgar a partir dos 40 anos de idade. Nosdoentes jovens afectados há uma forte predisposição familiar e o curso da doença émuito mais rápido.Desde que esta doença foi descrita (Séc. XIX), foram feitos inúmeros avançostécnico-científicos. Contudo, existem ainda algumas perguntas sem resposta.A etiologia é ainda actualmente pouco conhecida, contudo sabe-se que se tratade uma situação com diversas causas entre as quais o trabalho repetitivo, ainda quecertos autores manifestem duvidas acerca desta relação.Desconhece-se ainda a verdadeira causa desta patologia, no entanto, acredita-seque possa estar relacionado com uma predisposição genética, isto é, uma transmissãoautossómica com incidência quase total no sexo masculino.Os traumatismos possivelmente influem uma maior parte nas pessoas predispostas, mas a sua significação exacta é incerta. A patologia apresenta-se tambémassociada a doenças reumáticas verificando-se uma maior incidência nas pessoasfumadoras e afectadas por: gota, alcoolismo, pneumopatias, tuberculose pulmonar epilepsia, diabetes
Mellitus,
doenças hepáticas. Pode igualmente aparecer como umsintoma tardio de um síndroma
costas-mão
a seguir a um enfarte cardíaco.5

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Tassya Elizabeth liked this
Taty Silva liked this
Rodney Wenke liked this
Nelson França liked this
Sam Nesicha liked this
Tiago Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->