Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
30Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TRATAMENTO TÉCNICO DOCUMENTAL

TRATAMENTO TÉCNICO DOCUMENTAL

Ratings: (0)|Views: 2,584|Likes:
Published by kikopalhas

More info:

Published by: kikopalhas on Dec 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/17/2013

pdf

text

original

 
OUTUBRO DE 2009
TRATAMENTOTÉCNICODOCUMENTAL.
Por Fernanda Cardoso; Ricardo Domingues;Iolanda Machado; Virgínie Magalhães;Alexandra Fernandes; Cristóvão Barroso
 
1. A Biblioteca e os documentos. Tipologia dos documentos. Funções e objectivos dotratamento técnico documental. Composição do fundo documental. (teóricas)Objectivos:
· Dominar conceitos básicos das ciências documentais para distinguir os diferentes tiposde documentos.
A Biblioteca e os Documentos.O que é uma Biblioteca?
Segundo a UNESCO, é toda a colecção organizada de livros e periódicos impressos ou de outrosdocumentos, nomeadamente gráficos e audiovisuais, e ainda os serviços que concorrem para oacesso fácil a estes documentos por utilizadores com fins de informação, pesquisa, educação ourecreativos.A biblioteca deve assumir-se como o centro local da informação, tornando-se prontamenteacessível aos seus utilizadores, a informação de todos os géneros. Os serviços da bibliotecadevem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade,raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicosdevem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar osserviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes,hospitalizadas ou reclusos. Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados àssuas necessidades. As colecções devem reflectir as tendências actuais e a evolução dasociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação. As colecçõese os serviços devem ser isentos de qualquer forma de censura ideológica, política ou religiosa ede pressões comerciais.
Objectivos Específicos de uma Biblioteca Escolar (BE)
Disponibilizar livremente os documentos;Promover e preservar o livre fluxo de ideias entre a população escolar;Preservar o material bibliográfico, auxiliando dessa forma a educação e a investigação;Defender o espírito e a memória da escola;Educação – Educar para a cidadania;Cultura – centro de difusão de cultura;Informação – tem de ser o centro de difusão da informação com o objectivo de apoiar ocurrículo escolar;Lazer – preocupa-se com actividades de lazer.
Missões da Biblioteca Escolar
As missões-chave da biblioteca escolar relacionadas com a informação, a alfabetização,a educação e a cultura são as seguintes:1.Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;2.Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos
2
 
os níveis;3.Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;4.Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;5.Promover o conhecimento sobre a heraa cultural, o apreço pelas artes e pelasrealizações e inovações científicas;6.Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espectáculo;7.Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural;8.Apoiar a tradição oral;9.Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;10.Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações egrupos de interesse;11.Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;12.Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e actividades de alfabetização paraos diferentes grupos etários.
Funções de uma Biblioteca Escolar:Função educativa
– A BE deve assumir-se como complemento activo do sistema educativoformal apresentando-se como um suporte à educação em tempo parcial. O objectivo éincentivar hábitos positivos de leitura, interpretação de textos, incrementar o acesso àinformação, ao
Conhecimento
, aumentando desta forma a literacia.
Função cultural
– A BE deve ter como objectivo fomentar a cultura da nossa região. Serápreciso assegurar que o fosso cultural da nossa região não seja consequência do fosso existenteentre as diversas gerações. Também neste aspecto este projecto procurará assumir-se como umagente de mudança na vida cultural da escola. Agente propulsor da cultura.
Função no domínio das comunicações
Fomentar o ensino da arte da comunicaçãoutilizando as modernas tecnologias disponibilizadas setambém uma função a cumprir. Tentaremos reverter a nosso favor todo o potencial oferecido pelas novas tecnologias dainformação.
Função social
– Talvez seja esta a sua função mais importante. Permitir o acesso à informaçãoe às ideias, aumenta a capacidade do estudante ser informado sobre questões de actualidade,aumentando também a sua consciência democrática, fortalecendo assim os pilares daDemocracia. Deve assumir a dimensão de servo social e permitir a igualdade deoportunidades.
O que são Documentos?
Qualquer
expressão do pensamento humano
;
Qualquer base material que sirva para a expansão do pensamento humano e que estejadisponível para estudo ou observação”;
 Toda a base de conhecimento, fixada materialmente, susceptível de ser utilizada paraconsulta, estudo ou prova. Exemplos: manuscritos, impressos, representações gráficasou figurativas,espécies de museu, etc.
Um documento é tudo aquilo que funciona como comprovação de um facto: qualquersigno concreto ou simbólico, conservado ou gravado, com a finalidade de representar,reconstituir ou provar um fenómeno físico ou intelectual.
O que é que faz dum objecto, um documento?
A matéria: apenas objectos e signos com expressão física;
A intencionalidade: o objecto é propositadamente encarado como uma prova;
O processamento, ou a “
indexabilidade
”: o objecto é tratado como um documento eenquadrado num conjunto organizado;
A perspectiva fenomenológica: o objecto é entendido como um documento.
E os documentos digitais?
3

Activity (30)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
apgc111178 liked this
apgc111178 liked this
Márcia Fonseca liked this
Mónica Alves liked this
Mónica Alves liked this
Ozenda Mendes liked this
GRACARITA liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->