Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
38Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
SISTEMA DE ARREFECIMENTO

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Ratings: (0)|Views: 5,085|Likes:
Published by dipamilo
o sistema de refrigeração e um elemento importante para o bom funcionamento do motor
o sistema de refrigeração e um elemento importante para o bom funcionamento do motor

More info:

Published by: dipamilo on Dec 11, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/19/2013

pdf

text

original

 
Sistema de refrigeração nos motores de combustão interna 2009
Índice
 
Sistema de refrigeração nos motores de combustão interna 2009
Objectivo
O motor é uma máquina que transforma a energia gerada pela combustão emenergia mecânica a queima do combustível nos cilindros liberta grande quantidade decalor o que conduziria à deformação e "gripagem" dos órgãos do motor. Um dos pontosmais delicados dos motores actuais é a manuteão do funcionamento a umatemperatura ideal, pelo maior tempo possível, independentemente das exigências a queesteja sendo submetido. Este trabalho permite compreender a importância do sistema derefrigeração no bom funcionamento do motor, para tal será necessário conhecer ocorrecto funcionamento do sistema caracterizando os vários equipamentos que oconstituem e a sua evolução no decorrer do tempo.
1.Função do Sistema de refrigeração no motor.
Como já observado o sistema de refrigeração impede o sobreaquecimento domotor, mas o seu funcionamento no motor dependera do fluido e estes podem ser divididos:- Água;- Ar;
 
Sistema de refrigeração nos motores de combustão interna 2009
- Óleo.
1.1
Sistemas de refrigeração indirecta por água
 Nos motores refrigerados por água o bloco motor e a cabeça do motoapresentam cavidades, por onde circula a água, que estão ligadas a um radiador, por onde se perde a maior parte do calor; esta perda é acelerada pela corrente de ar  promovida pelo ventilador e pela bomba de água que aumenta a velocidade dedeslocamento desta (
refrigeração por circulação forçada
); o deslocamento da água provocado apenas pela diferença de temperatura não é suficiente. Enquanto o motor nãoatinge sua temperatura ideal de funcionamento, o líquido de arrefecimento circulaapenas por um pequeno circuitou, que percorre somente as galerias do motor. Estecircuito é controlado pela válvula termostática. Quando a temperatura é alcançada (85ºCa 95ºC), esta válvula abre-se e então o líquido de arrefecimento começa a circular pelocircuito completo. Neste circuito, passa pelo radiador. Ali, o ar exterior e a corrente dear gerada pelo ventilador baixam a temperatura do líquido de arrefecimento. 
Figura 1
- Representação de um circuito de refrigeração por água de um motor de quatro Cilindros.1- Tampão 2- Radiador 3- Ligação de borracha 4- Termóstato 5- Bomba de água 6- Circulação de água 7- Palhetas 8-Ventilador 9- Torneira 10- Ligação de borrachaFonte: CNEEMA (1976)
 Nestes sistemas as camisas húmidas dos cilindros têm um efeito insonorizantesendo a água utilizada para aquecimento da cabine.
1.2Sistema de refrigeração por ar
Os sistemas de refrigeração por ar, em virtude da sua simplicidade, são utilizadosGeralmente em motores monocilindricos, embora alguns construtores os utilizem emtractores de potências mais elevadas. A simplicidade destes sistemas resulta da maior segurança no funcionamento dos motores e na diminuição dos cuidados de manutenção.

Activity (38)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Pascual Pascoal liked this
Danilo Alves liked this
Lucas Fagundes liked this
Lucas Fagundes liked this
Eduardo Wassano liked this
Joao Dias Jonip liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->