Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
51Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Questões de provas de Comunicação

Questões de provas de Comunicação

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 6,268 |Likes:
Published by palovabrito
Questões de provas anteriores de Comunicação para concursos
Questões de provas anteriores de Comunicação para concursos

More info:

Categories:Types, Resumes & CVs
Published by: palovabrito on Dec 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/31/2013

pdf

text

original

 
Questões de provas de Comunicação
1.
O elemento do processo comunicacional que oferece ao emissor retornosobre a reação do destinatário diante da mensagem fazendo prosseguir o fluxo de comunicação é chamado de:
FEEBACK.
2.
Em 1808, com a chegada da corte portuguesa, é instalada a ImprensaRégia do Brasil e, em 10 de setembro deste mesmo ano, passa acircular:
GAZETA DO RIO DE JANEIRO.
 
3.
De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalismo, o exercícioda profissão possui finalidade:
PÚBLICA
.
4.
As três cores primárias da síntese substrativa são:
MAGENTA, CIANO EAMARELO
.
5.
Caso um jornal publique uma informão ernea ou ofensiva, éassegurado por lei o Direito de Resposta, para apresentar a sua versãodos fatos:
NO MESMO JORNAL E NA MESMA SEÇÃO EM QUE FOIPUBLICADO O ERRO OU OFENSA, PARA ATINGIR O MESMOPÚBLICO QUE LEU A MATÉRIA ORIGINAL.
6.
A hipótese se agenda setting também é conhecida como:
TEORIA DOSEFEITOS A LONGO PRAZO
.
7.
Em uma nocia sobre eleições municipais, um cientista poticoconvidado para analisar as propostas eleitorais dos principaiscandidatos, é considerado uma fonte:
SECUNDÁRIA
.
8.
O sistema de impressão que utiliza uma matriz plana e cuja reproduçãose dá mediante a repelência entre água e gordura é:
OFF-SET
.
9.
O crime de comunicação, conhecido como cania, consiste em:
IMPUTAR A ALGUÉM, FALSAMENTE, FATO DEFINIDO COMOCRIME
.
10.
Em 1923 foi fundada a primeira emissora radiofônica do país: a PRA –1, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, uma rádio educativa com finscientíficos e sociais, ligada à Academia Brasileira de Ciências.À frentedo projeto estava um antropólogo, botânico, lingüista, folclorista, quelutou incansavelmente pela “cultura de nossa gente, pelo progresso doBrasil”:
EDGARD ROQUETTE-PINTO
.11.A espiral do silêncio é uma teoria que trata de meios de comunicaçãopoderosos em sua capacidade de influenciar pessoas.
 
12.A teoria hipodérmica descreve a ão comunicativa como relaçãoautomática de estímulo e resposta, reduzindo a ação humana a umarelação de causalidade linear.13.A teoria crítica da comunicação defende que não se deve estudar ocomportamento da audiência sem considerar até que ponto essecomportamento é condicional pela estrutura da sociedade.
14.
Juan Bordenave descreve as frases do processo de comunicaçãocomo: pulsação vital, interação, seleção, percepção, decodificação,interpretação, incorporação e reação.15.Simulacro é uma reconstrução do real, ou seja, transforma o real emuma nova realidade, mais intensa que a original.16.O radiojornalismo cresceu em importância durante a Segunda GuerraMundial. Neste período, surgiu o Repórter Esso.17.A cortina é um breve trecho musical que identifica ou separadeterminada parte de um programa radiofônico.18.O primeiro jornal brasileiro a adotar o lead foi o Diário Carioca.19.Off the Record designa uma informação de fonte que se mantémanônima.20.Fac-mile é o termo que designa a reprodão idêntica de umdocumento.21.A descrição pictórica consiste em apresentar o objeto, situação oupessoa em detalhes.
22.
Uma publicação semanal ou quinzenal com até quatro páginas e poucavariedade temática pode ser caracterizada como um boletim.23.A pauta faz parte da produção editorial de um jornal empresarial; adiagramação e a composição, da produção gráfica.24.O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado durante ogoverno Vargas atuava com divulgação, comunicação institucional ecensura.25.Súmula é um resumo das principais notícias de interesse do clienteveiculadas em rádio e televisão, incluindo ou não gravações.
26.
Não traziam títulos, apenas data e local de procedência. As notíciaseram vinculadas ao interesse mercantil, com informes sobe colheitas,chegadas de navios... Custavam uma moeda –
GAZETAS
.
 
27.A Declaração de Chapultepec, criada no México em 1994, reúne dezprincípios básicos para o exercício da profissão de jornalista.
28.
Decreto de 22 de novembro de 1823 criou no Brasil, nos moldes da leiportuguesa de 1821 a
LEI DE IMPRENSA
.
29.
A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil ocorreu no dia 7 desetembro, quando o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso naPraia Vermelha.
O ano era de 1922
.
30.
São Paulo será a primeira cidade a ter Televisão Digital no Brasil. Omodelo escolhido para a TV Digital no país terá o padrão
JAPONÊS
.
31.
STAKEHOLDER
é uma expressão utilizada para designar pessoas,grupos ou empresas relacionados direta e/ou indiretamente às ações deuma organização.32.Quando a televisão chegou no Brasil, sua primeira transmissão foi em1950 e a apresentação foi de Frei José Mojica, cantor mexicano que setornara religioso.
33.
- Em termos de prática jornalística, muitos autores diferenciam osprocedimentos para elaboração de notícias e reportagens. Em relaçãoàs diferenças entre esses dois gêneros jornalísticos podemos afirmar que:
 
a notícia e a reportagem contêm, em geral, graus diferentes deprofundidade no trato do assunto, sendo que a notícia tende a ser mais breve e pouco durável
.
34.
Claude Shannon e Warren Weaver, na primeira metade do século XX,apresentaram um modelo que se tornaria clássico para o entendimentodo processo de comunicação. A respeito desse modelo podemosafirmar que:
 
procura, estruturado em bases técnicas, entender acomunicação como um processo de transmissão de informaçõesatravés de um canal
.
35.
A entrevista é considerada como uma importante forma de apuração e,de acordo com o meio em que será veiculada, deve ser conduzida eeditada de modo espefico. Quanto às cnicas de entrevista jornalística é correto afirmar:
as entrevistas em rádio podem ser ocasionais ou produzidas, gravadas ou ao vivo, mas geralmentesão marcadas pelo tom coloquial
.
36.
Ao preparar um texto para TV devem-se levadas em conta ascaracterísticas audiovisuais do veículo. Com relação ao texto para TV,avalie as afirmativas a seguir:
1) Para escrever um texto paratelevio, devemos, antes de tudo, conhecer as imagensdisponíveis. A partir delas, o texto deve ser construído de maneira

Activity (51)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Elsimar Barros liked this
Rodrigo Barroso liked this
pesquisafromart liked this
Marcelo Viegas liked this
Adriana Mello liked this
Fabiane Borges liked this
Fabiane Borges liked this
Tatiana Soares liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->